LatBus] Marcopolo brinda com campeões
A Marcopolo, uma das principais desenvolvedoras de soluções de mobilidade do mundo, destaca na Lat.Bus 2024 novos veículos em linha com a tendência global de descarbonização do transporte.
Estão sendo mostrados ao todo nove modelos no evento com as marcas Marcopolo e Volare. A Marcopolo comparece com cinco modelos: o novo Viaggio G8 1050, Paradiso G8 1200, Paradiso G8 1350 e Paradiso G8 1800 DD, todos rodoviários, e o urbano Attivi Integral 100% elétrico com uma inédita e inovadora configuração interna.
A Geração 8 já teve mais de quatro mil unidades comercializadas, desse total, 2.150 são do modelo Double Decker. Outras 850 unidades foram exportadas. “O sucesso da Geração 8 no é uma realidade. Estamos focados e trabalhando para lançar os modelos G8 na maioria dos mercados nos quais atuamos”, anuncia André Vidal Armaganijan, CEO da Marcopolo.
Sucessos
“Eles foram oferecidos inicialmente no Brasil, agora no México e Colômbia, e exportação para países como a África do Sul, onde recentemente reunimos nossos clientes e parceiros para evento de lançamento”, acrescenta.
Os Attivi, também estão presentes, além dos novos Volare Fly 12, direcionado para os segmentos de fretamento e escolar, Attack 10 e Attack 8 Robust, em uma versão competitiva, e o inédito Attack 9 Híbrido (elétrico/etanol).
“A Marcopolo completa 75 anos de atuação consolidando-se na posição de protagonista no desenvolvimento de soluções completas em mobilidade, contribuindo com o avanço do transporte de passageiros e alinhada ao seu propósito de aproximar pessoas”, adiciona.
Sustentabilidade
O objetivo da Marcopolo é desenvolver cada vez mais produtos e soluções que promovam a descarbonização do transporte e que, ao mesmo tempo, sejam avançadas tecnologicamente, contribuindo para a mobilidade nacional e internacional.
No rol da inovações destacam-se os modelos híbrido e elétrico. “Além do modelo Attivi Integral, 100% elétrico produzido pela Marcopolo, uma das novidades apresentadas na LatBus é o modelo híbrido que utiliza etanol como fonte para a geração de energia para as baterias”, destaca o executivo.
A frota circulante de elétricos da marca já chega a mil ônibus elétricos. Na conta, incluídas as soluções próprias e as elaboradas em parcerias com terceiros. Na América Latina os produtos da marca estão presentes em países como Colômbia e México.
“Além dos elétricos, ônibus movidos a hidrogênio, como o Audace Fuel Cell apresentado na Busworld 2023, e a biometano são algumas das novas fontes de energia estudadas e testadas nos últimos tempos. Programas e incentivos públicos são fundamentais para que cada vez mais estas tecnologias se desenvolvam”, sugere Armaganijan.