Scania lança seu primeiro caminhão elétrico

Scania lança seu primeiro caminhão elétrico

A Scania compareceu ao maior evento da indústria de caminhões, a Fenatran, pode-se dizer que “nas nuvens”. Além de comemorar o sucesso de vendas no ano, apresentou o seu primeiro caminhão elétrico e a conquista do Truck of the Year Latin America 2025 ( IToY) com o caminhão Scania R.

Aliás, na entrega do prêmio, estavam presentes alguns dos mais altos dirigentes da Scania mundial: Christian Levin, CEO mundial da Scania e do Traton Group; Christopher Podgorski, presidente e CEO da Scania Latin America, e Simone Montagna, presidente e CEO da Scania Operações Comerciais Brasil.

Montagna, por exemplo, festejava a venda de 14 mil caminhões em apenas 9 meses deste 2024. Christopher Podgorski, exaltava os investimentos de R$ 200 bilhões/ano em tecnologia e melhoria dos processos. E Nucci, mostrava o potencial do 250 4×2 e do 280 6×2 rígidos com motor de 7 litros.

Atendimento especial

O forte elenco de veículos apresentados também foi sucesso de público: “Nesta edição da Fenatran superamos 15 mil pessoas atendidas em nosso estande, tivemos um olhar especial para os deficientes visuais e auditivos”, diz Lana Piccoli, gerente de Propaganda da Scania Operações Comerciais Brasil.

A executiva informa que além de toda a estruturação de conteúdo em braile e libras, a equipe da Scania estava preparada para atender esse público todos os dias do evento.

Em termos de produto foram destaque os veículos mais sustentáveis, os veículos movidos a gás, a biodiesel e a apresentação do primeiro caminhão elétrico da marca, o modelo histórico 30 G 4×2.

Recorde de veículos

A Scania estacionou ao todo, um recorde de 18 veículos no evento. No estande principal, foram destacados 12 produtos e um novo motor para geração de energia, o DC13 507A.

Dentre os lançamentos, além do elétrico, há o P 280 6×4 XT (7 litros) – ‘Light Construction’ – para a construção civil, a edição comercial Performance G-Line 370, de 370cv, os semipesados de 7 litros com novas potências (250cv e 280cv), o Super B100 (100% movido a biodiesel) e a nova versão a gás de 650 km de autonomia.

A Scania oferece condições especiais de aquisição para seus produtos na feira. Além disso, há os espaços dedicados aos Serviços (onde será possível ter mais detalhes do ProDriver, que estreia na feira), à Scania Locação, aos Serviços Financeiros e uma área de Inovação e Sustentabilidade – de iniciativas ambientalmente favoráveis nos processos na fábrica e nos produtos.

Evento neutro

Um diferencial da Scania foi a parceria com a Eccaplan para receber o Selo Evento Neutro, que reconhece a garantia de práticas mais conscientes. Ou seja, todas as emissões de CO2 relacionadas ao estande da Scania – desde a montagem e desmontagem até o deslocamento da equipe, clientes e materiais de cenografia – serão quantificadas e compensadas.

Um telão touch interativo possibilitava ao público calcular as emissões de CO2 geradas em seu trajeto até a feira, como distância percorrida e meio de transporte utilizado, para descobrir o impacto ambiental de suas escolhas. A partir daí, verá o cálculo de quanto emitiu de carbono e optará por neutralizar.

Na contrapartida, a Scania também fará a neutralização. A ação integra a certificação Sou Resíduo Zero também em parceria com a Eccaplan. Essa certificação garante que os resíduos descartados durante o evento serão devidamente geridos, promovendo práticas de reaproveitamento e reciclagem.

Menor CTO

A explicação de Simone Montagna, presidente e CEO da Scania Operações Comerciais Brasil, sobre o sucesso da marca, sem hesitar: “A Scania oferece o menor custo total de operação do mercado garantindo ao cliente rentabilidade, disponibilidade da frota e sustentabilidade. E, vamos seguir inovando o setor”. 

Já Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil, acrescentou: “Temos a solução completa para o cliente com produto, serviços, conectividade, opções financeiras via Scania Banco (Finame, Finame-Leasing ou CDC), Consórcio, Seguradora e Locação”.

“Nesta edição do evento, estamos celebrando duas marcas importantes: 80 mil caminhões da Nova Geração emplacados desde o início das entregas, em 2019; e 20 mil unidades da gama Super registradas, em apenas dois anos de mercado. O nosso resultado no ano, de janeiro a outubro, com quase 15.500 emplacamentos e os crescimentos em participação, acima de 16t e nos pesados, comprova o ano histórico de 2024 para a marca”, observa Nucci. 

Estande com 18 opções

Com 2.800 metros quadrados, o estande da Scania abriga ainda uma área exclusiva apenas com modelos fora de estrada. O centro do estande é formado pela linha de caminhões movidos a combustíveis alternativos com destaque para o primeiro elétrico da marca, o 30 G 4×2. O modelo representa um avanço significativo na eletrificação do transporte. Este caminhão foi projetado para atender a vocação para curtas distâncias de até 200km em operações hub to hub e distribuição, oferecendo zero emissão de CO2 e baixo custo operacional.

No estande principal estiveram os 12 veículos foram divididos em movidos a diesel e mais sustentáveis. Os a diesel são: P 250 6X2, P 320 8X2, 770 S 6X2 V8, 560 RH 6X4 Super, 460 RH 6X2 Super, RH 540 6X4 Plus, RH 450 6X2 Plus, edição comercial Performance G-Line 370 4×2 e 6X2, P 280 6X4 XT, o chamado ‘Light Construction’. Da linha sustentável: 30 G 4X2 elétrico, 500 RH 6X4 Super B100 (100% biodiesel) e o GH 460 6X2 (gás comprimido e/ou biometano), de 650km de autonomia.

Fora de estrada

Pela primeira vez, a Scania expõs na Fenatran uma área exclusiva de caminhões off-road, os vocacionados do pacote XT desenvolvidos para atividades em terrenos acidentados combinando robustez, produtividade e eficiência. São três modelos: R 560 6X4 XT (madeireiro), G 560 8X4 XT (mineração) e o P 360 6X4 XT.

Na área externa do São Paulo Expo, foi realizada a tradicional Fenatran Experience, onde os visitantes podem sentir toda a inovação, conectividade e segurança dos produtos.

A Scania disponibilizou três veículos para o teste gratuito: um caminhão elétrico 25 P 6×2 (usado internamente na fábrica de São Bernardo do Campo para testes), um 460 R 4X2 Super e um GH 460 6X2 (gás comprimido e/ou biometano), de conceito ‘mochilão’ e 650km de autonomia.

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