Ponta Grossa testa o elétrico Attivi Integral

Ponta Grossa testa o elétrico Attivi Integral

A Marcopolo iniciou a demonstração do ônibus 100% elétrico Attivi Integral na cidade de Ponta Grossa, PR. A experimentação envolve também a Prefeitura de Ponta Grossa e a Viação Campos Gerais, e permitirá aos usuários do transporte coletivo da cidade utilizar um ônibus com tecnologia limpa e renovável.

A Viação Campos Gerais (VCG), concessionária do transporte coletivo de Ponta Grossa, utilizará o modelo Attivi Integral, com chassi e carroceria desenvolvidos pela marca, durante o mês de aniversário dos 200 anos do município paranaense.

“A realização dos testes com esse veículo elétrico é de extrema importância para que a cidade alcance o objetivo de disponibilizar um sistema de transporte coletivo moderno, eficiente, sustentável, ambientalmente e financeiramente viável. Por intermédio dos esforços conjuntos da Prefeitura, a Viação Campos Gerais, Marcopolo e a população, poderemos implementar soluções cada vez melhores, garantindo o direito ao transporte, ao direito de ir e vir, com um serviço cada vez melhor e mais alinhado às demandas de Ponta Grossa”, destaca a prefeita Elizabeth Schmidt.

O elétrico também tem engenharia 100% nacional

Para o diretor de Relações Institucionais da VCG, Rodrigo Venske, a iniciativa é parte de uma política de mobilidade que visa testar modelos que utilizam alternativas de energia limpa e ofereçam mais comodidade aos passageiros. “Além disso, um modelo como o Attivi representa modernidade, tecnologia e inovação para o sistema”, complementa.

“O Attivi Integral é um modelo que conta com a aplicação da tecnologia nacional e o conhecimento da engenharia brasileira, sem deixar de lado a expertise mercadológica das sete décadas de atuação da Marcopolo, reproduzindo a segurança e confiabilidade”, diz Ricardo Portolan, diretor de Operações Comerciais Mercado Interno e Marketing da Marcopolo.

O modelo Attivi Integral, que pode ter até 13 m de comprimento total, tem chassi Low Entry, equipado com motor elétrico de potência máxima de 350 kW e torque de 3.300 Nm, eixos dianteiro e traseiro ZF, suspensão a ar, sistema de freios Knorr e baterias CATL com capacidade de 396 kWh e autonomia entre 250 e 280 km, dependendo da severidade da aplicação.

Attivi oferece conforto e segurança

Para incrementar o conforto e segurança dos passageiros, o veículo conta com carregadores USB, sistemas de ar-condicionado incorporado ao sistema de refrigeração das baterias, de áudio interno, com preparação para a instalação do microfone, e sistema de câmera de ré com sirene e monitor no painel do motorista, além de câmera interna de segurança com gravação. E mais: tem espaço reservado para PcD e assentos preferenciais, iluminação interna toda em LED, faróis e sinaleiras traseiras em LED e cabine de separação para o motorista.

O Attivi é montado sobre chassi Integral Low Entry com capacidade total de 20,6 t. Sua capacidade é de até 80 passageiros e a autonomia de até 280 km, com tempo de recarga de até 4 horas. O modelo de Plug de carregamento utilizado no chassi PLUG CCS 2.

O coletivo é movido por motor de tração Central com potência de 350 KW e torque de 3.300 Nm. A capacidade do eixo dianteiro é de 7,6 t e a do traseiro de 13 t. O comprimento máximo é de 13 m e a largura de 2,55 m. No rol dos itens de segurança estão freios a disco com ABS/EBS (Door Brake), direção eletro-hidráulica e suspensão pneumática.

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