E-Transit oferece autonomia de 317 km

E-Transit oferece autonomia de 317 km

O comercial leve Ford Transit vem fazendo bonito no mercado brasileiro de distribuição e fretamento. Nos últimos 12 meses, o utilitário conquistou 12% de participação e até 17%, nos picos, no segmento de passageiros. Na versão furgão a Transit foi a segunda que mais cresceu, atingindo 4% de market share, com picos de 11% nos últimos sete meses.  

Os destaques apresentados na Fenatran incluem a ampliação do portfólio da Transit com três novas versões em 2023: a automática, a chassi e a E-Transit elétrica. A versão automática passa a ser única no mercado. A E-Transit é a melhor van elétrica do mercado, segundo os técnicos da Ford, e começa a atender a demanda em um programa com grandes frotistas e embarcadores.

“Estamos muito satisfeitos com o desempenho da Transit no mercado brasileiro. Em apenas 12 meses, a versão minibus atingiu 12% de participação, com picos de 17%. A versão furgão foi a segunda que mais cresceu, com 4% de participação e picos de 11% em sete meses, e continua crescendo mês a mês”, diz Daniel Justo, presidente da Ford América do Sul.“

A Transit tem atendido clientes de diferentes segmentos, desde pequenos empreendedores a governos e grandes frotistas. Justo observa que o mercado de vans está em crescimento, impulsionado pelo comércio eletrônico e a Ford terá condições de aumentar a sua participação no segmento. “Vamos continuar a investir para trazer o que há de melhor em produto, tecnologia e serviços para oferecer máxima rentabilidade aos nossos clientes de veículos comerciais”, garante ele.

A Transit Automática já é sucesso na Europa e nos Estados Unidos e traz o estado da arte da tecnologia para extrair a máxima eficiência do motor, com um custo de operação mais baixo e grande durabilidade. A eliminação da manutenção de embreagem e a menor frequência de paradas programadas para serviço também contribuem para tornar a operação mais rentável.

Alta produtividade

A caixa automática de 10 velocidades, conversor de torque e programação adaptativa de mudança em tempo real, a Transit Automática tem aceleração suave e progressiva que ajuda a nivelar o padrão de condução dos motoristas, reduzindo o consumo total da frota.

Outros diferenciais são a tração traseira e o sistema auto start-stop, único na categoria. Ela chega ao mercado no primeiro semestre de 2023, nas versões minibus, com 15 e 18 passageiros e vidrada, e na versão furgão longa com capacidade de 12,4 m3.

A Transit Chassi chega no segundo semestre de 2023 para atender um segmento que representa 40% do mercado de vans. Ela será oferecida em duas versões: de 3.500 kg (que pode ser dirigida com habilitação tipo B) e 4.700 kg de pbt. Entre outras aplicações, ela pode ser implementada como guincho-plataforma, ambulância, carga seca, baú refrigerado, baú carga seca e transporte volumétrico e de animais, com capacidade de carga de 1.400 kg até 2.600 kg.

O sistema de introdução da e-Transit no Brasil já foi aplicado na Europa e Estados Unidos, onde a E-Transit já é sucesso e conquistou 90% do mercado de vans elétricas.  

Por ter a mesma carroceria da versão a diesel, bateria instalada no assoalho e um desenho exclusivo da suspensão e da tração traseira, a E-Transit preserva o espaço para carga e a versatilidade de adaptação a diferentes aplicações. Além disso, como possui 86% menos peças de desgaste e utiliza energia elétrica, seu custo total de operação é 40% menor.

Grande autonomia

Para atingir uma autonomia de 317 km, pelo método WLTP, a E-Transit inclui um sistema de regeneração inteligente. Este aproveita a energia das desacelerações e tem efetividade máxima nas operações urbanas. O carregamento é flexível, em corrente alternada ou corrente contínua. Normalmente, em 11 kW CA ele leva cerca de 8 horas e, em 115 kW CC, em 35 minutos se obtém 15% a 80% da carga.

A E-Transit será oferecida inicialmente no modelo furgão, com um conjunto de tecnologias de assistência ao motorista desenhadas para maximizar a produtividade e minimizar o risco de paradas, incluindo câmera de 360 graus, assistente de frenagem de ré, assistente de cruzamento e central multimídia com tela de 12”. A Ford anunciou investimento global de US$ 50 bilhões em eletrificação até 2026.

“A eletrificação é uma tendência global que começa a crescer no Brasil, alavancada pela necessidade de redução de custo operacional e da emissão de carbono. Além disso, é uma exigência que os frotistas encontram cada vez mais na contratação de investimentos”, destaca Justo.

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