ZF festeja os 65 anos de produção no país

ZF festeja os 65 anos de produção no país

A ZF comemora seus 65 anos de Brasil este ano, acrescentando à sua história capítulos de grandes transformações, inovações e pioneirismos. Desde os primeiros tempos de atuação no país, a ZF passou, desde a evolução das transmissões mecânicas às automatizadas até as soluções digitais presentes nos veículos e também nos implementos rodoviários.

A presença da ZF, porém, vai muito além. Se estende para os setores agrícola, de construção, energia eólica, marítimo e fluvial, além da forte atuação no setor da reposição de peças, com a ZF Aftermarket.

“Os passos que influenciaram os avanços da ZF estão ligados à capacidade de nossos times de atender as necessidades do mercado como um todo, hoje e no futuro”, disse Carlos Delich, presidente da ZF na América do Sul.

Compras da TRW e da Wabco causaram grande impacto

Dois dos movimentos de maior transformação do Grupo ZF ocorreram após a incorporação, em âmbito global, da TRW em 2015, e da Wabco em 2020. As unidades de ambas as marcas instaladas no país são referências em suas áreas.

A combinação de forças entre a ZF com a TRW trouxe avanços ao desenvolvimento e produção de sistemas de segurança ativa e passiva e eletrônicos, em Limeira, SP. 

Por sua vez, a aquisição da Wabco, permitiu à ZF a maior fornecedora para veículos comerciais pesados do mundo, com sistemas de atuação em direção, freios, controle eletrônico de estabilidade (ESC), soluções digitais, entre outros itens, que agregaram as mais avançadas tecnologias do mundo para o setor de transportes rodoviário de carga e passageiros, incluindo tecnologias para carretas.

Unidades de engenharia brasileiras são referências globais

As características brasileiras fizeram com que as operações da ZF no país assumissem grande importância estratégica para todo o Grupo ZF nos últimos anos, especialmente para os clientes instalados no continente sul-americano.

Hoje as unidades da ZF instaladas no Brasil estão entre as mais modernas do mundo do Grupo ZF, graças não só aos investimentos em P&D – Pesquisa e Desenvolvimento, mas em grande parte ao talento dos seus colaboradores.

A unidade responsável pela produção de eixos agrícolas por exemplo, em Sorocaba, SP, é um centro global de desenvolvimento para este tipo de produto. A alta demanda nacional do setor agrícola por soluções tecnológicas que ofereçam cada vez mais eficiência e produtividade favorece ainda mais a engenharia local da ZF. 

Unidades de engenharia são referência global

Também em função do “know-how” dos profissionais brasileiros no desenvolvimento de caixas multiplicadoras no país foram desenvolvidos equipamentos considerados o coração da geração de energia eólica. Assim, desde 2020 essa divisão no Brasil passou a contribuir diretamente no desenvolvimento de tecnologias e soluções voltadas ao setor de energia eólica global.

Em 2021 a ZF inaugurou em sua unidade industrial de Limeira, SP, uma nova linha de produção de colunas de direção elétrica. Considerando as suas tecnologias em termos de controles e automação, a unidade se transformou em referência global em seu segmento. A unidade é considerada a mais moderna de todo o Grupo ZF no mundo para a produção deste tipo de componente, cuja liderança de mercado no Brasil é da ZF.

CD de Itu é o coração da distribuição de peças

Em apenas seis anos de operação, o Centro de Distribuição da ZF para o mercado de reposição, localizado em Itu, SP, já está entre os mais digitalizados da ZF Aftermarket em termos globais. O hub da cidade concentra as atividades de logística de peças das marcas ZF, Lemförder, Sachs e TRW.

A velocidade na digitalização dos processos vem acelerando as iniciativas digitais e transformações para os clientes da ZF Aftermarket em várias frentes, desde o acesso à informação, programas de qualificação até o fornecimento de soluções de agendamento de serviços e compra de peças. As soluções aplicadas vêm mudando o dia a dia da cadeia de reposição no Brasil.

Empresa dedica-se a tecnologias de ponta

Nestes 65 anos de Brasil, a ZF assumiu protagonismo no desenvolvimento e produção local de tecnologias de ponta. Com sua política de rápida transferência tecnológica para o País, sempre se antecipando às necessidades e novas tendências nacionais, a empresa tem histórico positivo de localização de produção em suas unidades industriais.

A experiência adquirida neste período de atuação no Brasil ampliou o relacionamento com os clientes e o mercado. Um detalhe importante é que a ZF é uma das empresas do setor automotivo que mais investiu na localização de produtos nos últimos anos, favorecendo a introdução de tecnologias de alta demanda no país.

Na perseguição desse objetivo, a empresa foi a primeira do setor automotivo brasileiro a nacionalizar o sistema de freio de estacionamento elétrico, o EPB – Electric Parking Brake, no ano passado.

Os equipamentos, que proporcionam maior segurança e eficiência nas frenagens, são produzidos na unidade industrial de Limeira, SP, considerada uma das mais modernas do mundo. A unidade já produziu mais de seis milhões de componentes eletrônicos.

ZF desenvolve e lança soluções estratégicas

Na mesma unidade, a ZF passou a produzir, já em 2021, a geração 7.5 do componente de segurança ativa Airbag Control Unit. Desde 2013, a ZF é a única empresa do setor automotivo a produzir módulos eletrônicos de segurança no Brasil.

Neste segundo semestre anunciou a produção local do ESC (Sistema Eletrônico de Estabilidade). Com mais essa nacionalização passou também a ser a única empresa de tecnologia a produzir no País a parte eletrônica para esse sistema, que será obrigatório no Brasil apenas a partir de 2024.

A mais nova geração de transmissões automatizadas TraXon para veículos comerciais também passou a ser produzida no Brasil, em Sorocaba, SP, a partir de 2020.

Pioneira, a ZF foi a primeira a produzir transmissões automáticas para carros de passeio, ainda na década de 1960. Desde que chegou ao Brasil, em 1958, a ZF é conhecida e respeitada pela confiabilidade técnica presente nestes equipamentos. As transmissões ZF, sejam manuais, automáticas ou automatizadas equipam as mais variadas marcas de veículos leves e pesados em operação no país. 

Uma estrutura gigante no continente

Atualmente a ZF possui oito unidades industriais instaladas no Brasil e uma na Argentina, em San Francisco, com escritórios em Bogotá, na Colômbia, e em Buenos Aires, Argentina e também uma pista de testes própria em Limeira, SP.

O Grupo ZF ainda opera com três centros de distribuição. Dois no Brasil, em Itu e Campinas, no Estado de São Paulo, e outro em Cali, na Colombia. Em 2022, a ZF registrou vendas de 7,11 bilhões de reais na América do Sul, com investimentos de 134,2 milhões de reais em P&D – Pesquisa e Desenvolvimento. A empresa hoje conta com cerca de 5.6 mil colaboradores.

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