LatBus mostra as novas opções Euro 6

LatBus mostra as novas opções Euro 6

Empresários puderam ver e embarcar nas novas alternativas de chassis de ônibus e carrocerias de ônibus que chegam a partir de janeiro, com o inicio da vigência da norma Euro 6 no país. O evento mostrou que a parceria entre encarroçadores e montadores de chassis de ônibus se sofistica cada vez mais.

As carrocerias, embora parrudas para enfrentar a severidade de nossas pistas, têm designs cada vez mais modernos e interiores mais e mais confortáveis. Por sua vez, os chassis, desde os micro-ônibus aos superarticulados, no segmento urbano, e dos 4×2 aos 8×2 nos ônibus rodoviários, são cada vez mais eficientes, robustos e seguros.

O que deve preocupar são os preços dos produtos mais modernos, mais econômicos, seguros e confortáveis que já tivemos. Como as tabelas só chegam em janeiro, o que até vigora são as expectativas: aumentos variáveis entre 10 a 15%.

Até lá também, o que todos esperam é que o ipk cresça para valer graças ao aumento do consumo, a estabilização política e econômica, a contenção dos impostos e o termino das preocupações com pandemias e afins.

Faça a seguir um passeio pela LatBus Transpúblico e conheça as novidades.

Iveco Bus

Crescimento sustentável

As grandes novidades da Iveco Bus na LatBus foram o chassi 17-210 GNV e o urbano elétrico E-Way, que atenderá no primeiro momento os mercados do Chile e Colômbia.

O lançamento no Brasil está no inicio dos trabalhos, pois aqui dependerá de homologação junto aos encarroçadores e desenvolvimento de um chassi capaz de aguentar a buraqueira geral, característica típica do nosso país.

Participando pela primeira vez da LatBus, a Iveco Bus chega com a credencial de segunda marca da Europa com participação de 22,3%. Marcio Querichelli, presidente da Iveco para a America Latina, diz que a intenção é seguir os passos da Iveco europeia, líder mundial no desenvolvimento de veículos movidos a combustíveis alternativos.

“Na Europa temos aproximadamente um quarto  do mercado total com um line-up completo que se destaca pelo uso de combustíveis alternativos. Na Iveco Bus utilizaremos essa expertise na nossa região em benefício do cliente”, observa Querichelli.

Com a meta de ampliar o portfólio de produtos e serviços, Danilo Fetzner, diretor da Iveco Bus para a America Latina, anuncia: “A partir de 2023 teremos uma linha completa Euro 6, com as novas versões da Daily Minibus 45-160 e 50-180, além de dois modelos que já integram grandes frotas, os chassis 10-190 e 17-280.”

E não é só. O dirigente ainda adianta o lançamento de três grandes novidades: o chassi 17-210 G, movido a GNV; o E-Way, ônibus 100% elétrico urbano e a plataforma de gestão de frotas NexPro Connect.

Em 2023 ainda chegam os chassis 10-190 e 17-280, com suspensões dianteira e traseira com molas semielípticas, para possibilitar maior resistência e durabilidade. Ambos os modelos também permitem aplicação de ar condicionado sem comprometimento do desempenho. O pós-tratamento será Hi-SCR, sem reinjeção de gases (EGR).

Falando em motores, a visão Multi-Power é destaque na experiência da FPT Industrial, empresa do mesmo grupo, na produção de motores a gás natural.

Na feira, a FPT destacou o motor N60 CNG para ônibus, que pode ser alimentado 100% por GNV, GNL ou Biometano, com tecnologia de injeção MPI – Multipoint e combustão estequiométrica, que garante o mínimo consumo e menor nível de ruído.     

Mercedes-Benz

Opções para todos os tipos de viagem

A empresa lider do mercado brasileiro de ônibus levou para a LatBus boa parte de seu portfólio que vai desde os micro-ônibus até os superarticulados urbanos e os 8×2 rodoviários. A Mercedes-Benz também promoveu test drives em veículos diesel e elétrico.

Além do ônibus elétrico eO500U, que já começa a ser produzido aqui no Brasil, a montadora produzirá veículos urbanos de 163 cv até 381 cv e rodoviários de 310 cv até 449 cv. Todos eles com a tecnologia Euro 6 e recheados de tecnologia nos produtos e serviços em geral.

São opções para todas as necessidades no campo e nas cidades, nada menos de 21 chassis e até 70 combinações diferentes. Dentro dessas alternativas estão os novos rodoviários O500 RSD 2445 e RSDD 2745 com motores de 12.8 litros e 21 itens de segurança.

