Baterias do eCitaro ganham segunda vida

Baterias do eCitaro ganham segunda vida

Daimler Buses e sua parceira Üstra Hannoversche Verkehrsbetriebe acabam de demonstrar que o ciclo de vida de uma bateria não termina necessariamente após sua vida inicial. Os testes fizeram parte do projeto-piloto GUW+, iniciado em 2021.

Naquele ano os sistemas de bateria de ônibus urbanos Mercedes-Benz eCitaro receberam uma segunda vida, atuando como unidades estacionárias de armazenamento de energia. Essa solução inovadora foi desenvolvida e implementada pela Mercedes-Benz Energy GmbH.

O sistema de armazenamento na subestação retificadora da Üstra, que atualmente opera em Hanover, fornece um suprimento simultâneo e compartilhado de energia para os ônibus elétricos eCitaro, assim como para trens leves de operadoras do transporte público. Resultado, a unidade estacionária de armazenamento de energia da GUW+ é regenerativa, configurável e escalável.

Redução de custos

A solução de armazenamento estacionário deste projeto-piloto não é apenas regenerativa e configurável, mas também pode ser adaptada e dimensionada conforme necessário para outras aplicações.

Além disso, encontrar uma segunda vida para essas baterias como unidades estacionárias de armazenamento de energia reduz os custos do ciclo de vida do eCitaro. Ao mesmo tempo, o uso da infraestrutura existente da Üstra tem um efeito positivo para os custos de investimento, assim como permite opções adicionais de amortização.

A unidade estacionária de armazenamento de energia tem uma capacidade total de mais de 500 kWh e é composta por 28 sistemas de bateria de segunda vida do Mercedes-Benz eCitaro. Cada ônibus urbano eCitaro é equipado com pacotes potentes de bateria NMC, que agora recebem uma segunda vida na unidade estacionária de armazenamento, assim que o limite de autonomia do veículo é alcançado.

Várias vantagens

Outra vantagem do armazenamento estacionário é que ele assegura segunda vida para baterias de ônibus elétricos e equilíbrio ambiental. Além disso, o fluxo de armazenamento e fornecimento local de energia em Hanover equilibra picos de carga em caso de falhas na rede.

A subestação retificadora em Hanover alimenta os trens leves e os ônibus elétricos da Üstra por meio da rede elétrica pública. A unidade de armazenamento de energia serve como um amortecedor, permitindo que a energia recuperada seja utilizada de forma eficiente para o sistema de trens leves. Ao armazenar energia dessa maneira, é possível equilibrar picos de carga e garantir a operação contínua e suave em caso de falhas na rede.

revtransporte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *