Volvo mostra eixo do futuro
Outra montadora que se destaca pela produção de elétricos é a Volvo Trucks, empresa que oferece o maior portfólio de caminhões elétricos a bateria do setor. São seis modelos diferentes em produção em série.
A grande novidade mostrada pela Volvo na IAA Transportation é o e-axle, que permite mais baterias no caminhão, pois integra os motores elétricos e a transmissão no eixo traseiro. Resultado, maior autonomia e viabilização de caminhões elétricos para longa distância. Nos caminhões elétricos a célula de combustível, que serão lançados na segunda metade desta década, o espaço adicional é útil para a instalação de outros componentes.
“Este é um avanço para caminhões elétricos e um sinal claro de que haverá uma enorme demanda por carregadores rápidos públicos para caminhões pesados em um futuro próximo, principalmente ao longo de rodovias”, diz Jessica Sandström, SvP Global Product Management da Volvo Trucks .
A Volvo Trucks iniciará a produção em série de caminhões com o novo eixo eletrônico em alguns anos e complementará a atual linha de caminhões elétricos a bateria. “Continuaremos com nossos versáteis caminhões elétricos a bateria que já estão em produção”, diz Jessica.
A Volvo Trucks tem uma estratégia de três caminhos para atingir zero emissões; baterias elétricas, células de combustível elétricas e motores de combustão que funcionam com combustíveis renováveis como biogás, HVO ou até hidrogênio verde.
Ela lembra de algo muito importante: “Diferentes soluções técnicas são necessárias para enfrentar as mudanças climáticas, uma vez que a disponibilidade de infraestrutura de energia e combustível difere entre países e regiões e também entre diferentes atribuições de transporte.”
Postagem pelo Grupo Carbono Zero