Entre esses itens está o ABA5, a quinta geração do sistema de frenagem de emergência, tão sofisticado que conseguer “ler” um pedestre em movimento e frear o veículo automaticamente.

Some-se ao ABA5 outros itens como a transmissão automatizada ZF Traxon de 12 marchas, o sistema auxiliar de frenagem  Intarder, um retarder de última geração, o SGA, assistente de ponto cego e muito mais.

Os novos ônibus Mercedes-Benz também embarcam novas transmissões –  manuais, automatizada ou automática. Telemetria com mais informações via conexão FMS 4.0 e painel de instrumentos com tela central colorida para facilitar a visualização e incrementar a interatividade.

A Mercedes-Benz apresenta sua tecnologia BlueTec 6 e garante uma drástica redução nas emissões de poluentes: menos 80% de Óxidos de Nitrogênio e menos 50% de Material Particulado em relação à norma Euro 5.

Novos motores

As novas versões dos motores OM 924 LA, OM 926 LA e OM 460 LA Euro 6 foram desenvolvidas para a realidade brasileira. Para isso, foram amplamente testados em bancos de provas do Laboratório de Emissões na fábrica de São Bernardo do Campo, SP, e no Campo de Provas da Empresa em Iracemápolis, no mesmo estado.

Nos testes foram rodados 5,4 milhões de quilômetros e 20 mil horas de testes de durabilidade em bancos. No processo foram envolvidos cerca de 250 protótipos de motores, em dinamômetros, ruas e estradas.

Na LatBus foram expostos seis modelos do novo portfólio de chassis de ônibus com motores Euro 6. O chassi de micro-ônibus LO 916, os modelos OF 1721 e OF 1726 L e os novos O 500 M 1928, O 500 UA 2938 articulado e O 500 RSD 2445 para aplicações rodoviárias.

A tecnologia BlueTec 6 é uma combinação que resulta numa solução robusta de pós-tratamento de emissões, formada por três módulos: DOC, um catalisador de oxidação, DPF, um filtro de partículas e o SCR, o sistema de redução catalítica seletiva.

“A tecnologia BlueTec 6 da Mercedes-Benz trará contribuição muito importante para a qualidade do ar e a preservação do meio ambiente. Esses benefícios serão especialmente notados no transporte urbano de passageiros e nas cidades, que poderão desfrutar de um ar mais limpo”, diz Leoncini.

Para a montadora, as soluções da marca para atender ao Proconve P8 ou Euro 6 asseguram ganhos econômicos para seus clientes. Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, enumera: “Entre as principais vantagens, posso citar a reconhecida facilidade de manutenção dos ônibus da marca, a alta confiabilidade, a robustez do motor e a intercambiabilidade de peças e componentes entre diversos modelos da nossa linha de produtos.”

Agora são 21 itens de segurança disponíveis para os ônibus rodoviários da família O 500”, ressalta Walter Barbosa. “Ou seja, nós efetivamente oferecemos aos clientes os ônibus mais completos do mercado e é isso que mostramos na Lat.Bus, tanto no nosso estande, quanto no demo-drive com um O 500 RSDD equipado com o ABA5 e com motor Euro 6.”

O motorista conta com o apoio do ECOdrive para que ele dirija de maneira mais econômica e segura através de feedbacks em tempo real no painel e navegação por seis telas diferentes. O Driver Score mostra a pontuação do condutor, possibilitando que ele melhore o seu desempenho na direção.

Entre outras tantas soluções está também o volante multifuncional por teclas, que facilita a navegação para o motorista sem que ele precise tirar as mãos do volante. Resultado, mais segurança e economia, sem estresse.

Aliás, a segurança também é o foco do freio de estacionamento eletrônico, o controle automático de farol. O sistema percebe veículo se aproximando no sentido contrário e automaticamente faz a comutação de farol alto para baixo para não causar ofuscamento da visão do motorista da faixa oposta.       

Scania

Nova geração promete até 10% de economia

A Nova Geração de ônibus da Série K da Scania foi mostrada na LatBus 2022 com várias novidades para agradar os empresários de todas as maneiras. Os motores contam com sistema de injeção múltipla XPI e lay shaft brake, que permite trocas 45% mais rápidas.

Está disponível a evolução do sistema de segurança ADAS e novos sensores com alertas de ponto cego e de pedestres. Atualização das caixas de câmbio Opticruise para os rodoviários e ZF EcoLife 2 para os urbanos.

