Pacote completo à eficiência
Um OEM de respeito fez a sua estreia na IAA Transportation este ano e apresentou um pacote de respeito aos participantes da feira. Mostrou de sistema de célula de combustível até chassis para o mercado de direção autônoma.
“Estamos desenvolvendo produtos inovadores de propulsão e chassis para apoiar o desenvolvimento de uma logística sustentável”, diz Klaus Rosenfeld, CEO da Schaeffler AG. Como empresa do setor de transporte e logística há mais de 75 anos, a Schaeffler produz anualmente mais de 80 milhões de rolamentos para clientes de veículos comerciais em todo o mundo.
A empresa aposta que o maior crescimento no mercado de powertrain de veículos comerciais virá da eletrificação. Para o dirigente é a melhor maneira de contribuir para a descarbonização. “Caminhões e ônibus representam apenas 4% do estoque global de veículos, entretanto são responsáveis por 40% das emissões de CO2 no transporte rodoviário.”
“A Schaeffler oferece uma gama muito ampla de soluções para acionamentos elétricos e estamos buscando um grande crescimento aqui”, disse Matthias Zink, CEO Automotive Technologies da Schaeffler AG.
As soluções Schaeffler incluem acionamentos elétricos para cargo bikes e eixos elétricos para picapes de até 7,5 toneladas, além de sistemas e componentes para eletrificação de grandes caminhões.
Os primeiros motores elétricos de alto desempenho para veículos comerciais entrarão em produção em série no próximo ano. Esta em desenvolvimento uma nova geração de motores elétricos refrigerados a óleo, com eficiência de conversão de energia superior a 97%.
A Schaeffler é uma das poucas empresas em todo o mundo que domina tecnologias altamente especializadas em bobinagem de estatores, como enrolamentos em hairpin e wave. Essas tecnologias permitem à empresa produzir motores com desempenho cada vez mais alto.
E empresa prevê que cerca de 60% de todos os veículos comerciais ainda serão movidos por motores de combustão interna em 2030, com 20% movidos de forma híbrida e aproximadamente 20% serão totalmente elétricos. Mas, já em 2035, os veículos totalmente elétricos e movidos a células de combustível representarão cerca de 40% do mercado.
Células combustível
A Schaeffler empresa acredita que o setor de transporte de longa distância será o primeiro a adotar os propulsores por células de combustível. Outro tipo de veículo beneficiado será o de vans, que usualmente percorrem distâncias maiores de forma regular.
Por isso, na IAA Transportation, a Schaeffler apresenta uma van movida a célula de combustível: o eixo elétrico do veículo e as pilhas de células de combustível, bem como seu sistema de gerenciamento de energia, foram desenvolvidos internamente.
A Schaeffler também industrializará a produção de placas bipolares – componentes estratégicos das células a combustível – por meio de uma joint venture chamada “Innoplate”. A parceria será com a Symbio, propriedade da Forvia e da Michelin, para fabricar essas chapas em grande volume.
A criação da Innoplate foi anunciada pela Schaeffler e pela Symbio em junho deste ano e os parceiros iniciarão suas atividades conjuntas em Haguenau, na França, assim que as aprovações regulatórias forem concluídas. A produção começará em 2024.
A Schaeffler também oferece tecnologias para melhorar a eficiência dos sistemas de injeção de combustível, incluindo um sistema variável de trem de válvulas, projetado especificamente para veículos comerciais e que reduz o consumo de combustível e as emissões.
Automação
A empresa desenvolve tecnologias de motores para combustíveis alternativos, particularmente direcionadas à combustão direta de hidrogênio em motores de combustão interna especialmente convertidos. O sistema de válvula variável permite controle muito preciso do fluxo do ar, independentemente da mistura de combustível, e garante maior eficiência.
No rol da automação, a Schaeffler em parceria com a Paravan Technologies desenvolve o Space Drive, um sistema steer-by-wire sem qualquer conexão mecânica entre volante e caixa de direção dos veículos, o que abre novas e importantes possibilidades de design para as montadoras.
Essa tecnologia será utilizada em veículos de produção em série, com o objetivo de permitir a automação e o controle remoto de caminhões, ônibus e veículos de transporte e logística, tendo na mira maior eficiência, economia e segurança.