Sprinter: 25 anos nas ruas

Sprinter: 25 anos nas ruas

A Mercedes-Benz Sprinter acaba de completar 25 anos de Brasil. E resistiu durante 16 anos a uma disputa com um ícone dos utilitários leves a VW Kombi. De 1997 para cá a Sprinter ensinou ao mercado o termo customização. Tanto assim que a montadora apresentou 87 configurações da Sprinter através dos anos. Um para cada aplicação.

E sacramentou a dieselização da categoria, enquanto poucas Kombi diesel foram produzidas. A Sprinter nasceu na Alemanha apenas dois anos antes, e de um jeito diferente. Foi o primeiro veículo de transporte a receber um nome próprio.

Outra diferença com o velho ícone era a capacidade. Enquanto a Kombi carregava 1 tonelada, as Large Vans da Mercedes-Benz já chegavam a 3,5  e 5 toneladas. Fabricadas na Argentina, o utilitário de médio porte, em carga ou passageiros, atendeu à demanda por veículos ágeis para operação em congestionados centros de grandes cidades ou em regiões metropolitanas.    

“A Sprinter é um dos modelos da Mercedes-Benz mais próximos ao público brasileiro, participando de forma direta ou indireta da vida diária de toda a população do país.  Ela demonstra perfeitamente o foco da Mercedes-Benz no atendimento das necessidades do cliente, cada vez mais diversificadas e especializadas, com a maior eficiência, confiabilidade e praticidade”, afirma Carlos Garcia, CEO e Presidente da Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil.

Hoje elas somam mais de 180 mil unidades nas ruas e estradas. São quatro versões construtivas para passageiros, furgão vidrado, furgão e chassi cabine, que possibilitam as 87 possibilidades.

Os modelos vão de vans de passageiros para transporte escolar, turismo, traslados, transporte urbano e fretamento aos furgões para serviços de entrega e chassis com cabine voltados para o transporte de mercadorias. Especialmente são transformadas em ambulâncias, veículos de segurança e motor homes.

A geração atual é a terceira. A primeira, óbvio, foi a de 1997, a segunda de 2012. A Sprinter de 2022 tem tudo o que a tecnologia pode dar, até ar condicionado central. As capacidades volumétricas vão de 7,5 até 15,5 m³. As de carga de 3,5 até 5 toneladas e as de passageiros variam de 9 até 20 passageiros, sem contar o motorista.

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