Homologação rápida

Homologação rápida

A Tecnopolo Engineering Services, departamento de engenharia de simulação e testes pertencente à Marcopolo, acaba de concluir o desenvolvimento de um projeto para a linha de veículos Marruá, da Agrale. Os trabalhos envolveram testes experimentais e ensaios para uma aplicação escolar fora-de-estrada do veículo.

“Este é o primeiro cliente externo que conquistamos e demonstra a nossa capacidade em oferecer serviços de simulação e testes experimentais para empresas que não dispõem de equipe, recursos técnicos e infraestrutura para validação de produtos ou componentes”, explica Marcos Toss Molon, engenheiro líder do setor Testes e Confiabilidade da Tecnopolo. Para ele, o serviço da Tecnopolo otimiza os desenvolvimentos que diferentes companhias precisam fazer para validar e homologar seus produtos.

No caso da linha Agrale Marruá, a Tecnopolo realizou testes de inclinação lateral e estruturais (Tilt test) necessários para homologação do modelo AM200 MO, de acordo com exigências de órgãos como o Contran, Denatran, Cetesb e ABNT, envolvidos na legislação veicular, e obtenção do certificado de adequação à legislação de trânsito.

No teste de inclinação, o Marruá AM 200 MO foi submetido a uma inclinação lateral de 28° para verificar sua estabilidade. Nos testes estruturais, o módulo representativo recebeu uma carga de 5 mil quilos no teto que não poderia colapsar (se romper). Em ambos os casos, o Marruá atendeu às normas regulamentares. Além desses testes, a Tecnopolo pode realizar testes de estabilidade lateral, Rollover R66 e Sound Camera (diagnóstico visual de fonte de ruído em veículo).

Racionalização  

Jorge Vergani, gerente de Engenharia da Agrale, confirma que a parceira com a Tecnopolo permitiu o refinamento do projeto, contribuindo com dados essenciais para atualização do veículo, além de garantir a qualidade dos produtos da marca com a aprovação nos testes realizados.

“O conhecimento e experiência de longa data da Tecnopolo na área de ônibus e micro-ônibus e sua experiência em validações de produtos, testes e engenharia experimental, além dos  laboratórios com equipamentos certificados, foram decisivos. Outro fator importante foi a proximidade das empresas, ambas são de Caxias do Sul, RS, que permitiu reduzir o custo logístico para os testes”, comentou Vergani.

revtransporte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *