Ford E-Transit já é líder no seu segmento

Ford E-Transit já é líder no seu segmento

A Ford E-Transit chegou à liderança do mercado brasileiro de comerciais leves elétricos com pbt de até 5 toneladas. As mais de 100 unidades emplacadas até julho deram à van elétrica da Ford uma participação de 32% na categoria, calculam os técnicos da montadora.

O sucesso do veículo não exclusivo do país. A E-Transit também é líder na Europa e nos Estados Unidos, onde já vendeu mais de 30.000 unidades. No nosso continente, grandes empresas de setores como alimentos e bebidas, distribuição de energia elétrica, logística e e-commerce já escolheram a E-Transit para compor suas frotas sustentáveis.

Entre elas está o Mercado Livre, a maior frota elétrica do Brasil e que utiliza a E-Transit na distribuição de produtos em diferentes cidades do país.

Tendência mundial

“A eletrificação é uma tendência que começa a ser adotada por grandes empresas, devendo chegar também aos médios e pequenos clientes num segundo momento – diz Guillermo Lastra, diretor de Veículos Comerciais da Ford América do Sul -. Por isso, nosso foco agora são os grandes frotistas, que já estão descobrindo as vantagens da E-Transit e da Ford Pro no seu negócio.”

A grande vantagem da E-Transit, além das emissões zero, é o CTO (custo total de operação) 40% menor comparado aos veículos a combustão. Junto com a economia representada pela energia elétrica, o seu trem de força apresenta 86% menos peças de desgaste e assim mostra uma manutenção mais simples e barata.

Lastra reforça: “Isso significa também menos tempo do veículo parado na oficina, sem a necessidade de troca de itens como óleo, filtros e embreagem. A conectividade fornecida de fábrica, sem custo, é outra ferramenta que ajuda o frotista a planejar melhor a operação dos seus veículos para não haver interrupção do serviço”. 

Entrega técnica

As versões E-Transit furgão e chassi têm autonomia de 317 km no ciclo WLTP, tração traseira e tecnologias semiautônomas de assistência ao motorista que otimizam a produtividade do veículo.

A E-Transit Furgão tem pbt de 3,5 toneladas e pode ser dirigida por motoristas com CNH B. São quatro modelos com capacidade de carga de 9,5 m³ a 15 m³, enquanto a E-Transit Chassi tem versões com pbt de 3,5 ou 4,2 toneladas, para transportar até 21 m3, ou 2.100 kg.

A entrega técnica desses comerciais leves é um de seus pontos altos. Além da instrução aos condutores, o treinamento inclui também os gestores de frota.

Esse treinamento permite ao cliente obter máxima produtividade do veículo, aproveitando as suas tecnologias embarcadas, como sistema de regeneração de energia, câmera 360 graus e alerta de tráfego cruzado com detecção de pedestres.

Manutenção

Já a Ford Pro oferece uma infraestrutura que é elogiada pelos clientes. Ela permite treinar os profissionais com conhecimentos chaves para operar a frota de forma mais eficiente, elevando a produtividade e com menor custo operacional.

“A entrega técnica da Ford Pro é desenhada em função das necessidades do cliente. Ela pode ser feita no nosso centro de treinamento no Ford Academy, em São Paulo, no campo de provas em Tatuí ou no local indicado pelo cliente”, diz Matias Guimil, gerente de Estratégia e Produto de Veículos Comerciais da Ford.

Mais de 120 profissionais já foram treinados para a operação da E-Transit. Uma tendência nas frotas que estão adotando veículos comerciais elétricos é a incorporação de motoristas mulheres. Elas já estão presentes em mais de 10% das E-Transit que fazem entregas diárias nas ruas do Brasil.

Segundo os gestores que acompanham a operação dos veículos no dia a dia, a maior autonomia já atingida por uma E-Transit foi alcançada por uma mulher.

revtransporte

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