A Volare compareceu com uma frota de micro-ônibus que usa combustíveis alternativos, especialmente desenvolvidos para regiões da agroindústria e seus entornos. As novidades foram apresentadas durante a Agrishow 2025, a maior feira de tecnologia e equipamentos agrícolas da América Latina, realizada em Ribeirão Preto, SP.
De olho no eminente boom de produção própria de biometano em centenas de usinas por todo o país, a encarroçadora mostrou opções para todos os gostos no seu estande. Havia também um híbrido elétrico no estande.
Sidney Vargas, gerente nacional de Vendas da Volare, mostrou-se otimista com a repercussão da mostra da empresa na Agrishow, resume a estratégia: “Estamos desenvolvendo tecnologia não só elétrica, mas eclética e realista, que atenda às reais necessidades do agronegócio”.
Para cumprir a missão de atender um mercado exigente em tecnologia a Volare retornou à Agrishow mostrando o máximo em atualização tecnológica em trens de força. Como diz Vargas, o transporte de pessoal e de escolares nas zonas rurais agora tem à disposição veículos que proporcionam o mínimo de emissões e os menores custos de operação.
Veículos limpos
Além de oferecer coletivos movidos a combustíveis alternativos, a Volare mostrou várias alternativas de veículos movidos a combustíveis renováveis. Lá estavam o Attack 10, a maior capacidade da categoria, o Attack 9 Híbrido, etanol/elétrico, e o Fly 10, movido a GV e/ou Biometano.
Dessa forma, a Volare passa a ser a única fabricante a oferecer veículos prontos para contribuir sobremaneira com a descarbonização nas áreas rurais, além de incentivar um grande crescimento da produção nacional de biometano na maioria das regiões do Brasil.
Durante a Agrishow 2025, a Volare chamou atenção com os lançamentos que apresentou. Foram três destaques: O Volare Attack 10, o Volare híbrido elétrico Fly 10 GV, GV e/ou biometano e o Volare GV e/ou biometano.
O Volare Attack 10 Rural, demonstra o benefício de operar o veículo de maior capacidade da linha. O veículo circula com desenvoltura no campo com sua capacidade de 10 toneladas e 39 passageiros, favorecendo a diminuição do número de veículos de transporte e contribui com a baixa da compactação do solo, problema crítico dos maiores produtores de cana do país.
O veículo tem bloqueio de diferencial traseiro, pneu misto e suspensão adaptada para terrenos irregulares, que garante durabilidade e eficiência no transporte de passageiros em regiões rurais. Sua carroceria elevada facilita a transposição de obstáculos e dá ao veículo a estabilidade e robustez necessárias para trânsito em locais não pavimentados. Consequências são a robustez, que proporciona baixo custo operacional e a melhor relação custo-benefício.
Autonomia
O Attack 9 Híbrido, por sua vez, é um veículo inovador que utiliza tecnologia híbrida, combinando motor elétrico de 220 kW para tração das rodas, e motor 1.0 a etanol como gerador de energia para o pacote de baterias, dispensando infraestrutura de recarga e podendo ser abastecido com etanol em qualquer posto do território nacional. O veículo será comercializado em 2026 e tem autonomia de até 500 km e um pacote reduzido de três baterias, com total de 121 kWh.
“Nosso objetivo é mostrar como os nossos veículos podem atender às necessidades dos setores de fretamento e agronegócio, oferecendo soluções eficientes e que favoreçam a mobilidade sustentável”, afirma Sidnei Vargas, gerente comercial da Volare. “Estamos retornando à Agrishow porque temos as melhores soluções de mobilidade sustentável e um portfólio diversificado, com produtos desenvolvidos para todos os tipos de terrenos, como o Attack 10 Rural”, complementa o executivo.
Outro destaque é o Volare o recém-lançado Fly 10 GV, movido a GNV e/ou Biometano e combina tecnologia avançada e eficiência, proporcionando economia operacional e reduzindo significativamente as emissões de material particulado e de CO2 que causam o efeito estufa. O Volare Fly 10 GV possui três cilindros de combustível capazes de armazenar 360 litros, o que proporciona autonomia similar ao do diesel dependendo da aplicação.
A Volare foi a primeira fabricante a desenvolver um micro-ônibus com tração 4X4, suspensão elevada e ângulos de entrada e saída maiores, para permitir a melhor circulação possível em estradas sem pavimentação e terrenos de topografia mais irregular.
Os veículos Volare podem ser produzidos com características técnicas diferenciadas, oferecendo alternativas como compartimento específico para acomodar e transportar as esteiras, mesas para lanches, cintos de segurança retráteis, armário, piso interno em alumínio e drenos no assoalho para facilitar a limpeza do salão, para-barros dianteiro e traseiro, protetores de cárter e de tanque, rebocadores dianteiro e traseiro etc.