Mercedes-Benz e Grunner apresentam caminhão totalmente autônomo

Mercedes-Benz e Grunner apresentam caminhão totalmente autônomo
A foto acima é de um Axor 3131 semiautônomo

Parceria Mercedes-Benz e Grunner lança na Agrishow o primeiro caminhão trator 100% automático. Ele opera as 24 horas de cada dia sem motorista e dobra a produtividade da colheita de cana-de-açúcar

Já conhecida e considerada referência quando o assunto é mecanização agrícola, a Grunner é uma empresa de muito sucesso na área de máquinas agrícolas de alta performance. Esse é o resultado da parceria entre a empresa de Lençóis Paulista e a gigante mundial Mercedes-Benz, que fornece os chassis e trens de força já preparados para a implementação.

É uma parceria literalmente de peso, tanto sob o ponto de vista de qualidade como também de capacidade de transferência. O produto dessa combinação é o lançamento do caminhão totalmente autônomo, capaz de trabalhar sem motorista dia e noite, praticamente dobrando a produtividade na colheita.   

O resultado da união é o Axor 3131, já chamado de Axor inteligente, já que trabalha com uma velocidade de talhão 50% maior que a de trator, e garante 40% menos consumo de combustível. Denis Arroyo, CEO da Grunner, acrescenta que o veiculo economiza ainda 40% de lubrificante e 30% nos custos com peças e componentes.

Além de tudo, o equipamento via satélite foi desenvolvido pela própria brasileira Grunner e possibilita que o veículo opere à frente e de marcha à ré economizando tempo com as complicadas manobras em oito pelas em T. Com preço sugerido de R$ 1,8 milhão, o novo caminhão, ou melhor, máquina agrícola, é o futuro da colheita de cana-de-açúcar.

“Juntamente com a Grunner, projetamos a venda de um total de 350 unidades em 2022, chegando assim a um volume acumulado de 580 Axor 3131 com direção autônoma no Brasil, o que significa a maior frota de máquinas inteligentes atuando no setor sucroenergético”, diz Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

Os resultados divulga foram compilados de protótipo que vem sendo testado no campo, por mais de um ano, numa usina também considerada de referência. A intenção do grupo é renovar a frota com 100 caminhões totalmente autônomos.

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