LatBus] Volkswagen apresenta seu elétrico

LatBus] Volkswagen apresenta seu elétrico

A Volkswagen Caminhões e Ônibus apresenta seu chassi elétrico e-Volksbus na LatBus 2014. As modernas soluções do e-Volksbus são acompanhadas de outras para os clientes dos chassis movidos a diesel. Essas passam a contar com a alternativa consórcio como alternativa na aquisição de veículos.

“Seguimos inovando no portfólio de produtos, em serviços e também em modelos de negócios. O objetivo é fortalecer nossa parceria com o cliente, antecipando soluções para suas demandas”, afirma Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

A empresa tem crescido em participação de mercado mês a mês com os investimentos do mercado em ônibus a diesel, que passa a contar com dois novos modelos no portfólio.

O Volksbus 18.320 SH, primeiro chassi VW desse porte com motor traseiro para aplicação rodoviária e de fretamento; e também o Volksbus 22.260, o superônibus VW que tem potencial para operar em rotas de grande volume de passageiros.

Linha completa

Continuam na prateleira também o Volksbus 11.180 e o 17.230. “Sem dúvidas, temos hoje a mais completa linha de ônibus Volkswagen de nossa história, desde a oferta de micro até o superônibus, incluindo em breve o nosso modelo elétrico”, observa Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da montadora. A montadora acaba de superar o marco de 180 mil chassis produzidos.

O portfólio da VW no segmento de transporte de passageiros vai bem além da tecnologia na produção, inclui também um pacote completo de serviços. Com a VolksUptime, a torre de controle para gestão da frota, a montadora garante a máxima produtividade na operação.

Os usuários do Volksbus 18.320, por sua vez, serão beneficiados com uma extensão de garantia de um ano para o trem de força sem limite de quilometragem, totalizando três anos.

Consórcio de ônibus

O já consagrado Consórcio Maggi VWCO agora entra no segmento de transporte de passageiros para ser o primeiro do mercado dedicado a ônibus.

“O primeiro grupo exclusivo para ônibus já foi aberto e conta com 400 cotas, das quais mais de 50 empresas já são participantes com a menor taxa de administração entre as empresas de consórcio. Trata-se de uma nova modalidade real e que se tornará cada vez mais atraente para as empresas que se programarem”, destaca Alouche.

Em breve, a Volkswagen lançará melhorias em seu portfólio de exportação, ao mesmo tempo em que celebra o marco de 40 mil chassis Volksbus em circulação nos mais de 30 países nos quais são comercializados.

O veículo elétrico

Com capacidade para até 82 passageiros e chassis que possibilita ônibus com até 13,2 metros de comprimento, o e-Volksbus 22L tem pbt de 22 toneladas. A tração fica por conta de um motor de 280 kW e torque máximo de 2.300 Nm.

Acoplado a este motor está um redutor capaz de elevar o torque de saída para até 4.050 Nm, assegurando máxima performance nas operações mais severas em topografias difíceis.

O veículo é alimentado por um conjunto com 12 packs de baterias de íons de Lítio Ferro Fostato (LFP), já utilizadas nos veículos e-Delivery e validadas para aplicações severas com ampla segurança.

Chassi para ônibus de até 13,2 m

Essas baterias possibilitam uma autonomia de até 250 km, com 385 kW/h, em uma única carga de até três horas. Para atender outras aplicações, a montadora lançará um opcional de oito packs de baterias, para menores autonomias.

O plugue de recarga do veículo, com capacidade para atender a carregadores de até 160 kW de potência, pode ser localizado na traseira ou na dianteira do ônibus, flexibilizando conforme a necessidade do cliente na garagem.

As baterias podem se localizar no teto e na traseira do veículo. Contam ainda com sistemas de gerenciamento térmico independentes, o que otimiza a performance e o consumo energético, assegurando uma boa equalização térmica dos packs de baterias. Isso facilita o processo de encarroçamento e assegura uma maior durabilidade para o sistema.

Já o sistema de frenagem regenerativa, com ajuste de quatro níveis de potência, o ônibus elétrico da VW é capaz de recuperar energia durante as desacelerações, aumentando sua eficiência energética durante a operação diária. Enquanto o sistema Eco Drive Mode otimiza o consumo de energia, ajustando automaticamente o desempenho para maximizar a autonomia.

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