Scania a gás roda em linha de Curitiba
A Compagas – Companhia Paranaense de Gás, em parceria com a Urbs, a Prefeitura de Curitiba, e Scania, iniciou a operação de um ônibus 100% movido a gás natural no transporte coletivo da capital paranaense em caráter de demonstração.
A ação faz parte do projeto ligado à mobilidade urbana sustentável e tem por objetivo certificar os indicadores de eficiência, em especial, a redução nas emissões de poluentes na utilização do veículo durante o período de 30 dias.
Meta é atingir mobilidade urbana sustentável
O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, destaca ser mais um passo que a cidade avança na busca por uma mobilidade mais inteligente e menos poluidora. “Procuramos soluções para tornar o nosso transporte público cada vez melhor e menos poluente. Esse ônibus será operado com o mesmo gás que nos fornece a Compagas.”
“A ideia é conquistar a eficiência energética, transporte inteligente e seguro com combustíveis renováveis até chegarmos à completa renovação da nossa frota com eletrificação. Essa solução é mais imediata, é feita em casa, pois usa o gás da Compagas. Nós vamos com isso avançando, dando um passo de cada vez até que consigamos o que é o ideal, que é uma cidade inteligente e não poluidora”, definiu o prefeito.
Linha de alta densidade em Curitiba
O veículo passa a operar na linha Cabral-Portão, no qual são transportadas mais de 10 mil pessoas por dia útil, com uma frota de 12 veículos. O itinerário mede 26 quilômetros. O ônibus a gás se somará a essa frota e vai funcionar entre os horários dos ônibus convencionais da linha.
O veículo 100% a gás já vinha sendo testado na Região Metropolitana de Curitiba. “Escolhemos uma linha com grande movimento para esse teste que permitirá que a Urbs verifique indicadores de eficiência do modelo movido a gás natural e também a redução de poluentes”, explica Ogeny Pedro Maia Neto, presidente da Urbs – Urbanização de Curitiba.
Alternativa mais viável em curto prazo
Segundo a Compagas, o gás natural, mesmo sendo fóssil, é menos poluente em razão de sua queima mais limpa, com menos fuligem e menor geração de dióxido de carbono, um dos principais gases de efeito estufa.
Em comparação com o diesel, o veículo movido a gás natural pode emitir até 20% menos CO2, já a redução de óxidos de nitrogênio é de quase 90% e a de material particulado (partículas muito finas de sólidos ou líquidos poluentes) chega a 85%.
Solução aprovada em grandes cidades
Rafael Lamastra Jr, presidente da Compagás, adiciona que o uso do GNV em veículos do transporte coletivo é uma realidade em diversas cidades do mundo, como Madri (Espanha), Los Angeles (Estados Unidos) e Bogotá (Colômbia).
“A substituição de veículos movidos a diesel por gás natural contribui não apenas com o meio ambiente e com a saúde da população, mas também com a economia, visto a menor dependência do diesel importado, proporcionando um melhor custo operacional para frotas e empresas”, explicou Lamastra.
Sustentável e rentável
“Temos certeza que os resultados serão de interesse comum a todas as empresas que atuam no transporte de passageiros da cidade”, assegura Celso Mendonça, gerente de Vendas de Soluções de Mobilidade da Scania Operações Comerciais Brasil.
“Oferecemos um pacote completo alternativo ao diesel composto por excelente produto, serviços, eficiência energética, tecnologias avançadas e viáveis, e sistemas eficazes para uma moderna e rentável gestão da operação”, diz Mendonça.
O executivo ainda destaca que a solução une a mobilidade sustentável com economia operacional. Ele garante também que o usuário perceberá uma grande diferença na poluição auditiva, pois o veículo a gás é muito mais silencioso do que o similar a diesel.
Operação silenciosa é primeira constatação
O modelo Scania é o padron K 280, com 14 metros de comprimento e capacidade para 86 passageiros. O ônibus é equipado com elevador para acessibilidade e espaço interno para cadeirantes. O modelo K 280 4×2 tem propulsor de 280 cv de potência.
O motor é um Ciclo Otto movido 100% a gás e biometano, ou mistura de ambos. Não é convertido do diesel para o gás, tem garantia de fábrica, tecnologia confiável e segura, desempenho consistente e força semelhante ao similar a diesel, além de ser mais silencioso.
Para a Scania a alternativa é a ideal para o ‘Aqui e Agora’, pois se enquadra nos três pilares sustentáveis: econômico, social e ambiental. Para o ônibus em teste, foram instalados oito cilindros de gás na lateral dianteira com uma autonomia de 300 km.