A Nova Geração tem ainda chassi mais leve, novo eixo traseiro direcional do urbano de 15 metros com sistema eletro-hidráulico. O rodoviário 8×2 agora tem motor de 500 cv e área do motorista redesenhada e aprimorada nos pedais, volante e painel.

Os novos Scania têm como apoio também planos de manutenção flexíveis, que reduzem em até 25% o custo dos reparos. Já o Control Tower pode diminuir em até 30% os tempos de parada e o Scania Zone permite controlar a velocidade em áreas críticas, já adotadas em muitos países em zonas de hospitais, escolas etc.

“A Nova Geração de Ônibus Scania vai oferecer um custo total de operação imbatível”, afirma Silvio Munhoz, novo diretor-geral das Operações Comerciais da Scania no Brasil. Para ele, a nova linha chegará com soluções completas de produtos e serviços para resolver as diferentes necessidades dos clientes. Aliando a correta especificação do produto, conectividade,  treinamento dos motoristas e manutenção adequada.

Munhoz acrescenta que o lançamento atenderá as normas de redução de emissões, aumentará a segurança e conforto e ainda economizará mais combustível, aumentando a rentabilidade do operador, tanto no segmento rodoviário como no urbano.

“Os novos modelos estarão disponíveis numa vasta gama de trens de força e vão proporcionar até 8% de economia de combustível em ônibus rodoviários – sendo 7% do motor XPI Euro 6 e 1% da caixa automatizada Scania Opticruise –, e de até 10% nos urbanos, sendo 7% do motor XPI Euro 6 e 3% da caixa automática ZF EcoLife 2.”

A explicação vem de Celso Mendonça, gerente de Vendas de Soluções de Mobilidade da Scania no Brasil.. Além de baixos níveis de emissões e de ruídos”. A Nova Geração de ônibus da Série K Scania chegará com dezenas de melhoramentos. A começar pelos motores com sistema de injeção múltipla XPI.

Outro item é o lay shaft brake, que faz com que a troca de marchas seja 45% mais rápida. Também presente o sistema de alertas de ponto cego e de pedestres, atualizações das caixas de câmbio, novo eixo traseiro direcional do urbano de 15 metros com sistema eletro-hidráulico, rodoviário 8×2 com área do motorista redesenhada e aprimorada, envolvendo painel, volante e pedais.

Já em serviços, a Scania traz a pioneira manutenção com planos flexíveis (redução no custo de reparos em até 25%), o Control Tower (até 30% de diminuição no tempo de parada) e o Scania Zone (monitoramento mais personalizado da frota e que permite controlar a média de velocidade em trechos críticos). 

Volvo Buses

Um 13 litros que chega aos 510 cv

O novo Volvo B510R, que chega em 2023, é o ônibus mais potente do Brasil e faz parte de uma linha recém-apresentada na Europa. Os novos motores de 13 litros com emissões nível Euro 6 são integrado à nova geração da transmissão I-Shift e outros avanços que reduziram o consumo de combustível em até 9%.

“É o ônibus mais potente, inovador e moderno que a Volvo já criou. Reflete todo o legado de inovação da marca e, mais uma vez, estabelece um novo patamar em veículos rodoviários em nosso continente”, garante Fabiano Todeschini, presidente da Volvo Buses América Latina.

O dirigente também lembrou que entre as pretensões da Volvo Buses está a de produzir chassis totalmente elétricos até 2025. E além disso desenvolver tecnologia para utilização das baterias para a segunda e terceira vidas.

Foram vários os aprimoramentos introduzidos que deixaram os produtos mais conectados, seguros e mais limpos. “Conseguimos conciliar baixas emissões com alta economia, em benefício de nossos clientes e do planeta”, comemora Paulo Arabian, diretor Comercial de Ônibus da Volvo.

A começar pela tecnologia Common Rail, que possibilita queima mais completa e maior eficiência energética a Aceleração Inteligente Volvo é outro apoio e tanto. O sistema entrega torque na medida exata para conferir o melhor desempenho possível ao motor e máxima economia de diesel.

Apesar de eventuais excessos do motorista. O sistema bloqueia acelerações inadequadas e não adianta insistir. “Até agora o motorista de ônibus precisava saber acelerar, hoje ele precisa saber frear”, explica Arabian, em alusão aos sistemas de regeneração de energia, que entra em ação nas freadas.

