A nova geração Delivery Express+

A nova geração Delivery Express+

A nova geração do Delivery Express+ inaugura o portfólio da Volkswagen Caminhões e Ônibus de veículos obedientes à norma de P8, a nova fase do Proconve P-8, que entra em vigor para a categoria. A engenharia da empresa lembra que a nova geração traz muito mais vantagens que as ambientais. A principal para a saúde financeira dos transportadores é a redução de até 5% no consumo de combustível, o principal custo variável do caminhão. Além disso, o Express+ inclui um grande pacote de segurança e robustez.

“Estamos muito otimistas com as novidades do modelo para atrair cada vez quem tem investido em sua frota própria com o crescimento do e-commerce em todo o país. Temos a opção ideal para esse cliente: econômico, com capacidade de carga de caminhão e que pode ser dirigido com a mesma habilitação de um carro de passeio”, avalia Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Serviços da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

O novo motor de três litros tem uma calibração exclusiva, desenvolvida para entregar mais potência com emissões menores. O propulsor é fabricado pela FPT e desenvolve 156 cv e fornece torque máximo de 360 Nm, disponível em rotações mais baixas, para alcançar economia e agilidade, com arrancadas e acelerações melhores e mais seguras, mesmo em subidas.

Com essa providência, além de menos emissões de NOx e material particulado, o consumo de diesel pode chegar a uma redução de até 5%, enquanto carrega mais carga que seus principais concorrentes. O Express+ agora passa a contar com tecnologia SCR, cujo tanque de Arla 32 vem integrado ao de combustível.

Para alcançar esses resultados, a montadora investiu num amplo programa de desenvolvimento. Foram mais de um milhão de quilômetros rodados em testes de durabilidade por uma frota de 15 protótipos. A montadora chegou até mesmo a criar uma nova equipe de softwares para entregar diversas melhorias ao cliente.

O Delivery Express+ traz de série um sistema de controle de estabilidade ESC, alinhado ao que se encontra em automóveis. A tecnologia evita derrapagens e diminui riscos de perda do controle da direção. Em piso molhado a diferença é ainda maior, a inteligência embarcada do veículo faz com que o sistema trabalhe o tempo todo em conjunto com outras soluções, como os freios ABS e o controle de tração ATC.

Mas, o aparato tecnológico não para por aí. Sensores eletrônicos monitoram constantemente a trajetória do veículo e indicam qualquer potencial redução na aderência dos pneus ao solo para ativar automaticamente os freios de roda e ajustar o torque do motor até que se recupere o atrito e o controle do movimento.

Outra vantagem do modelo é o auxílio de partida em rampa mesmo com transmissão manual, acionado de maneira automática, algo de primeira importância num país cheio de altos e baixos, topograficamente, lógico. Essa tecnologia mantém o veículo parado por até quatro segundos após a liberação do freio em ladeiras com inclinação superior a 5%, facilitando inclusive arrancadas nas subidas ou a ré em declives, pois evita rolagem em sentido contrário de marcha.

O Delivery Express+ é tão car like que sua operação permite motoristas com carteira B, o que permite grande flexibilidade no uso de condutores. Já na estrada o veículo, por ter rodado simples traseiro, paga pedágio de automóvel. É bom lembrar que o Express+ pode circular em áreas de restrição e só está sujeito a rodízios municipais.   

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