Volvo: a primeira a usar diesel renovável R5

Volvo: a primeira a usar diesel renovável R5

A Volvo é a primeira montadora do Brasil a utilizar o novo diesel renovável R5 da Petrobras em todas as atividades que demandam combustível dentro de seu complexo industrial de Curitiba, onde produz caminhões e chassis de ônibus.

O diesel R é produzido por coprocessamento de diesel mineral com óleo vegetal, que pode variar de 5% (R5) até 10% (R10). Graças a iniciativa, a fábrica reduzirá em 400 toneladas suas emissões anuais de CO2.

“Este é mais um passo em nosso compromisso com a transição energética para a descarbonização nos transportes”, declara Alan Holzmann, diretor de Estratégia de Produto Caminhões da Volvo.

Cada 10 m³ do R5 reduz emissões em 1 t

A partir de agora, todo o consumo da fábrica de Curitiba passa a ser com este novo combustível, desde o primeiro abastecimento do tanque dos veículos que saem da linha de produção, passando por todo o trabalho nas pistas de testes até outras tarefas e avaliações feitas em laboratório.

O combustível utilizado é produzido pela Petrobras na refinaria de Araucária, PR, e distribuído pela Ipiranga. Em 2022, a Volvo utilizou aproximadamente três milhões de litros de diesel em suas operações internas.

Cálculos mostram que a adoção do R5 dentro da planta trará uma significativa redução nas emissões industriais. “A cada 10 m3 de diesel R5 consumidos temos uma redução de uma tonelada de gases que provocam o efeito estufa”, destaca Guilherme Malucelli, diretor de Projetos e Inovação Industrial da Volvo.

Novo diesel pode ser misturado ao convencional

O novo combustível é uma alternativa sustentável ao ciclo diesel. “Estamos atendendo às demandas dos clientes e da sociedade por produtos de menor impacto ambiental. O coprocessamento de diesel mineral com matéria-prima de origem renovável tem se mostrado um caminho viável, que irá contribuir para um mercado ambientalmente mais sustentável e para a transição energética”, afirma o diretor de Logística, Comercialização e Mercados da Petrobras, Claudio Schlosser.

“Uma grande vantagem é que o novo combustível pode ser misturado ao diesel convencional em diferentes proporções sem a necessidade de adaptações nos motores. Também não é necessário alterar nada na cadeia logística de distribuição ou nos processos de armazenamento”, assegura Holzmann.

“O diesel renovável R5 é uma excelente alternativa para redução de emissões da frota de caminhões já em circulação no país. Recomendamos seu uso a todos os transportadores”, afirma o executivo.

Rumo a Zero emissão até 2040

O diesel com conteúdo renovável produzido pela Petrobras está disponível no mercado. Em 2023, a empresa ampliará em aproximadamente 150% sua capacidade de produção do diesel R5 na Repar – Refinaria Presidente Getúlio Vargas, em Araucária. A utilização desta capacidade dependerá das condições de mercado.

A Volvo tem metas ambiciosas globalmente na área ambiental. O objetivo da montadora é reduzir em 50% as emissões de CO2 nos veículos ofertados pela marca até 2030 e em 100% até 2040.

A contribuição para um transporte comercial sustentável também passa pelas operações industriais em todo o mundo, que gradativamente vêm diminuindo o nível de emissões, como está ocorrendo no Brasil. Na Europa, a marca já tem fábricas totalmente livres de CO2, como em Skövde, na Suécia e Ghent, na Bélgica.

revtransporte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *