Contêineres já competem com navios ro-ro

Contêineres já competem com navios ro-ro

As secas dos rios do norte brasileiro e no canal do Panamá, as enchentes no sul e as questões geopolíticas – guerras entre Rússia e Ucrânia e, mais recentemente, entre Israel e Hamas – fizeram de 2023 um ano desafiador para o comércio exterior brasileiro.

Apesar dessas dificuldades, a Asia Shipping, maior integradora logística da América Latina e a única da região presente no Ranking dos 50 maiores agentes de carga do mundo, cresceu quase 4 vezes mais que o mercado na importação marítima full contêiner.

“Enquanto o crescimento do mercado foi de 6,10%, nós atingimos a taxa de 22,42%, reflexo da recuperação de algumas indústrias, como a de eletrônicos. Também contribuiu para o desempenho da Asia Shipping o investimento em novas tecnologias para garantir mais agilidade, eficiência e segurança aos processos logísticos dos nossos clientes”, destaca Rafael Dantas, diretor de Vendas da Asia Shipping.

Acesso digital

Algo que ajudou foi a versão 2.0 do AS Tracking, sistema que permite aos clientes acesso totalmente digital a boletos e notas fiscais, bem como o acompanhamento dos embarques em uma plataforma mais completa e intuitiva.

“Com o AS Tracking 2.0, o cliente pode consultar valores em aberto e a numeração do CE Mercante. Com o sistema, as informações fluem de maneira online, diretamente dos dados inseridos na origem. Na área de relatórios, é possível ter visão geral das operações, criar e exportar documentos personalizados. A ferramenta já funciona para produtos como importação, exportação marítima e aérea”, explica Alexandre Pimenta, CEO da Asia Shipping.

Crescer sempre o dobro

Para o próximo ano, a Asia Shipping vai acelerar a integração tecnológica – via APIs – de várias plataformas com o objetivo de oferecer produtos cada vez mais diferenciados e sob medida para o importador e exportador.

“Ao longo desse ano, ampliamos nossa produtividade em 20% com o uso de novas soluções tecnológicas – APIs e Inteligência Artificial. Para 2024, teremos novidades que irão posicionar a Asia Shipping em um novo patamar tecnológico. Algo totalmente diferente do que o mercado de Comex está acostumado a utilizar em suas operações”, prevê Dantas.

De acordo com Dantas, a meta da Asia Shipping é sempre crescer, no mínimo, o dobro do mercado. E para atingir essa meta, ele acredita que alguns setores serão fundamentais: linha branca, placas fotovoltaicas (energia solar) e automotivo. Só este ano, a Asia Shipping transportou 40 mil veículos.

Contêiner aposenta ro-ro

No segundo semestre desse ano, alguns fabricantes começaram a substituir o transporte de automóveis em navios “Ro-Ro” pelos embarques em contêineres, que oferecem saídas periódicas com transit time menor, além de mais segurança – são apenas dois carros por contêiner – e qualidade de ponta a ponta.

“Contratamos as cegonheiras para coleta dos veículos, estufamos o contêiner na origem e cuidamos de todo embarque e desembarque até que os automóveis cheguem em segurança ao destino. Para um grande cliente do setor automotivo, transportamos nos últimos meses cerca de 2.000 carros da China para o Brasil em contêineres.

A tendência é que esse volume aumente com novos lançamentos e com a retomada do crescimento econômico tão aguardado para 2024”, complementa Dantas.

revtransporte

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