Volksbus jungle bus, sucesso de 30 anos

Volksbus jungle bus, sucesso de 30 anos

A Volkswagen Caminhões e Ônibus comemora os 30 anos de lançamento do jungle bus, montado sobre chassi Volksbus 16.180. A ideia era prover o mercado com um ônibus fora de estrada para atender passageiros em regiões que não dispunham de estradas pavimentadas.

O sucesso da ideia levou o veículo a servir de base para o êxito da montadora no programa Caminho da Escola. “Já em 1993, anos antes da criação do programa Caminho da Escola, a VWCO desenvolvia de forma pioneira essa configuração para estradas não pavimentadas, que consistia basicamente em suspensão reforçada, com chassi mais alto para proteger componentes, com ângulos de entrada e saída acertados para uma operação off-road”, lembra Mauro Simões, gerente executivo de Engenharia de Pré-desenvolvimento da empresa.

Para aplicações severas

O executivo complementa que com esse projeto nasceu o conceito sob medida para os ônibus Volkswagen. “Este foi nosso segundo modelo e o primeiro chassi feito especialmente para um cliente, fruto de nossa parceria e relacionamento próximo.”

O frotista operava metade de seu trajeto em estrada de chão, numa rota entre o Distrito Federal e a Bahia, mas não tinha um produto adequado. “A solução foi criar uma solução e fomos reconhecidos no mercado por isso. Dali em diante, nossa recém-lançada marca Volksbus já se tornou referência de robustez no mercado”, diz Simões.

O sucesso do modelo logo ultrapassou nossas fronteiras. O jungle bus Volkswagen chegou a diversos países da América Latina e da África. Não raro se observava unidades em aplicações severas como a de mineração ou mesmo no transporte rural e até mesmo na Amazônia.

Base de desenvolvimento

Quando surgiu o programa Caminho da Escola para fornecer acesso à educação a crianças e adolescentes de todo o país, a Volkswagen Caminhões e Ônibus já acumulava experiência e era reconhecida por isso.

“Seguimos assim: como a maior fornecedora de veículos para a iniciativa, com volume que vai superar as 30 mil unidades comercializadas até o fim de 2024. Mas o legado do jungle bus não para por aí. Até hoje, todo novo desenvolvimento de nossos ônibus é pautado no relacionamento próximo com o cliente, ouvindo suas necessidades e as atendendo sob medida, com agilidade e a excelência que são marcas da família Volksbus”, comemora Mauro Simões.

revtransporte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *