LatBus] Mercedes mostra elétrico articulado
A Mercedes-Benz participou da LatBus com seu portfólio campeoníssimo e mostrou o eO500UA, o articulado elétrico da marca que deverá começar a rodar em linhas regulares paulistanas a partir de meados de 2025.
Com lançamento oficial para ao mercado em 2026, os articulados elétricos terão passado por um rigoroso período de testes nas empresas e também na pista de prova de Iracemápolis, local pertencente à própria montadora e a Bosch, no interior paulista.
As empresas de ônibus de São Paulo têm investido na infraestrutura de suas garagens e devem reforçá-las ainda mais para receber os novos modelos elétricos. A Metrópole Paulista e a Sambaíba, as maiores frotas da região devem ampliar a capacidade de carregamento de suas garagens até o final deste ano.
Falta infraestrutura
A integração de ônibus elétricos à frota paulistana, porém, está longe da meta da Prefeitura da capital, que obrigava a operação de 2,6 mil elétricos até o final de 2024. Até agora pouco mais de 200 ônibus elétricos com bateria e 201 trólebus estão operação.
O motivo obviamente é a falta de infraestrutura, tanto nos terminais como nas garagens, e também na disponibilidade de redes de distribuição, que permanecem na transmissão de energia elétrica de baixa tensão.
Duas outras marcas, Eletra e BYD. A primeira usando chassis Mercedes-Benz superarticulados de 21,5m e 23m; e a BYD, com modelo próprio de 21m.
Até 300 quilômetros
O novo elétrico articulado eO500UA já tem a prospecção de pré-venda de 105 unidades é um chassi de piso baixo para carrocerias de 18 metros e capacidade para 120 passageiros.
Por isso, os packs de baterias apresentam autonomia de 250 km a 300 km cada um deles adequado às condições de operação, como situação topográfica – vias planas ou com aclives -, quantidade de paradas e quantidade de passageiros em cada linha.
Outro protótipo do eO500UA será testado por parceiros da Daimler Buses na Alemanha e Finlândia, para a aprovação de sistemas de frenagem e de segurança.
Pré-requisitos
Para a capital paulista, além de possuir todas as homologações por órgãos nacionais, os modelos de ônibus precisam da aprovação da SPTrans – São Paulo Transporte, gerenciadora das linhas municipais.
A SPTrans verifica se o ônibus atende às exigências para as caraterísticas operacionais da cidade de São Paulo, como desempenho em rampas, lotação, autonomia mínima de baterias, durabilidade dos componentes e manobrabilidade para diferentes tipos de ruas, avenidas e corredores.