Novos O500: feitos para vencer os Andes

Novos O500: feitos para vencer os Andes

A Mercedes-Benz ampliou seu portfólio de chassis de ônibus rodoviários com o lançamento de dois novos modelos, especialmente desenvolvidos para países da região andina, bem como de outros mercados da América Latina.

Os novos chassis são o O 500 RSD 2448 6×2 de 478 cavalos, “El más potente”, e o O 500 RS 1945 4×2 que desenvolve 448 cavalos, preparados para as linhas regulares e também para turismo e operações de fretamento.

“A Mercedes-Benz do Brasil está se dedicando fortemente a eventos para o lançamento de chassis de ônibus nos mercados da região”, diz Jens Burger, diretor geral do Centro Regional Daimler América Latina. “Já temos planejado novas ações em outros países, reforçando o compromisso com clientes do segmento rodoviário, turismo e mineração e reafirmando a presença da nossa marca na América Latina”.

Venda de 24 ônibus O 500 RSD 2448 6×2 para a Turbus

O lançamento desses chassis no Chile teve como destaque a compra de 24 unidades do O 500 RSD 2448 6×2 para a Turbus, a maior empresa do transporte rodoviário de passageiros do Chile. Todas as unidades receberam carroçarias Marcopolo Paradiso G8 1800 Double Decker de 14 metros de comprimento. Metade do lote já produzida e a outra prevista para este ano ainda.

Empresa com 70 anos de existência, a Turbus opera em todo o Chile e transporta 23 milhões de pessoas/ano, que circulam entre 150 destinos, além de Mendoza e Córdoba, na Argentina.

Os dois modelos de chassis de ônibus rodoviários são produzidos pela Mercedes-Benz do Brasil em sua fábrica de São Bernardo do Campo, na Região Metropolitana de São Paulo. A linha de produção desses veículos é a mais avançada do setor e utiliza o conceito Indústria 4.0.

Trem de força com fôlego para serviço severo

Tanto o O 500 RSD 2448 6×2 de 478 cv@1.800 rpm e torque de 2.300 Nm@1.100 rpm, “El más potente”, como o O 500 RS 1945 4×2 de 448 cv@1.800 rpm e torque de 2.200 Nm@1.100 rpm, se destacam pelo motor Mercedes-Benz OM 460 LA de 6 cilindros e 12,9 litros, similar à versão consagrada no caminhão extrapesado Mercedes-Benz Actros. Os veículos atendem as legislações locais de emissões com a consagrada tecnologia Euro 5.

O motor OM 460 LA acoplado com a transmissão automatiza ZF Traxon são destaques pela robustez e economia no trem de força dos novos O 500 rodoviários. Além disso, são equipados com itens de avançada tecnologia de segurança.

“Para obter mais potência e eficiência, lançamos o motor OM 460 para os veículos Novo O 500 que tem entre suas características o aumento da capacidade volumétrica para 12,9 litros, novo turbocompressor com pressão de 2.4 bar e nova pressão de injeção de diesel de 2.200 bar para garantir uma melhor pulverização do combustível e queima mais efetiva”, afirma Jens Burger. “Além disso, passou a ser equipado com um novo módulo de controle do motor, nova arquitetura eletrônica e Visctronic, controle inteligente do ventilador do radiador”.

Prioridade é o desempenho em altas altitudes

Os modelos passaram por testes em rotas com mais de 4 mil m de altitude para que os veículos suportem esforços extremos como no fretamento nos segmentos de mineração e turismo, explica Maurício Yamamoto, Managing Director de Ônibus para a América Latina.

O trem de força desses novos O 500 conta com a robusta transmissão automatizada ZF Traxon de 12 marchas, com Over Drive e Direct Drive, além da possibilidade de receber Intarder, sistema de freio auxiliar Retarder.

“Entre as principais características da Traxon incluem-se uma estratégia de mudanças de marcha que prioriza a economia de combustível, funcionamento silencioso, alto torque de entrada, menor volume de óleo lubrificante e menor custo de manutenção”, observa Burger.

Essa transmissão vem equipada ainda com EcoMode (maior eficiência no consumo de combustível), EcoRoll (utiliza a inércia do veículo para economizar combustível), PowerMode (mudanças de marcha em rotações mais altas que asseguram maior agilidade nas subidas e nas ultrapassagens) e Holder (sistema de auxílio de partidas em rampas).

Referência em tecnologias de segurança

A montadora tem consolidado os chassis de ônibus O 500 rodoviários como os mais completos em tecnologias de segurança no mercado, assegura a engenharia da empresa. Entre seus diferenciais incluem-se o ABA 5, quinta geração do sistema de frenagem de emergência, assistente de ponto cego e o controle inteligente do farol alto além dos mais de 20 itens de segurança já conhecidos pelo mercado.

O sistema de frenagem de emergência (ABA 5) intervém em caso de colisão iminente com veículos em movimento ou parados na via, além de reconhecer ciclistas e pedestres, que é a grande novidade dessa tecnologia.

Primeiramente, o ABA 5 emite um alerta visual e sonoro para o motorista. Se não há reação, o sistema automaticamente realiza uma leve intervenção nos freios ou pode chegar até a uma frenagem de emergência completa, se for o caso.

Isso reduz o risco de colisões e minimiza efeitos de um eventual acidente. Além disso, os freios permanecerão acionados após a parada total do ônibus, até que o motorista efetue algum comando no pedal de freio ou acelerador.

O motorista muito bem assessorado

No caso do assistente de ponto cego (SGA), o sistema identifica o que acontece do lado direito do ônibus local onde se faz necessário maior atenção para o motorista, detectando pedestres, ciclistas e automóveis na via, parados ou em movimento. Resultado: o SGA assegura mais segurança nas vias e mais tranquilidade para o motorista.

Segurança e comodidade para o condutor do ônibus também são garantidas pelo controle inteligente de farol alto (IHC). O sistema opera de forma autônoma, reduzindo o farol alto quando a câmera detecta luminosidade contraria, e assim o motorista pode se concentrar ainda mais na via e no tráfego. O sistema utiliza a câmera do LDWS, possibilitando total integração com o farol do encarroçador.

Para se ter ideia do pacote de segurança, anote os itens disponíveis: ESS – sinalização de parada de emergência, LDWS (Lane DepartureWarning System) – sistema de aviso de faixa. Assistente de Atenção – monitora o nível de atenção do motorista durante a condução do veículo. ACC (Active Cruise Control) – piloto automático adaptativo. TPMS (TyrePressureMonitoring System) – sistema de monitoramento da pressão e temperatura dos pneus. Piloto automático de velocidade. Sistema de auxílio em rampa. Top-Brake – sistema auxiliar de freio. Sistema anti-tombamento. EBS – sistema eletrônico de freios. ECAS – suspensão pneumática controlada eletronicamente. ESP – controle eletrônico de estabilidade e Freio a disco ou tambor.

revtransporte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *