Solução “tudo-em-um”

Solução “tudo-em-um”

A ZF e a Mercedes-Benz Trucks firmaram parceria para equipar os caminhões elétricos da marca com o eWorX, o sistema de tomada de força eletrificada da fabricante de equipamentos e peças automotivas. Conhecida como solução “tudo-em-um” o sistema possibilita aos implementadores uma interface mecânica que aciona equipamentos de trabalho.

As duas empresas também colaboram com a Palfinger, produtora mundial de guindas e soluções de elevação, para equipar um caminhão de demonstração Mercedes-Benz eActros com um poliguindaste.  A ZF também aplicou o eWorX a outro eActros equipado com guindaste Meiller, fabricante de reboques basculantes, muncks e poliguindastes.

“Em estreita parceria com a Mercedes-Benz Trucks, esta nova expansão do nosso portfólio eMobility representa mais um ponto de prova para a estratégia de Mobilidade de Nova Geração do Grupo”, disse Wilhelm Rehm, membro do Board Mundial da ZF, responsável pela nova divisão de Soluções para Veículos Comerciais da ZF. “O eWorX está apoiando a transformação elétrica da indústria de veículos comerciais para um futuro mais sustentável.”

Para a engenharia da ZF, a Solução “tudo-em-um” é um grande passo para a transformação elétrica de veículos comerciais. Sistema totalmente integrado, o ZF eWorX é modular, padronizado e inteligente, que combina todas funções necessárias para a eletrificação dos equipamentos que requerem tomada de força  em uma única unidade compacta. Além de racionalizar a produção de elétricos, o sistema oferece zero emissões locais e reduz os níveis de ruído, otimizando a operação desses veículos em áreas urbanas.  

O eWorX tem um motor elétrico com potência nominal de 50 kW, um inversor e uma unidade de controle com software específico para a aplicação, bem como um sistema de refrigeração e uma bomba hidráulica. O eWorX atua como um gateway entre o veículo e seu equipamento de bordo, com comunicação perfeita através de uma conexão com o barramento CAN. A solução opera independentemente do sistema de acionamento do veículo e, portanto, pode ser usado com eixos elétricos e acionamentos centrais. A bateria de tração do eActros fornece energia elétrica ao sistema ZF eWorX. Com isso, o motor elétrico eWorX aciona a bomba hidráulica para o basculante. Portanto, não é necessária uma conexão mecânica ao motor de tração.

revtransporte