Duro de quebrar, bom para economizar

Duro de quebrar, bom para economizar

O DAF XF virou a marca registrada da montadora no Brasil e esbanja fama de vitalidade, tanto na linha XF 105 como na Novo XF. Esta é a opinião dos usuários do cavalo mecânico, que passou a ser conhecido como o caminhão que não quebra entre transportadores, motoristas e caminhoneiros de todo o país.

A prova está nos números de emplacamento de pesados no Brasil em 2021, que mostraram o XF como o terceiro mais vendido da categoria. Foram registradas vendas de 5.600 unidades deste trator, desenvolvido para viagens de longo curso.

Pelas suas características o DAF XF mostra grande aceitação em vários segmentos, especialmente nos de insumos agrícolas, produtos frigoríficos, cargas secas e líquidas, grãos, logística e produtos em geral.

Luis Gambim, diretor Comercial da DAF Caminhões, explica: “O modelo apresenta diversos atributos e os clientes estão reconhecendo isso. Nosso padrão de qualidade está ganhando destaque por incluir tecnologia, design premium, conforto, segurança e ainda conta com a rede de soluções de serviços pós-venda. Todos esses fatores têm garantido que o consumidor venha a optar pelo nosso caminhão.”  

O que tem chamado atenção da clientela é o tripé economia, segurança e robustez. Segundo o dirigente o ponto alto é a tecnologia que o XF oferece e que proporciona uma economia de até 14% em relação ao modelo anterior.

Mas não é só. Gambim lembra que além disso o cavalo está mais confortável e oferece o maior espaço interno da categoria. Uma demanda prioritária para um veículo de longa distância.   

Usuários de todo o país atestam a qualidade do produto e enumeram seus predicados. O primeiro a ser lembrado é o baixo custo operacional, o que coloca o XF como um dos mais competitivos e rentáveis para o transportador.

No dia a dia da MK Cargo, braço logístico do Grupo MK, cliente da concessionária DAF Austral, de Portão, RS, o bom desempenho do cavalo mecânico é destacado. Com 20 caminhões DAF na frota de um total de 52, a MK opera com carga seca e líquida. E ficou satisfeita com a opção.

“Inicialmente, o preço atrativo nos levou a incluir o DAF em nossa frota, mas com o tempo outros fatores, como robustez, nos incentivaram a adquirir novos modelos da marca. Além do preço competitivo, os caminhões nunca deram problema”, comemora Fábio Ramazzini, gerente de Logística da transportadora. A frota da MK tem 19 modelos XF e um CF.

No frigoríficado

No segmento de transporte frigorífico a empresa EC Transportes, de Concórdia, SC, também chancela a excelência do veículo. Com uma frota multimarca de 86 caminhões, a EC desde 2004 é responsável pelo escoamento da produção dos grupos Frimesa e BRF, que detém as marcas Aurora, Sadia e Perdigão.  

Os resultados obtidos são por lá tão bons que, desde 2018, a EC vem renovando sua frota com modelos DAF. “Esses caminhões são robustos, têm cabine espaçosa, o freio-motor mais potente entre os pesados e só precisam de manutenção de rotina. Custos, praticamente, só combustível e pneus”, garante Cláudio José do Prado, proprietário da transportadora, que é cliente da concessionária DAF Barigui Chapecó.

“Temos hoje 46 caminhões DAF e estamos em vias de receber mais 10 unidades do Novo XF, todos de cores diferentes. Temos caminhões nas cores azul, champagne, laranja, bordô, preto, azul e até um cor-de-rosa”, enfatiza.  

No agronegócio

No agronegócio também lá está a DAF. A Transportadora Comelli, de Rio Verde, GO, conta com uma frota de mais de 170 caminhões e também pôs à prova o Novo XF . Cliente da DAF Somafértil, da mesma cidade goiana, a Comelli, a companhia vem migrando para modelos DAF desde 2021.

Atualmente a empresa já opera 22 caminhões DAF, que têm correspondido: “Testamos dois Novo XF durante um ano, rodando em todas nossas rotas, com significativos resultados para a nossa empresa”, afirma Fernando Comelli, sócio-proprietário da transportadora.

“A marca DAF está muito em evidência no mercado brasileiro, com produtos robustos, econômicos e de alta disponibilidade para o trabalho, tudo isso com uma boa condição financeira para a compra, disponibilizada pelo banco PACCAR Financial”, destaca o executivo.  

Os caminhões da Comelli são utilizados principalmente para operações de carreta e carga viva. “No nosso trabalho diário a robustez do veículo é fundamental. O rodotrem caçamba, muito utilizado na atividade agrícola e agroindustrial, exige o máximo do veículo. O conjunto do trem de força de alta performance, alinhado ao freio-motor de três estágios, tem ótimo desempenho e oferece muita segurança ao condutor. Além disso, a cabine é ampla e confortável, tem até geladeira de série e outros importantes detalhes”, destaca Fernando.  

No dia a dia

Outro operador logístico, a Brehm Logística, de Eldorado do Sul, RS, já chegou aos 100 cavalos mecânicos DAF, 40 do modelo XF 105 e 60 do Novo DAF XF. A frota total é de 150 caminhões. Atendida pela DAF Eldorado, a preferência da Brehm pelos DAF é consequência do menor custo de manutenção, que tem preço fixo por quilômetro rodado.

Em seis meses de contratação, o índice de paradas não previstas passou de 0,3% a zero, anulando as paradas repentinas e possibilitando melhor planejamento das manutenções preventivas. Isso garante maior valor de revenda, pois os seminovos têm um histórico de manutenção de alto padrão com peças genuínas DAF, e reposição da TRP.

“O DAF Multisuporte tem sido uma excelente ferramenta de planejamento de manutenção da frota. Estamos muito satisfeitos com o serviço, pela previsibilidade, custos justos e, principalmente, pela flexibilidade de adaptação às reais necessidades do cliente. O serviço proporciona economia de tempo e otimização da manutenção preventiva com peças genuínas, garantindo assim maior economia de combustível”, ressalta Octávio Brehm, diretor da Brehm Logística.  

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