Mercedes lidera campanha contra assédio

Mercedes lidera campanha contra assédio

A Mercedes-Benz do Brasil acaba de criar a campanha “Coletivo de Respeito” em conjunto com uma série de parceiros. A ação busca sensibilizar a sociedade para uma mudança efetiva na realidade das mulheres no dia a dia dos transportes coletivos, especialmente nos ônibus.

Para conseguir o intento, o acolhimento e proteção às vítimas serão feitos por meio do trabalho desenvolvido pelo Projeto “Justiceiras”, organização que atua no combate à violência contra a mulher. O primeiro contato para denúncia ou busca por apoio será feito por meio de um canal exclusivo e criado especialmente para importunação sexual de mulheres nos transportes coletivos.

Um problema que perdura há décadas

A gestão do canal de denúncia e dos acolhimentos será realizada pelas voluntárias do Projeto “Justiceiras”, elas prestarão atendimento online multidisciplinar nos âmbitos jurídico, médico, psicológico e socioassistencial. Desde 2020, as “Justiceiras” já atenderam mais de 13,5 mil vítimas, contando com aproximadamente 15 mil mulheres voluntárias cadastradas.

“Esse projeto é fruto de mais uma iniciativa de colaboradores da nossa Empresa, que encontraram nas Justiceiras a parceira ideal para este propósito”, afirma Kathrin Pfeffer, CFO da Mercedes-Benz América Latina.

“Aqui na Mercedes-Benz, contamos com um grupo multifuncional focado em inovação disruptiva e novos negócios. Esse time gera dentro de casa as mais variadas soluções ligadas a transporte, mobilidade, pessoas e sociedade, visando resolver ou minimizar algumas demandas do dia a dia. É o que ocorre agora com o Coletivo de Respeito. A ideia surgiu ao mapearmos algumas dores da sociedade e o assédio no transporte público é uma delas”.

Meta é reduzir índice de assédios

“O objetivo do grupo multifuncional é incentivar e reforçar o espírito pioneiro, promover a cultura da inovação e levar novas ideias para ruas e estradas, sempre com foco na qualidade de vida, responsabilidade social e no ecossistema do transporte responsável”, diz Kathrin. “Queremos ajudar a resolver problemas da sociedade por meio da força da marca Mercedes-Benz, em total alinhamento com os princípios ESG da nossa Companhia”.

A equipe interna de voluntários na Mercedes-Benz do Brasil é formada por 22 líderes de todas as diretorias da Empresa, dos quais seis são responsáveis pelas ações diretas do Coletivo de Respeito. “Nós entendemos que ao ajudar a passageira, também estamos cuidando do ônibus e consequentemente do nosso negócio, mas principalmente visamos a redução dos índices de assédio no transporte público”, ressalta a CFO. “Esse comprometimento está totalmente alinhado ao posicionamento da nossa unidade de ônibus: Pensando no coletivo. Pensando no futuro!”.

Campanha reforça A Voz Delas

Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, afirma que o Coletivo de Respeito fortalece o compromisso da marca em dar, cada vez mais, voz às mulheres no transporte.

“Nós já contamos com o Movimento A Voz Delas, que tem o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância da participação das mulheres no transporte como forma de empoderamento e equidade de gênero”, diz ele. “Começamos em 2019 com o segmento de caminhões e estamos ampliando o alcance dessa iniciativa com o envolvimento de mulheres que atuam no setor de ônibus.

Parceiros reforçam importância da iniciativa

Essa nova ação, que cria um canal de denúncia e proteção contra o assédio no transporte coletivo, junta-se aos nossos esforços em prol dos usuários de ônibus, da melhoria da qualidade de vida no transporte e da proteção à mulher. É uma satisfação ver a nossa marca como protagonista desse movimento, contribuindo especialmente com elas, além do ecossistema do transporte responsável e com a sociedade como um todo”.

Já Walter Barbosa, diretor de Marketing e Vendas de Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, reforça a importância do apoio de parceiros nessa iniciativa. “Além de poder contar com a experiência do Projeto Justiceiras e com a contribuição financeira da DEG, agradecemos a participação e apoio da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK São Paulo), Assobens – Associação Brasileira dos Concessionários Mercedes-Benz, Basf, Fabus – Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus, Mirow, NTU – Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos, Rödl & Partner e T-Systems.

revtransporte

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