MB eActros 600 completam European Tour

MB eActros 600 completam European Tour

Os elétricos eActros 600 acabam de completar o rali European Tour, depois de uma caravana com 45 dias de duração, 22 países e mais de 15 mil quilômetros rodados.

Os dois protótipos Mercedes-Benz eActros 600, às vésperas de sua produção em série, voltaram a fábrica de Wörth am Rhein, um completando 15.269 km e outro com 15.939 com um pbtc de 40 toneladas.  

Durante a jornada os veículos tiveram reabastecidas as suas baterias exclusivamente em pontos públicos de recarga.

Recarga pública

O dr. Christof Weber, chefe de Testes Globais da Mercedes-Benz Trucks analisa: “Uma viagem monumental como essa exige preparação e planejamento meticulosos, especialmente com relação ao carregamento em infraestrutura pública”.

Ele acrescenta: “Mesmo que nossas experiências com paradas para recarga tenham variado muito em alguns casos, ficou claro que o transporte de longa distância com bateria elétrica é viável. Os 500 km de autonomia sem recarga intermediária do eActros 600 sempre foi um fator confiável de planejamento”.

O percurso foi acompanhado, e testemunhado, por cerca de 30 jornalistas de 20 países europeus, com a maioria deles até assumindo o volante do eActros 600.

A Mercedes-Benz Trucks fornecerá informações sobre as percepções e os resultados específicos do “eActros 600 European Tour 2024” como parte do IAA Transportation em Hanover, no próximo mês de setembro.

Giro pela Europa

O percurso começou em Frankfurt, na Alemanha, no dia 11 de junho deste ano. Depois de viajar para o Norte, passando por Alemanha, Dinamarca e Suécia, os dois caminhões chegaram ao primeiro grande destaque da etapa, o Cabo Norte na Noruega, bem na hora do solstício de verão, que é o ponto mais ao Norte da Europa e que pode ser alcançado por estrada.

O comboio seguiu em direção ao Sul, passando por Finlândia, Estônia, Letônia, Lituânia, Polônia, República Tcheca, Áustria, Eslováquia, Hungria, Croácia, Eslovênia, Itália, França e Espanha.

Depois de uma parada em Tarifa, na Espanha – o lugar mais ao Sul da Europa Continental, que também marcou o próximo grande destaque do percurso – a viagem mais uma vez tomou a direção Norte, no caminho de volta à Alemanha, passando ainda por Portugal, França, Bélgica, Holanda e Luxemburgo.

Autonomia suficiente

O objetivo da Mercedes-Benz Trucks foi o de adquirir ampla experiência numa grande variedade de rotas com diferentes topografias e zonas climáticas, além da atenção com o consumo de energia. A Empresa vai compartilhar as informações.

A alta capacidade da bateria de mais de 600 quilowatts-hora e um novo eixo de acionamento elétrico eficiente, desenvolvido internamente, permitem que o eActros 600 atinja uma autonomia de 500 km sem carregamento intermediário.

Cerca de 60% das viagens de longo percurso dos clientes da Mercedes-Benz Trucks na Europa têm menos de 500 quilômetros, o que significa que uma infraestrutura de recarga na garagem e nos pontos de carregamento e descarregamento é o suficiente nesses casos.

Recargas MCS

Para todos os outros usos, a contínua expansão da infraestrutura pública de recarga é essencial para viabilizar os transportes de longa distância em caminhões elétricos pela Europa, concluíram os técnicos.

Além da carga em “CCS” com até 400 kW, o eActros 600 posteriormente será habilitado para fazer recargas em megawatts “MCS”. Em abril os desenvolvedores da Mercedes-Benz Trucks conseguiram, pela primeira vez, fazer a carga de um protótipo do eActros 600 em um posto de recarga com potência de um megawatt no Centro de Desenvolvimento e Testes da fábrica de Wörth am Rhein.

Os clientes poderão encomendar uma pré-instalação para esse tipo de recarga MCS. Assim que a tecnologia MCS ficar disponível e padronizada em todos os fabricantes, está previsto que sejam instalados os primeiros do eActros 600.

As baterias podem ser carregadas de 20 a 80% em cerca de 30 minutos em um posto de recarga apropriado com uma potência de cerca de um megawatt.

Serviço completo

Em termos visuais, o eActros 600 se caracteriza por um design essencialmente novo, com linhas claras e formato aerodinâmico. O caminhão elétrico foi projetado para estabelecer novos padrões no longo prazo, substituindo a maioria dos caminhões a diesel no importante segmento dos transportes de longo curso.

O conceito dos transportes elétricos à bateria para longo percurso da Mercedes-Benz Trucks é oferecer aos clientes uma solução completa, que envolva a tecnologia do veículo, consultoria, infraestrutura de recarga e serviços.

13/08/2024

revtransporte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *