Volvo comercializa 1ª frota elétrica no país

Volvo comercializa 1ª frota elétrica no país
Caminhão Volvo FM ELECTRIC 100% Elétrico. Foto: Rodolfo Buhrer / La Image / Volvo

A Volvo começa a comercializar seus caminhões elétricos no Brasil, depois de apresentá-los na última Fenatran. Os veículos serão locados à Reiter Log, um dos maiores operadores logísticos do país, por meio da Locadora Volvo.

“Estamos muito orgulhosos de termos sido escolhidos pela Reiter para apoiá-los na missão de zerar emissões no transporte, que está totalmente alinhada com nosso compromisso em entregar soluções 100% mais seguras, mais produtivas e livres de CO2”, assegura Wilson Lirmann, presidente da Volvo na América Latina.

A Reiter Log irá operar cinco Volvo FM Electric em rotas diversas, transportando cargas industrializadas. “A Reiter é nosso cliente tradicional e um dos transportadores com maior foco em redução de CO2 no Brasil, tornando-se agora o primeiro operador de caminhões elétricos pesados Volvo no país”, afirma Alcides Cavalcanti, diretor executivo da Volvo Caminhões.

No negócio com a Reiter a Volvo está aplicando o conceito ‘caminhão como serviço’. Ao invés de vender os veículos, estes serão locados por meio da Locadora Volvo. “Com os caminhões elétricos trazendo nova tecnologia, a locação oferece mais flexibilidade para o cliente operar seus fretes sem precisar se preocupar com serviços de manutenção e conectividade, que já estarão incluídos no negócio”, destaca Carlos Ribeiro, presidente da Volvo Financial Services na América do Sul.

Suporte garantido

A oferta de locação da marca para este negócio inclui o plano de serviço ouro (o mais completo da marca), serviços de conectividade (Volvo Connect), assistência 24h (VOAR), treinamento de motoristas, dentre outros itens.

“Caminhões elétricos não são apenas uma nova tecnologia de motorização mais limpa. A eletromobilidade representa uma verdadeira transformação nos negócios de transporte, com mudanças importantes na operação e manutenção da frota“, garante Lirmann.

A exemplo do que já fazemos com os veículos diesel, vamos entregar uma solução integrada de serviços. Nossos clientes estarão totalmente respaldados para manter a disponibilidade máxima dos caminhões elétricos Volvo”, assegura.

Meta é chegar a Zero emissões

“Com esses veículos 100% elétricos poderemos oferecer um serviço de transporte com zero emissão de CO2 nos caminhões para vários de nossos embarcadores, que são empresas altamente comprometidas com metas ambientais ambiciosas”, assegura Vinícius Reiter Pilz, CEO da Reiter Log.

Quem também comemora é Vanessa Reiter, diretora Comercial & ESG da Reiter Log. A sede da empresa é em Nova Santa Rita (RS), região atendida pelo concessionário Dipesul, que representa a marca Volvo no Rio Grande do Sul.

Os elétricos pesados Volvo têm potência de 490 kW, equivalentes a cerca de 660 cv, com opções de pbtc de até 44 toneladas. Podem ser equipados com três motores elétricos e até seis baterias (540 kWh), o que lhes garante uma autonomia de até 300 km, dependendo da aplicação. O recarregamento das baterias pode ser feito de 1h30 até 8h00, dependendo da quantidade de baterias e do tipo de carregador escolhido.

Mais de 6 mil elétricos

Vendidos na Europa desde 2019, os caminhões 100% elétricos Volvo, começaram a ser oferecidos para o segmento específico de caminhões semipesados. Os pesados chegaram à vitrina já em 2021. Hoje, os elétricos Volvo circulam por 42 países de seis continentes.

“Essa experiência e a confiança em nossa marca foram decisivas para a decisão da Reiter em fechar negócio conosco”, assegura Alan Holzmann, diretor de Estratégia de Produto da Volvo. Em todo o mundo já foram entregues ou encomendados mais de 6 mil caminhões elétricos Volvo.

A expansão da eletromobilidade reforça o compromisso da marca em reduzir as emissões de CO2 em seus veículos em 50% até 2030 e em 100% até 2040.

revtransporte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *