Mercedes-Benz no livro dos recordes

 

A façanha foi realizada no último dia 4 de junho, quando um caminhão elétrico Mercedes-Benz eActros 600 com semirreboque viajou por 124,7 quilômetros em marcha à ré na Saxônia-Anhalt, na Alemanha, sem interrupção. O recorde anterior não havia passado de 89 quilômetros.

O piloto da proeza foi Marco Hellgrewe, de 50 anos, oficial das forças armadas alemãs, entusiasta de caminhões. O Guinness World Records™ registra os maiores feitos e espetaculares dimensões conquistados ou apresentados por pessoas, animais, fauna e flora do mundo.

Hellgrewe superou os 124,7 km com seu caminhão elétrico de longa distância eActros 600 com semirreboque, percorridos em marcha à ré. A Mercedes-Benz assim chega ao topo no Guinness com uma marca 36 quilômetros maior que os 89 km registrados nos EUA em 2020 com um caminhão a diesel.

Centro de peças

A viagem que bateu o recorde ocorreu na pista da Motorsport Arena na cidade de Oschersleben, no estado Saxônia-Anhalt, na Alemanha. Levou cerca de 6 horas e 22 minutos, com uma velocidade média aproximada de 20 km/h. Com suas 14 curvas fechadas projetadas para carros, o circuito foi bastante desafiador – mas ofereceu menos riscos imprevisíveis de interrupções do que as estradas públicas.

Além do recorde, a Mercedes-Benz Trucks também percorreu mais 30 quilômetros de ré em vias públicas com o eActros 600. A linha de chegada foi o novo Centro Global de Peças da Daimler Truck, também na Saxônia-Anhalt, que será inaugurado oficialmente em 10 de julho.

A partir deste ano, a unidade passará a ser responsável pela distribuição global de peças de reposição para Mercedes-Benz Trucks. Com essas viagens em marcha à ré, a empresa tem o objetivo de chamar a atenção para temas relevantes ao setor de transportes e à sociedade em geral: eletrificação, segurança nas estradas e a imagem do motorista de caminhão.

Mobilidade alternativa

Marco Hellgrewe dirigiu o próprio eActros 600 para conquistar o título. Ele já havia estabelecido um recorde semelhante em 2008, quando percorreu 64 quilômetros de ré com um caminhão a diesel.

“Estou extremamente orgulhoso de ter trazido o recorde de volta para a Alemanha junto com a Mercedes-Benz Trucks, especialmente por ter sido a primeira vez no mundo com um caminhão totalmente elétrico. Com isso, enviamos uma mensagem poderosa para o futuro da mobilidade alternativa.”

“Estou convencido de que também conseguimos atrair ampla atenção para temas como a segurança viária e a imagem do motorista, que são importantes para mim como examinador de motoristas de caminhão iniciantes, geralmente mais jovens. Muitas pessoas de diferentes áreas da sociedade, incluindo motoristas experientes e iniciantes, vieram conversar comigo sobre a iniciativa e deram feedbacks muito positivos”, diz Marco Hellgrewe.

Segurança acima de tudo

A longa jornada, com um total de 476 curvas, exigiu um esforço enorme – por isso mesmo foi de grande ajuda o fato do eActros 600 e seus sistemas de assistência facilitarem tanto a condução.

Rainer Müller-Finkeldei, chefe de Engenharia de Produto da Mercedes-Benz Trucks, parabeniza Marco Hellgrewe por sua bem-sucedida viagem rumo ao recorde mundial. “Estamos especialmente felizes por ele ter estabelecido esse novo recorde com nosso Mercedes-Benz eActros 600 totalmente elétrico.”

O chefe de engenharia acrescenta: “Manobrar em marcha à ré faz parte da rotina diária dos motoristas de caminhão e Marco Hellgrewe mostrou ao mundo, de forma clara, que essa tarefa exige muita concentração e habilidade. Todos os dias, esses motoristas prestam um serviço essencial à sociedade e isso também precisa ser reconhecido, especialmente diante da crescente escassez de profissionais no setor.

Rainer também agradece o parceiro Profi – Pro Fahrer-Image e.V. pelo apoio à ação e pelo compromisso com uma maior valorização da profissão de motorista. Tecnologias inovadoras, como o nosso sistema de câmeras MirrorCam, também contribuíram para a conquista do recorde.

Com essas tecnologias, queremos aumentar a segurança dos motoristas e de todos os usuários das estradas. Além disso, é necessário conscientizar os demais usuários das vias. Agradecemos ao nosso parceiro de cooperação, Blicki e.V., por sua contribuição na atividade e pelos esforços incansáveis em educar crianças sobre os perigos no trânsito.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *