Volvo prepara caminhão a hidrogênio

Volvo prepara caminhão a hidrogênio

Uma das soluções mais comentadas para utilização no transporte pesado para substituir o diesel na propulsão, o hidrogênio já começa a dar as caras na fase de testes. Com uma vantagem inegável sobre os elétricos a bateria, esses caminhões têm autonomia de até 1.000 quilômetros, graças ao uso de células de combustível alimentadas por hidrogênio. A tecnologia permite gerar eletricidade a bordo, emitindo apenas vapor de água.

A Volvo, sempre atenta a essas soluções, que já inclui caminhões elétricos a bateria em seus portfólios de caminhões da Europa e Estados Unidos, promete até o final desta década lançar sua opção neutra em CO2: os caminhões Volvo elétricos a célula de combustível movidos a hidrogênio.  

“Estamos desenvolvendo essa tecnologia há anos e é ótimo ver os primeiros veículos chegando com sucesso à pista de testes. A combinação de caminhões elétricos a bateria e caminhões elétricos a célula de combustível permitirá que nossos clientes eliminem completamente as emissões de CO2 de seus caminhões, independentemente do tipo de operação de transporte,” diz Roger Alm, presidente da Volvo Trucks.

A grande distinção dos veículos a célula combustível é oferecer uma autonomia equivalente a muitos caminhões movidos a diesel, além de um tempo em muitos casos inferior no reabastecimento dos veículos a óleo – inferior a 15 minutos.

As duas células de combustível têm a capacidade de gerar 300 kW de eletricidade a bordo. Os testes com clientes em operações regulares começarão em alguns anos e a comercialização na Europa está prevista ainda para década.

“Caminhões elétricos movidos a hidrogênio são adequados para longas distâncias e aplicações pesadas e com alta demanda de energia. Eles também podem ser uma opção em países onde as possibilidades de recarga de bateria são ainda limitadas,” diz Roger Alm.

A característica fundamental desse meio de propulsão é que as células de combustível geram sua própria eletricidade a bordo a partir do hidrogênio, ao invés de carregarem de fontes externas. O único subproduto emitido é vapor de água.

As células de combustível serão fornecidas pela Cellcentric – joint venture formada a partir de uma parceria entre o Grupo Volvo e a Daimler Truck AG. A Cellcentric construirá uma das maiores instalações da Europa para produção em série de células de combustível, especialmente desenvolvidas para veículos pesados.

Hidrogênio verde

O maior desafio para viabilização e massificação do uso dessa tecnologia é o fornecimento de hidrogênio verde em larga escala. Um tipo de hidrogênio produzido a partir de fontes renováveis como a eólica, hidrelétrica e solar. Paralelamente, outro desafio é montar uma infraestrutura para reabastecer veículos pesados.

 “Esperamos que o fornecimento de hidrogênio verde aumente significativamente durante os próximos anos, já que muitas indústrias dependerão dele para reduzir o CO2. No entanto, não podemos esperar mais para descarbonizar o transporte. Então, minha sugestão para todas as empresas que atuam no segmento é começar a jornada com os caminhões elétricos já disponíveis. Em alguns anos, os veículos a células de combustível serão então um complemento importante para rotas mais longas e transportes mais pesados”, finaliza Roger Alm.

revtransporte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *