Parceria tira 140 veículos antigos das ruas

Parceria tira 140 veículos antigos das ruas

Gerdau, Vamos, através das Concessionárias Transrio e Tietê, e Volkswagen Caminhões e Ônibus se uniram em um programa para a renovação da frota nacional que inclui a retirada de 140 caminhões com mais de 20 anos das estradas brasileiras.

Com o objetivo de proporcionar mais qualidade de vida e rentabilidade para motoristas autônomos, elevar a produtividade do sistema logístico brasileiro, contribuir com a economia e com um futuro mais sustentável, as três companhias desenvolveram medidas inéditas para construção de um ciclo completo de renovação de ativos, tendo como premissa a responsabilidade socioambiental com benefícios em todos os elos da cadeia de valor.

Autônomos saltam de veículos Euro 0 para Euro 6

A Vamos, uma empresa da Simpar, líder nacional em locação e venda de caminhões, máquinas e equipamentos, com ampla rede de concessionárias de veículos novos e seminovos, adquiriu 140 caminhões com mais de 20 anos de fabricação (o mais velho com 53 anos) e que eram de propriedade de motoristas autônomos.

A aquisição, realizada pela Vamos tem como principais benefícios proporcionar liquidez financeira aos antigos proprietários, que poderão se beneficiar, indiretamente, do programa do governo, usando o valor recebido como entrada na compra de um veículo seminovo ou mesmo utilizá-lo em projetos pessoais.

Entre outros benefícios estão a colaboração com a empregabilidade e rentabilidade dos motoristas autônomos, promover mais saúde e qualidade de vida para os profissionais do volante, reduzir a emissão de partículas poluentes em razão da correta destinação de caminhões antigos para reciclagem, diminuir o número de acidentes e reduzir trânsito e congestionamentos, sobretudo decorrentes de quebra e da necessidade frequente de manutenção dos veículos antigos.

A substituição também eleva a produtividade da economia e traz benefícios para sociedade, com ênfase para os consumidores, já possibilita maior qualidade dos produtos e melhor preço). E mais, como consequência também está a redução do número de doenças respiratórias e cardiovasculares, diminuindo o custo social e econômico para o sistema de saúde público.

Deixam de circular caminhões de 28 a 53 anos  

“Essa ação está alinhada ao nosso propósito de, com nosso ecossistema de negócios, contribuir com a renovação da frota brasileira – destaca Gustavo Couto, CEO da Vamos -. Com a predominância do transporte rodoviário, a modernização e redução da idade dos caminhões em circulação no Brasil é essencial para melhorar a eficiência logística e produtividade do setor e, tão importante quanto isso é, promover benefícios para a economia, saúde, segurança e meio ambiente”, adiciona o executivo.

A idade dos veículos comprados pela Vamos (Transrio) varia de 28 a 53 anos nos quais foram investidos mais de R$ 5,6 milhões com as aquisições. Para realizar a aquisição a empresa realizou a prospecção de caminhões em locais onde se concentram esse tipo de veículo, como os portos em Santos, SP, e Rio de Janeiro, RJ. Com 53 anos, o veículo mais antigo estava em atividade no Porto de Santos, onde atuava no transporte de mercadorias entre armazéns.

Veículos serão reciclados pela Gerdau

Após a desmobilização, a Vamos encaminhará os veículos adquiridos à Gerdau, maior recicladora de sucata ferrosa da América Latina, que será responsável por transformá-los em matéria-prima para a produção de aço 100% reciclável e com uma baixa pegada de carbono.

Assim se encerra o ciclo de vida do caminhão em linha com a Economia Circular, conceito que consiste na criação de soluções colaborativas para incentivar a reciclagem e reutilização de matérias-primas, proporcionando um uso mais sustentável dos recursos naturais.

“A Gerdau recicla anualmente 11 milhões de toneladas de sucata metálica, o equivalente ao volume de carros produzidos em um período de cinco anos. O aço é um material infinitamente reciclável e, para cada tonelada de sucata reciclada, é evitada a emissão de 1,5 tonelada de CO₂e”, informa Rubens Pereira, vice-presidente da Gerdau.

Vamos comprará 140 caminhões zero quilômetro

Como resultado de sua matriz produtiva sustentável, a Gerdau possui, atualmente, uma das menores médias de emissão de gases de efeito estufa (CO₂e), de 0,89 t de CO₂e por tonelada de aço, o que representa aproximadamente a metade da média global do setor, de 1,91 t de CO₂e por tonelada de aço.

Como parte desse processo de renovação de frota, a Vamos adquirirá 140 caminhões zero quilômetro da Volkswagen Caminhões e Ônibus, dotados da mais avançada tecnologia disponível no país para motores a diesel e geram menos emissões.

Os veículos serão comprados utilizando o benefício do governo federal anunciado em junho, que disponibilizou R$ 700 milhões para a renovação da frota de caminhões e R$ 300 milhões para a renovação da frota de ônibus com mais de 20 anos, com descontos que variam de R$ 33 mil a R$ 99 mil.

Veículos mais seguros e econômicos

Os novos veículos VW contam também com alto nível de inteligência embarcada para garantir mais segurança na operação e oferecem ainda mais conforto para maior qualidade de vida dos profissionais.          

Há mais de 20 anos, a Volkswagen Caminhões e Ônibus defende a criação de um plano para renovar as frotas brasileiras de caminhões e ônibus, que estão envelhecidas, cada vez menos seguras e mais poluentes. A montadora comemora o primeiro programa brasileiro de renovação de frota, incentivando a aquisição de veículos mais sustentáveis.

“A iniciativa apresentada nos permitirá, em parceria com as empresas Simpar, Vamos e Gerdau, levar seus benefícios a toda a cadeia produtiva, ao ciclo de vida útil de nossos produtos e principalmente aos frotistas e transportadores autônomos brasileiros”, explica Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

revtransporte

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