Para melhorar ainda mais as coisas, pela primeira vez, a água do radiador foi separada da do Intercooler, mudança que garante menor perda térmica e permitiu manter temperaturas mais estáveis.

Resultado: maior vida útil ao óleo lubrificante e maiores períodos de troca e maior disponibilidade. A nova geração Volvo, assim, proporciona intervalos de troca de fluídos de mais de 100 mil quilômetros, nada menos que 30% a mais que a geração anterior.

O posto de trabalho também oferece o máximo ao motorista. Diante dele um novo painel com instrumentos totalmente digitais, com mais de 90 funções. O motorista ainda pode escolher entre três modos de visualização dos instrumentos, priorizando informações.

Às mãos do condutor está o volante de couro e onde estão os controles do piloto automático e do computador de bordo sem necessidade de tirar as mãos do volante. Pode até atender a chamadas telefônicas pelo sistema Bluetooth.      

Os novos chassis Volvo também capricham na segurança. O novo freio motor VEB agora chega a 510 hp, 30% mais potente que a versão anterior.

São muitos os melhoramentos de segurança ativa e passiva, de conforto e alerta do motorista, incluindo aviso de colisão frontal, sinal de alerta no pára-brisa, piloto automático adaptativo e até assento vibratório.

Para atender a uma das mais recentes obrigações operacionais, a Volvo Buses oferece como opção o sistema de Zonas de Segurança, que reduz automaticamente a velocidade em áreas de máxima restrição como hospitais, escolas etc.  

A nova geração de rodoviários Euro 6 da Volvo começa a ser entregue em janeiro nas configurações 4×2, 6×2 e 8×2, modelos B380R, B460R e B510R. Respectivamente com capacidade de 19,50 t, 24,75 t e 29,25 t.

Volkswagen

Chassis Euro 6 chegam no começo do ano

Além de anunciar a entrega de cerca de 3 mil ônibus até o primeiro trimestre 2023, das quais 2,3 mil do Caminho da Escola, a Volkswagen Caminhões e Ônibus apresenta seus chassis Euro 6.

Para atender a corredores de grande fluxo e com menores custos que os  articulados, a montadora destacou o superônibus Volksbus 22.280 ODS, desenvolvido para carrocerias urbanas de 15 m. A intenção foi oferecer um veículo com TCO bem menor que os articulados.

Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Serviços da Volkswagen Caminhões e Ônibus, adiantou que a montadora prevê um crescimento de 10% para este ano e recuperação do mercado. “Já contamos com mais de 180 mil ônibus produzidos e 27 mil ônibus do programa Caminho da Escola.”

A Volkswagen crê que, até o final do ano, 35 unidades do Volksbus 22-280 estarão substituindo ônibus articulados na capital fluminense. No primeiro semestre a montadora dobrou suas vendas no exterior, passando de 378 para 758 unidades. Destacaram-se as vendas para Angola, Colômbia e México.

Na LatBus a Volkswagen destacou os novos 11.180 S e 17.230 S com suspensão a ar e sucessores dos modelos mais vendidos da empresa. São os primeiros da nova família que atendem ao Proconve P8 ou Euro 6. 

Também lá estava o chassi 22.280 ODS, que na versão de 15 metros é uma alternativa de alta capacidade aos articulados, cerca de 115 passageiros. O modelo tem motorização de 277 cv e apresenta o terceiro eixo na dianteira do veículo. O chassi conta com a maior capacidade técnica com seu pbt de 22 toneladas. Sua transmissão é a ZF de seis marchas.

 Marcopolo

Geração 8 reina nas estradas

A Marcopolo deu ênfase ao Attivi seu ônibus 100% elétrico próprio, que inicia a produção este mês, e ao sucesso da novíssima Geração 8 de carrocerias rodoviárias. Não esqueceu também do crescimento dos leves Volare.

Com um ano de lançamento, a Geração 8 de ônibus rodoviários faz grande sucesso. “Nos últimos 12 meses, a linha representou quase 30% das vendas da marca. São mais de 1.000 unidades já vendidas para clientes no Brasil e exterior”, destaca Ricardo Portolan, diretor de Operações Comerciais Mercado Interno e Marketing da Marcopolo.

Além de já estar em grande parte dos estados brasileiros, a nova Geração já marca presença nos principais mercados da América Latina – Peru, Chile, Bolívia, México, Paraguai, Uruguai, Argentina -, e será lançada em breve em outros mercados latino-americanos. Algumas unidades serão utilizadas durante a Copa do Mundo do Qatar.

