Iveco desenvolve caminhão a gás

Iveco desenvolve caminhão a gás

A Iveco também entra com tudo para contribuir com a descarbonização no transporte. A montadora anuncia o Brasil Natural Power, um programa que tem a missão de desenvolver um ecossistema estruturado e a produzir veículos comerciais movidos a combustíveis alternativos.

Os investimentos chegam a R$ 60 milhões e visam a atender as peculiaridades operacionais do transporte no Brasil e tem início pela utilização do gás natural e do biometano.

“O futuro é construído por ações realizadas no presente, e é com esse pensamento que a Iveco realiza iniciativas concretas como essa, no sentido da descarbonização e da promoção de um transporte mais limpo. A Iveco não para e continuaremos em movimento buscando soluções inovadoras e transformando produtos e serviços em sustentabilidade e produtividade para nossos clientes”, garante Marcio Querichelli, presidente da Iveco para a América Latina.

A Iveco inicia nesse rol com uma venda assistida de 20 unidades operações monitoradas em grandes transportadoras do Brasil até 2023. O Hi-Way NG 6×2 600S46T movido a gás natural. O motor é o Cursor 13 de 460cv da FPT. 

O pontapé inicial da montadora será por meio da venda assistida de 20 unidades, em operações que serão monitoradas em grandes transportadores do Brasil até 2023, do Hi-Way NG 6X2 600S46T, movido a gás natural pelo motor Cursor 13 de 460 cv de potência da FPT Industrial.

A operação é realizada em parceria com um grande grupo econômico do setor de terceirização de frotas. Também participa do programa a Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado, intermediando a relação com a rede de distribuição para promover a expansão da infraestrutura do gás natural no Brasil.

Outras parceiras são a ZF, no desenvolvimento e produção da transmissão que equipa os caminhões e a Bosch, que reunirá os dados do veículo e utilizará a informação como parâmetro para, em conjunto com a montadora, implementar melhorias na versão de produção em série do produto, baseado nas missões reais monitoradas.

Um programa de peso

Os caminhões que participam do programa têm a melhor relação potência/economia do segmento, autonomia de até 500 quilômetros e validarão, do ponto de vista do cliente, em missões reais e diversificadas, a experiência do transportador e do motorista com a performance dos veículos.

Bernardo Brandão, diretor de Marketing e de Portfólio de Produto da Iveco para a América Latina, afirma que o Brasil Natural Power terá o gás natural e o biometano como base, mas destaca que outras opções de propulsão já estão sendo analisadas para o futuro.

“A Iveco aposta no gás como uma alternativa viável no curto prazo para a redução de poluentes e com TCO atrativo para o transporte de cargas e pessoas. Já temos essa tecnologia consolidada e ela servirá como ponte para os próximos passos do programa”, adianta Brandão.

O futuro da propulsão alternativa, para a montadora, é composto por uma matriz com diversas tecnologias e as soluções devem ser combinadas pensando nas missões e objetivos dos nossos clientes. Nós, da Iveco, já estamos nos preparando para isso” explica Brandão.

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