eActros 600 inicia testes regulares

eActros 600 inicia testes regulares

Dois operadores logísticos alemães dão início à fase de testes junto a clientes do eActros 600, caminhão elétrico a bateria. Os dois veículos vão operar no transporte de longa distância e começarão a operar nas próximas semanas.

Uma das empresas que atua no transporte de contêineres é a Contargo. A outra é uma de transporte dedicado de materiais de reciclagem, a Remondis. Ambas as companhias fazem parte do Grupo Reghmann.   

Rede de recarga

A Contargo utilizará o seu e-truck por vários meses no transporte de contêineres entre o porto de Wörth am Rhein e vários pontos de carga e descarga. Está previsto que o veículo percorra mais de 800 quilômetros por dia.

O caminhão será carregado em um posto de recarga rápida do terminal da Contargo, em Karlsruhe. Num futuro próximo, a Contargo planeja estabelecer uma infraestrutura de recarga em sua própria garagem.

De acordo com o cliente, a empresa está atualmente construindo a maior rede de recarga particular para caminhões pesados elétricos da Alemanha, com 90 pontos de recarga em 18 locais.

Na reciclagem

Já a Remondis usará o veículo de teste em Colônia, como parte do “HoLa Project”. A meta deste projeto é a construção e operação de uma infraestrutura de recarga de alto desempenho para transportes de longo percurso movidos à eletricidade por bateria.

Além da Daimler Truck, outros parceiros do consórcio de indústrias e de institutos de pesquisa também estão envolvidos nessa iniciativa. O veículo de teste para a Remondis será primordialmente utilizado para transporte de matérias-primas recicladas e é equipado com um reboque da Kögel.

Os primeiros

“Os testes dos caminhões elétricos com clientes antes do início da produção foram muito bem-sucedidos”, afirma Stina Fagerman, chefe de Marketing, Vendas e Serviços da Mercedes-Benz Trucks. “É por isso que contamos com testes práticos do eActros 600. Estamos felizes com o fato de que a Contargo e a Remondis serão os primeiros clientes a testar esse modelo de caminhão elétrico em operações reais”.

Michael Starke, CEO da Rhenus Trucking GmbH & Co. KG, acrescenta: “Estamos ‘eletrificados’ e implementando constantemente projetos que visam a descarbonização. Por isso, é um prazer fazer parte do projeto de testes da Mercedes-Benz Trucks junto a clientes. O eActros 600 estabelecerá novos padrões”.

No ano passado, a empresa encomendou 20 desses veículos e se transformou numa das primeiras empresas a tê-los nas estradas. “Isso tornará muito mais prático a nossa logística de contêineres e o transporte de longa distância”, complementa. 

Infraestrutura

“São 820 quilômetros por dia – para isso estamos usando o eActros 600 em operação de dois turnos. Graças a nossa poderosa infraestrutura de recarga, essa situação de uso é ideal para o veículo”, explica Andreas Roer, CEO da Contargo Wörth-Karlsruhe GmbH.

Já Sascha Hähnke, CEO da Remondis Sustainable Services GmbH, observa: “Como uma das empresas líderes do mundo em reciclagem, gestão da água e serviços municipais e industriais, a sustentabilidade faz parte de nossa rotina diária. Nós já adquirimos muitas experiências valiosas com caminhões elétricos. Foi, então natural sermos a primeira empresa a participar dos testes com o eActros 600”.

Kögel implementa

Quanto ao implemento da Remondis ele é fornecido pela Kögel uma das mais tradicionais fabricantes de toda a Europa. O Kögel Cargo é o carro-chefe do portfólio de semirreboques da Kögel e também é campeão de vendas da fabricante de Burtenbach.

Seu alto grau de customização, excelente confiabilidade e alta carga útil tornam o Kögel Cargo a escolha preferida no setor de transportes. No entanto, não foram somente os benefícios do produto que foram levados em consideração para essa colaboração e sim a mentalidade voltada às soluções sustentáveis de transporte que une a Remondis e a Kögel.

