De janeiro a maio foram entregues 60.495 unidades, enquanto no mesmo período de 2024 o segmento emplacou 62.001 unidades. O compasso de espera pela queda de juros fez os implementos pesados registrarem queda de 18,02%.
Duas das três linhas de produtos de maior volume de vendas do setor de Reboques e Semirreboques estão no vermelho. Os Graneleiros/carga seca caíram 38,52%, enquanto os Basculantes despencaram 36,48%. Em contraponto, o volume de emplacamentos de Baús Carga geral registrou crescimento de 41,77%.
“O momento para o setor é muito difícil porque nenhuma medida foi tomada em favor dos negócios e estamos convivendo com um cenário macroeconômico bastante desfavorável”, afirma José Carlos Spricigo, presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários (Anfir), referindo-se aos juros altos e o recente aumento do IOF, que afastam investimentos e trazem insegurança para os transportadores.
Já o segmento de leves mostrou sua força. De janeiro a maio de 2025 as vendas de implementos rodoviários da categoria Carroceria sobre chassis foram de 30.191 unidades. No mesmo período de 2024, o segmento registrou o emplacamento de 25.034 produtos. Isso representa crescimento de 20,6%.
“Estes números são muito positivos frente ao momento econômico, macroeconômico e geopolítico que estamos inseridos neste ano – analisa Spricigo -. As mudanças das ‘famílias’ de produtos se mantêm e isso potencializa crescimento de algumas indústrias que tem posicionamento forte sobre furgões Carga geral e Frigorificados.”
Todavia, a Anfir segue com sua previsão de desempenho para o setor em 2025 inalterada. “Mantemos nossa previsão para o segmento de Pesados com algo em torno de 70 mil a 74 mil, o que representa queda de até 18% no ano e nos Leves em torno de 80 mil, registrando crescimento aproximado de 15%”, conclui Spricigo.
Caem as vendas de implementos pesados
