Volvo mostra FH 100% biodiesel flex

A presença da Volvo na Agrishow foi totalmente focada nos veículos especialmente desenvolvidos para o campo e com diferenciais que visam a possibilitar os maiores índices de produtividade nas lavouras.

Jesediel Valério, gerente de Engenharia de Vendas da Volvo do Brasil, destaca as novidades da empresa, a maior comercializadora de caminhões pesados do país, com destacada participação do agronegócio em suas vendas.

“Nosso maior mercado no Brasil é o agronegócio. Aproximadamente 60% dos caminhões vendidos pela montadora está ligado a alguma operação do agronegócio. Ou seja, este mercado para nós é muito representativo, é prioritário. E é por isso que temos que atender a esse mercado muito bem”, diz Valério.

Para mostrar os esforços para oferecer o máximo em produtividade e o mínimo possível em custo, a Volvo estacionou em seu estande um FH com motor movido 100% a biodiesel. E melhor ainda, o veículo é flex. É o FH XC flex, desenvolvido especialmente para as atividades do agronegócio e batizado de Cross Country.

“O caminhão pode se locomover tanto com diesel S10, hoje disponível em qualquer posto de abastecimento de combustível, que já contém 14% de biodiesel”. Fazendo jus ao batismo de flex, admite qualquer proporção da mistura. Esse tipo de propulsor é uma grande solução para o livre abastecimento.

“No caso de trabalhar para produtores de biodiesel e abastecido com biodiesel 100% esse caminhão pode reduzir em até 90% as emissões de CO2. Grande desempenho e pequeno custo”, assegura Valério.

O especialista explica que a tecnologia em questão foi desenvolvida no Brasil pela Volvo e percebe automaticamente qual é a proporção de biodiesel usada. Isso é possível através de alguns sensores instalados tanto no tanque de combustível como na saída do escapamento.

Depois de estabelecer essa proporção, o sistema ajusta a injeção, de maneira a fazer com que o motor funcione com eficiência e atenda perfeitamente a lei de emissões Euro 6.

Biodiesel 100% flex

O desenvolvimento do sistema flexível do FH atendeu a uma demanda do mercado. “Muitos clientes solicitavam esse produto e hoje são os compradores dessa solução, especialmente os produtores de biodiesel”, lembra o técnico.

Hoje, aproximadamente 50 caminhões do tipo estão em operação e apresentando os resultados esperados. E, importante, segundo a Volvo, com o mesmo consumo de combustível do veículo rodando com diesel S10.

 

O FH XC tem preço competitivo para o produtor, segundo Valério. “A diferença varia entre R$ 30 mil e R$ 40 mil em relação a um caminhão diesel convencional”. Pelas benesses que apresenta, Jesediel calcula que o valor excedente é rapidamente amortizável.

Força no talhão

Outra boa novidade da Volvo apresentada na feira e que agradou a audiência foi o FMX 540 trator, hoje um dos mais utilizados no transporte de cana-de-açúcar. “O FMX opera com grande desenvoltura desde as linhas de colheita de até a usina ou destilaria”, assegura Valério.

Para esses serviços severos o caminhão está credenciado com capacidade de tração de 130 t até 150 toneladas. Com esse powertrain extremamente pesado e robusto o trator pode tracionar composições de até 11 eixos com tranquilidade. A desenvoltura da composição transita pelas estradas de terra com suas 90 toneladas facilmente.

Para essa trabalheira e tanto, o chassi se apresenta de fábrica com uma série de proteções, desde a frontal do veículo, principalmente quanto aos faróis e lanternas. Protetores de catalisadores também foram instalados.

Como tem muita palha voando, a Volvo também cuidou de proteger as regiões quentes do chassi, evitando o início de qualquer incêndio. Mais um cuidado tomado foi a instalação de uma quinta-roda que não necessita ser engraxada, poupando tempo de parada e consequentemente aumentando a disponibilidade.

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