LatBus] O novo Viaggio G8 da Marcopolo
A Marcopolo complementou sua linha de produtos com o lançamento do ônibus Viaggio 1050 da Geração 8 durante a LatBus 2024. A Geração 8 já registra mais de 4 mil unidades comercializadas dos modelos Paradiso 1050, 1200, 1350, 1600 e 1800 DD. Os reflexos são claros, o novo Viaggio, mesmo antes de sua apresentação já registrava 50 unidades vendidas.
Do total comercializado, 2.150 unidades são do modelo Double Decker, enquanto outros 850 foram exportados. Influenciaram o sucesso se deve à renovação de frotas por empresas rodoviárias, que incrementam continuamente o conforto e a segurança dos passageiros.
O novo Viaggio G8 inclui todas as inovações e tecnologias introduzidas nos modelos Paradiso e proporciona aos operadores uma nova opção de veículo sofisticado, econômico e eficiente.
Aerodinâmico
O carro é adequado especialmente para as operações de fretamento e turismo. A economia e eficiência vem das suas linhas modernas, arrojadas e limpas.
Isso garante melhor coeficiente aerodinâmico, menor consumo de combustível e emissões e maior conforto termoacústico, mantendo suas características de robustez, segurança e alta disponibilidade.
Além disso, sua manufatura conta com componentes mais sustentáveis e de fácil manutenção. Entre eles como grade dianteira na cor prata, tampa frontal em DCPD (material compósito), defletores e portinhola em alumínio e painel dianteiro interno em poliuretano revestido com vinil para melhor acabamento e maior resistência.
Detalhes
O Viaggio G8 1050 segue o design característico dos modelos da Geração 8, com tiara em ABS, conjunto ótico dianteiro com lâmpadas (faróis em LED como equipamento opcional) e farol de neblina redondo.
O novo para-brisa é mais amplo e os espelhos retrovisores exclusivos. Na traseira, o visual também replica as características da Geração 8, utilizando lanternas com maior luminosidade, novo vigia traseiro e delimitadoras.
Internamente, no posto do motorista tem um novo painel dianteiro, mais baixo e que amplia a visibilidade. O novo cluster dos instrumentos no painel, facilita o acesso aos comandos, além de ter ganho novo sistema de desembaçamento com velocidade do ar 33% superior.
Conveniências
No salão de passageiros chama atenção o sistema multiplex 4.3″, que permite a operação via touchscreen e teclas físicas e conta ainda com um sistema diagnóstico de falhas via bluetooth para tornar mais rápida a manutenção.
As teclas do painel são emborrachadas para maior durabilidade e com intensidade de brilho noturno para melhor visualização. O teclado auxiliar na parte inferior do cluster facilita a operação caso o motorista prefira não utilizar o touchscreen.
A parede de separação total é revestida de vinil, para melhorar o acabamento, aumentar a durabilidade e facilitar a limpeza. A porta é do tipo dobradiça, tendo como opcional a porta de correr, e o sistema de acionamento de acesso ao interior do tipo trole.
Conforto térmico
No salão de passageiros, o modelo recebeu novo sistema de refrigeração 11% mais eficiente e que permite atingir a temperatura ideal (conforto térmico) mais rápido e de forma homogênea (em todo o salão).
Entre outros itens modernizados, o novo porta-pacotes tem novo sistema de fixação para garantir melhor fixação, sem vibrações e baixo ruído interno. O porta-focos também é novo e exclusivo, com controle de volume integrado.
O sistema de iluminação interna indireta agora é mais forte e uniforme, sem perda do conforto visual. O projeto proporciona um ambiente aconchegante e funcional, de acordo com a aplicação e o serviço e as luzes de leitura são LED e as saídas de ventilação são individuais.
Segurança
O Viaggio G8 1050 utiliza o conceito de anéis passantes de segurança em todas as colunas, resultando em muito mais resistência do conjunto a impactos e ao capotamento (conceito estrutural R66.02 VCA).
Uma alternativa aos compradores é pedir também o sistema de segurança passiva FIA de proteção da cabine do motorista, que utiliza coluna “B” tripla, estrutura que proporciona deformação 78% inferior ao exigido pelas normas brasileiras.
Nos testes de impacto frontal a velocidade de 40 km/h, realizados em campo de provas e com supervisão de auditoria externa, o sistema foi capaz de absorver a energia, com deformação controlada, aumentando significativamente a proteção ao condutor.
Central elétrica
A engenharia da Marcopolo também otimizou as centrais elétricas, localizadas no bagageiro e na parte dianteira do porta-pacote, visando a facilitar o acesso ao equipamento e agilizar a manutenção.
O Viaggio G8 1050 exposto na LatBus foi montado sobre chassi Mercedes-Benz O500 RS 1938 Euro 6. Seu comprimento total é de 13,2 m, tem 2,6 m de largura e e 3,75 m de altura. A capacidade do coletivo é de 46 passageiros em poltronas semileito, com tomadas USB A reversível e tipo C e cinto de segurança. A poltrona do motorista é a pneumática Ergodesign.
Com sistema de ar-condicionado de 120 mil BTU, o novo Viaggio tem tanque de combustível de 500 litros, faróis em LED e de neblina dianteiro e traseiro, além de sistema multimídia de última geração.