Mercedes-Benz rumo à descarbonização

Mercedes-Benz rumo à descarbonização
Mercedes-Benz eActros LongHaul Mercedes-Benz eActros LongHaul

A Daimler Truck rumo à sua meta de oferecer veículos neutros em CO2 em breve mostra sua extensa linha de veículos totalmente elétricos na IAA Transportation 2022. O destaque da Daimler Truck na feira é o caminhão pesado elétrico à bateria de longa distância Mercedes-Benz eActros LongHaul, já premiado e apresentado pela primeira vez.

O eActros LongHaul já produzido em série tem uma autonomia de cerca de 500 quilômetros com uma única carga de bateria e é capaz de carregar megawatts. A produção em série está prevista para 2024.

Já o eActros 300 elétrico, à bateria, em versão cavalo mecânico foi desenvolvido para transporte de distribuição de carga pesada flexível. É uma versão que também promete muito aos transportadores. Há versões 200 e 400 também do eActros.

Outro destaque da Daimler Truck foi a apresentação do Mercedes-Benz eAtego elétrico à bateria para o segmento de caminhões médios. Da outra parte do mundo, mas com igual destaque o Next Generation eCanter, da Fuso, caminhão elétrico à bateria para serviço leve. Detalhe, o Next Generation foi lançado há apenas duas semanas.

Nos planos da Daimler Truck está a intenção de que 60% de suas vendas sejam de veículos neutros em CO2 até 2030 e nos mercados da UE30. Até lá, o portfólio de produtos será 100% de veículos neutros. Inclusive os da Daimler Buses.  

Além de ter participação na IAA pela primeira vez como uma Empresa DAX independente, a Daimler ressaltou o progresso de seus chassis de ônibus. A Daimler Buses terá modelos neutros em CO2 em todos os segmentos também àquela data.

Nesse segmento, o Mercedes-Benz eCitaro elétrico à bateria, está em produção em série desde 2018. A Daimler Buses pretende lançar o primeiro ônibus intermunicipal totalmente elétrico a partir de 2025.

O primeiro ônibus puramente elétrico seguirá a partir do final desta década. Na prévia da IAA, na noite de domingo, a Daimler Buses apresentou a próxima geração dos ônibus Setra TopClass e ComfortClass com um conjunto de propulsão convencional eficiente como lançamento mundial.

Em termos de design, estes modelos apresentam a nova “face da família” e estabelecem padrões para sistemas de segurança e assistência com o Active Brake Assist 5 (ABA 5 – Assistente Ativo de Frenagem) de série e o Active Drive Assist 2 (ADA 2 – Assistente Ativo de Condução) opcional.

Avanços na transição

“Desde o último IAA, há quatro anos, avançamos a toda velocidade com a transição para o transporte neutro em CO2. Já contamos com oito veículos de produção em série totalmente elétricos à bateria em nosso portfólio. Como nossos clientes também precisam da infraestrutura adequada, estamos trabalhando ativamente em uma ampla variedade de níveis. Para um crescimento rápido, é essencial que toda a indústria e os governos se unam”, diz Martin Daum, CEO da Daimler Truck.

Já Karin Rådström, CEO da Mercedes-Benz Trucks, complementa: “Estamos continuamente expandindo nosso portfólio de caminhões elétricos à bateria. Nosso foco é oferecer vantagens claras aos nossos clientes. Portanto, nossos caminhões elétricos são projetados especificamente para mobilidade elétrica, proporcionando melhor dirigibilidade, eficiência energética e durabilidade.”

Por sua vez, Karl Deppen, CEO da Daimler Truck Asia, lembra: “Na Fuso, somos pioneiros na eletrificação de veículos comerciais. Desde a introdução da série Fuso eCanter há cinco anos, adquirimos uma vasta experiência e feedbacks valiosos dos clientes que operam os caminhões em suas operações diárias.”

Para o dirigente, o Next Generation eCanter, oferece aos clientes soluções de e-Mobility sob medida para uma ampla gama de aplicações. “Ao dar o próximo passo, ampliando nosso portfólio de produtos e entrando na produção em larga escala, continuamos a liderar o transporte sustentável do futuro.”

Presente ao evento, Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços da Mercedes-Benz no Brasil, destacou o progresso das soluções e os compromissos para a aceleração da disponibilidade de veículos Mercedes-Benz totalmente isentas de emissões de CO2.

Ele observou também que já passou da hora de as montadoras, governos e entidades brasileiras estudarem a finco a implantação de infraestrutura para carga de veículos elétricos e combustíveis alternativos como biogás por todo o país. A Fenatran é o lugar perfeito para o início dessas discussões.  

Os veículos elétricos

eAtros LongHaul

As baterias usadas no eActros LongHaul usam a tecnologia de célula de fosfato de ferro-lítio (LFP). Elas se caracterizam, acima de tudo, por uma longa vida útil e energia mais útil. As baterias do eActros LongHaul de produção em série poderão ser carregadas de 20% a 80% em menos de 30 minutos em uma estação de recarga com uma potência de cerca de um megawatt.

O objetivo da Mercedes-Benz Trucks para transporte de longa distância com bateria elétrica é oferecer aos clientes uma solução total, integrando tecnologia veicular, serviços de consultoria, infraestrutura de recarga e serviços.

Para a Mercedes-Benz Trucks, o eActros LongHaul foi planejado para ser a escolha certa para os clientes em termos de lucratividade, sustentabilidade e confiabilidade. Os primeiros protótipos já estão passando por testes intensivos e o eActros LongHaul será testado em vias públicas ainda este ano.

Cavalo mecânico eActros 300

Destinado a ser o pão quente da linha de elétricos da montadora, a versão do eActros 300 como cavalo mecânico pode tracionar todos os semirreboques europeus padrão, levando em consideração o comprimento total máximo permitido.

O caminhão elétrico é baseado na mesma tecnologia do eActros 300/400. Três baterias, cada uma com uma capacidade instalada de 112 kWh1, permitem uma autonomia de até 220 km2 com uma única carga de bateria. A produção em série está planejada para o segundo semestre de 2023.

revtransporte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *