IAA 2024] A base para os pesados elétricos

IAA 2024] A base para os pesados elétricos

A Daimler Trucks deu o pontapé inicial na sua nova empresa TruckCharge na abertura da IAA Transportation 2024, uma companhia exclusiva do Grupo para oferecer toda a infraestrutura de carregamento das baterias dos veículos elétricos Mercedes-Benz na Europa.

A iniciativa confirma que a disponibilidade de infraestrutura é tão importante como o próprio desenvolvimento dos veículos no transporte de carga em longas distâncias, a prioridade assegurada pela Daimler durante a IAA.

A montadora está empenhada na oferta de caminhões elétricos pesados para aplicações de longa distância e, para garantir o sucesso da empreitada, investe na instalação de uma rede de recarga que atenda à demanda.

Grande autonomia

A nova marca do grupo faz parte da estratégia da Daimler de oferecer não apenas o veículo, mas todo o suporte necessário aos clientes, incluindo desde a recarga até uma consultoria especializada para que os transportadores obtenham a máxima eficiência possível.

Isso inclui os carregadores que permitem recarga no menor tempo possível e a disponibilidade necessária à frota rodante de elétricos.  

O eActros 600, para 50 toneladas de pbtc, por exemplo, que começa a ser produzido em novembro, terá uma autonomia de 600 km e, com uma recarga, poderá rodar 1.000 quilômetros por dia.

Grande alcance

Essa autonomia atende às necessidades daquele continente e os clientes contarão com a confiabilidade de reabastecimento pela TruckCharge.

Ainda assim, dependendo do tipo de condução do motorista, peso transportado e severidade da estrada, carregamentos parciais durante os tempos de descanso do condutor, devem permitir a autonomia de 1.000 km.

Uma das possibilidades deve ser a disponibilização dos carregadores TruckCharge em áreas de descanso estrategicamente escolhidas nas Autobans alemãs e outras autoestradas.  

Economia

Jefferson Ferrarez, vice-presidente de Vendas, Marketing & Peças e Serviços Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil, explicou que os investimentos no suporte aos compradores de caminhões elétricos têm a missão de garantir disponibilidade de pontos de recarga aos clientes e a máxima eficiência às operações.

“Os testes com o eActros 600 incluíram viagens por 22 países da Europa e apontaram excelentes resultados. O consumo médio foi equivalente a 10 litros por 100 quilômetros, ou 10 km/l, número praticamente impossível de se alcançar com um caminhão da mesma categoria a diesel.”

A aceitação do novo caminhão elétrico pelo mercado veio rápido. Mesmo antes de lançado, o eActros 600 já registra 2.000 pedidos, anuncia o executivo.

Possibilidades

No Brasil, o veículo começará a rodar em cinco grandes clientes em suas linhas regulares. Faltam detalhes importantes como o preço e a instalação de pontos de carregamento em filiais das empresas.

As chances são boas com essa autonomia e a infraestrutura também Daimler. Por isso surgiu a TruckCharge. Essa experimentação já servirá de base para uma possível chegada da TruckCharge ao nosso país.

Segundo Ferrarez, a maior possibilidade de instalação de uma filial brasileira da TruckCharge deve envolver a instalação de carregadores nas filiais das empresas de transporte e operadoras logísticas.

Com esse consumo típico de automóvel (10 km/l) é bem provável que isso aconteça, já que com os motores diesel o custo com combustível varia entre 40 e 60% do total dos variáveis.   

revtransporte

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