Referência em inovação e tecnologia, com padrões únicos de segurança, conforto, conectividade, dirigibilidade e ergonomia os modelos G8 emplacaram. Mostram alto desempenho operacional, graças à eficiência no consumo de combustível, uma das variáveis de maior relevância para os operadores do setor.

Testes de desempenho realizados pela Netz, com resultados obtidos em mais de 70 mil horas de testes, mostraram que a Geração 8 possibilita economia de combustível de até 5% na operação. As medições foram realizadas em campo de provas e avaliam o desempenho da Geração 8, da New G7 e de um veículo da concorrência. Um modelo Paradiso New G7 1800 DD apresentou índice de economia de 3,9% comparado a um concorrente.

“O índice de economia de combustível sempre foi um fator de grande importância para os clientes da companhia e ainda mais em um contexto de elevação do preço do diesel e consequente aumento da relevância do combustível na composição de custos dos clientes”, observa Ricardo Portolan.

O sucesso da Geração 8 também é comprovado pelas premiações do setor. Com apenas um ano de presença no mercado, a linha conquistou importantes reconhecimentos, como o iF Design Award 2022, uma das premiações de design mais importante de todo o mundo, e o de Melhor Ônibus na Expo Foro.

A Volare fabricante de micro-ônibus do grupo também faz bonito. Com soluções completas para o setor de mobilidade, a companhia levou à Lat.Bus modelos da marca. Com ênfase à linha Attack, lançada em maio do ano passado, e o modelo Fly 10, desenvolvido para o segmento urbano e de fretamento, a marca alcançou receita líquida consolidada de R$ 581,7 milhões no primeiro semestre de 2022, no mesmo período do ano anterior a receita líquida foi de R$ 451,5 milhões. Nos primeiros seis meses do ano, a fabricante produziu 2.016 unidades de Volare, contra 1.936 unidades no mesmo período do ano passado.

“Desde o ano passado, a cada cinco ônibus emplacados no Brasil, um é Volare. No primeiro semestre deste ano, a Volare alcançou 22,5% de participação no mercado brasileiro de ônibus”, destaca Portolan.

De acordo com o executivo, o fornecimento para o programa do governo federal Caminho da Escola é um destaque em 2022. “Fornecemos 346 unidades para diferentes municípios de todo o Brasil no 2º trimestre deste ano, inclusive os nossos exclusivos modelos Attack 4×4, com tração nas quatro rodas e indicado para vias não pavimentadas e locais de difícil acesso, e o Access, veículo de piso baixo, motor traseiro, indicado para aplicação urbana”.

Caio

eMillenium deve brilhar entre urbanos

A Caio participou da LatBus com carga total. Seu grande destaque foi o eMillenium, lançamento da marca na feira, concebido exclusivamente para chassis movidos a propulsão elétrica por bateria.

Líder nacional na produção de ônibus urbanos, a Caio desenvolveu um modelo compatível com projetos voltados à evolução do transporte coletivo por meio de propulsão por energia alternativa, como: trólebus (rede aérea); híbrido (motor gerador e baterias); E-Bus elétrico puro (baterias); Dual Bus em duas versões: híbrido + trólebus e híbrido + elétrico puro.

O eMillennium exibido pela Caio foi encarroçado sobre chassi BYD D9W Elétrico com 6.350 MM E.E. “A Caio transforma necessidades e novas ideias, em ônibus que ditam tendência. O eMillennium está no hall de veículos premium da Caio, que agregam alta tecnologia, estruturarobusta, segurança, com itens e soluções baseadas em muitas pesquisas e inovação. Agora no Brasil temos um veículo equiparado a modelos de padrão internacional. Podemos garantir que ele já é um sucesso”, explica Paulo Ruas, CEO do Grupo Caio.

Até agora o modelo usado pela Caio em todos os projetos realizados em sinergia com montadoras e empresas especializadas em tecnologia de tração elétrica, foi o urbano Millennium nas versões padron, BRT, BRT articulado e superarticulado.

Anthony Camacho, gerente de Processos e Desenvolvimento de Produto da Caio, salienta a importância de um modelo de ônibus específico para atender às demandas de chassis elétricos “O desenvolvimento do modelo e-Millennium, foi pensado em sua totalidade para atender às necessidades e requisitos dos veículos com propulsão elétrica. Além de sustentável, o e-Millennium é uma alternativa eficiente em termos de confiabilidade, tecnologia, modernidade e operação”.

revtransporte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *