IAA 2024] Higer Bus lança elétrico Azure 7
Fundada em 1998, a chinesa Higer Bus está prestes a lançar no Brasil, certamente na Fenatran, seus novos ônibus elétricos. A avant première aconteceu na IAA Transportation, em Hannover, Alemanha, a maior feira de tecnologia de transporte do mundo. Trata-se do Azure 7, novo modelo da fabricante de ônibus elétricos, pertencente ao grupo Fujian.
Para o Brasil também deve chegar mais à frente o caminhão elétrico Higer Eron 49, configuração 6 x 4 e capacidade de 40 t de pbt. Com um pack de baterias de 423 kWh, a Higer garante-lhe uma autonomia de 250 quilômetros.
Em 2023 a Higer Bus comercializou 5.246 ônibus – já no Brasil foram 66 unidades. A linha Azure 7 é composta de chassis de 7 até 12 metros, todos eles monoblocos, além de um articulado de 18 m.
Variedade
O grande destaque na IAA Transportation 2024 foi o lançamento do ônibus urbano Azure 7, que começará a ser comercializado no Brasil em dezembro. O Azure já roda no país nas versões 12,13 e 18 metros.
O CEO da TEVX Higer, Cadu Souza, explica que o Azure 7 chega para atender as necessidades de mobilidade tanto nas vias principais como nas secundárias. “Urbano compacto e robusto ele representa praticidade para deslocamentos em qualquer tipo de pavimento”.
O Azure 7 tem capacidade para até 40 passageiros e exibe design moderno. O piso baixo é total, plano e atende necessidades de livre acesso e fácil transbordo. As baterias são as CATL com sistema de acionamento integrado.
No Brasil a operação fica por conta da TEVX Motors Group – empresa voltada para a oferta de soluções de mobilidade sustentável, com a importação dos ônibus, serviços de pós-venda, representação das baterias e peças de reposição.
Articulado
“Pensamos em usar as encarroçadoras nacionais, mas, em razão do peso das baterias, resolvemos assumir a tarefa para oferecer às empresas veículos com a menor tara possível”, explica Marcelo Barella, diretor da Higer para a América Latina e Caribe.
Pelos cálculos do executivo, os veículos encarroçados por terceiros ficaram entre 2 e 3 t mais pesados. Assim, para economizar o máximo de peso próprio, houve a decisão de comercializar monoblocos.
Já os articulados de 18 metros têm piso baixo total, ou seja, a princípio esses veículos têm características próprias para serviço na cidade de São Paulo, já que boa parte dos corredores exclusivos brasileiros com terminais apresentam plataformas de embarque / desembarque.
Vans e furgões
Já a van Paradise de 126 kW (H7 na Europa) tem autonomia de 350 quilômetros de autonomia, mais que suficiente para aplicações metropolitanas e intercity de pequena distância também promete alta rentabilidade para o pessoal de distribuição e logística.
Na versão de passageiros, a Paradise oferecerá opções de 14+1 e 19+1 de capacidade. Já a de carga tem pbt de 3,5 t ou 5,0 t. Ambas têm baterias de nova geração CATL, mais finas e eficientes com 126 kWh.