“Estamos impressionados com o avanço consistente da estratégia sustentável da Remondis”, afirma Christian Renners, CEO da Kögel Trailer GmbH. “Estamos igualmente comprometidos com a sustentabilidade. Aliás, nosso conceito de sustentabilidade inclui não somente o meio ambiente, mas também os clientes, funcionários e parceiros. Temos a mesma mentalidade, tanto aqui como na Remondis”.

O veículo

O Mercedes-Benz eActros 600 pode atingir uma autonomia de 500 quilômetros sem recargas intermediárias, graças à elevada capacidade da bateria de mais de 600 kWh, daí a designação do modelo “600”, e um novo eixo motor elétrico especialmente eficiente, desenvolvido internamente, permitem que o caminhão elétrico Mercedes-Benz eActros 600 atinja uma autonomia de 500 quilômetros sem recargas intermediárias.

Ou seja, o eActros 600 conseguirá viajar muito mais que 1.000 quilômetros por dia. Isso é possível por meio de recarga intermediária durante os intervalos de condução exigidos por lei – mesmo sem recarga de megawatts.

Carregamento rápido

Essa autonomia foi determinada internamente, sob condições de teste específicas, com cavalo mecânico 4×2 e semirreboque com PBT de 40 toneladas, a 20°C de temperatura externa e em operação de longo percurso, podendo divergir de valores determinados pela Norma 2017/2400 da União Europeia.

Além da recarga de CCS (padrão europeu para carregamento rápido) com até 400 kW, o eActros 600 permitirá, posteriormente, a recarga em megawatts (MCS). Os clientes podem solicitar uma pré-instalação para essa finalidade e as baterias podem ser recarregadas de 20% a 80% em cerca de 30 minutos em um posto de recarga apropriado com potência de cerca de um megawatt.

Eficiência

O eActros 600 se caracteriza por um design essencialmente novo, com linhas claras e formato aerodinâmico. O caminhão elétrico foi projetado para estabelecer novos padrões no longo prazo, substituindo a maioria dos caminhões a diesel no importante segmento dos transportes de longo percurso.

O conceito dos transportes elétricos à bateria para longo percurso da Mercedes-Benz Truck é oferecer aos clientes uma solução completa, que envolve a tecnologia do veículo, consultoria, infraestrutura de recarga e serviços.

O início da produção em série do eActros 600 está previsto para o final de 2024. Além do cavalo mecânico, a Mercedes-Benz Trucks também vai produzir versões rígidas do modelo desde o lançamento no mercado. Dessa forma, irá oferecer aos clientes outras possibilidades de aplicações para o transporte totalmente eletrificado.

As empresas

Com um volume anual de transporte de 2 milhões de TEU (unidade equivalente a contêiner de 20 pés), a Contargo é uma das maiores redes de logística de contêineres da Europa. Ela integra os transportes entre os portos ocidentais, os portos alemães do Mar do Norte e o interior da Europa. Sua estrutura conta com 24 terminais de contêineres na Alemanha, França e Suíça, além de outras localidades na Alemanha, Holanda, Bélgica e Polônia. Também opera suas próprias linhas marítimas e ferroviárias. Além disso, mais de 1.340 funcionários geraram vendas anuais de 654 milhões de Euros em 2023.

Já a Remondis é uma das empresas privadas líderes mundiais na reciclagem, serviços e água, prestando serviços a cerca de 30 milhões de pessoas. Tem presença em mais de 30 países, em três continentes, por meio de subsidiárias e participações em empresas.

Fundada em 1934, a empresa familiar com mais de 40 mil funcionários gerou uma receita anual de 11,8 bilhões de Euros em 2023. A Remondis dá uma significativa contribuição para a proteção do meio ambiente e dos recursos em muitas unidades de negócios.

Desde a recuperação de matérias-primas valiosas do lixo industrial e doméstico até a produção de matérias-primas recicladas de alta qualidade e a conversão de resíduos não recicláveis em combustíveis.

22/04/2024

revtransporte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *