Pneus passam a usar garrafas PET

Pneus passam a usar garrafas PET

A Continental, fabricante de pneus alemã, passa a contribuir para a preservação do meio ambiente com o uso de material reciclado de garrafas PET. A novidade, pela primeira vez utilizada, incorpora nos pneus da marca fios de poliéster reciclados obtidos a partir de garrafas plásticas pela tecnologia ContiRe.Tex.

O novo material de alto desempenho será usado em cinco dimensões dos modelos PremiumContact 6, EcoContact 6 e AllSeasonContact produzidos na próxima fase de lançamento na planta da Continental em Lousada, Portugal, e será gradativamente implementada em outros mercados.

Essa classe de pneus com tecnologia ContiRe.Tex, trazem no ombro um logotipo especial com a inscrição “Contém Material Reciclado”. O material substitui completamente o uso de poliéster convencional na carcaça. Cada conjunto de pneus de carro de passeio padrão utiliza o material de cerca de 40 garrafas PET recicladas.

Anunciada em setembro de 2021, a tecnologia ContiRe.Tex emprega fios de poliéster obtidos a partir de garrafas PET usadas sem quaisquer etapas químicas intermediárias e não recicladas de qualquer outra forma. Isso torna essa tecnologia muito mais eficiente em comparação a outros métodos convencionais de processamento de garrafas PET em fios de poliéster de alto desempenho. As garrafas são classificadas e limpas mecanicamente, trituradas e o PET é granulado para finalmente gerar os fios de poliéster.

Os fios de poliéster feitos de PET absorvem as forças da pressão interna do pneu e permanecem estáveis mesmo sob altas cargas e temperaturas. A Continental está pesquisando intensamente materiais alternativos para a sua produção e promete, até 2050, empregar apenas materiais sustentáveis na produção de seus pneus.

revtransporte