Volvo FH 540 escoa safra de grãos

Volvo FH 540 escoa safra de grãos

A Volvo acaba de fechar uma das maiores vendas de sua história para uma das maiores produtoras de grãos do mundo, a Amaggi. Os números são impressionantes: a multinacional dos produtos agrícolas adquiriu 440 caminhões Volvo para operação dos serviços de exportação da empresa.

Do total, 400 unidades são do modelo FH 540 6×4, responsáveis para as linhas de transferência rodoviária entre as zonas de produção do centro-oeste aos terminais de transbordo da região norte e 40 caminhões Volvo VM para tarefas de apoio à operação.

Para atender a contento o momento de escassez mundial, a gigante do agronegócio decidiu dobrar sua frota de caminhões, que alcança agora 600 caminhões pesados. A produção anual transportada pela Amaggi chega a cerca de 1,1 milhão de toneladas de grãos e fibras.

“Estamos expandindo nossa operação logística e melhorando a integração entre os sistemas rodoviário, hidroviário e ferroviário, proporcionando mais economia, aumentando a agilidade e diminuindo o impacto ambiental”, declara Anilton Carmo, gerente de Logística da Amaggi. “Após pesquisas no mercado, entendemos que os caminhões Volvo FH seriam os que melhor nos atenderiam na operação”, observa o executivo.

A Amaggi é a maior empresa de grãos e fibras do Brasil e uma das maiores do mundo. Para se ter ideia, no ano passado a companhia comercializou nada menos que 17,8 milhões de toneladas. Ela também investe em infraestrutura para garantir o escoamento da produção aos armazéns e fábricas.

Deste esforço faz parte a nova base de Vilhena, RO, localizada ao lado do armazém da empresa na cidade. A base conta com 80 funcionários para dar suporte às atividade de transporte e apoio aos motoristas. A operação da frota da companhia pela BR-163 conta ainda com um escritório provisório em Matupá, MT, que funcionará pelo menos até a conclusão das obras da nova base de operações logísticas.  

Rumo ao norte

A frota vai operar na BR-163 ainda este ano, uma das principais vias de escoamento da safra do Mato Grosso. Uma parte da frota rodará entre o Mato Grosso e o Pará, numa rota que inclui municípios como Sorriso, Sinop e Matupá até Miritituba, PA, onde os grãos são descarregados numa estação de transbordo, seguindo depois para exportação. Outra parte da frota rodará no Corredor Madeira, entre o Mato Grosso e Rondônia rumo aos terminais portuários do norte do país.

As composições são formadas pelos Volvo FH 540 6×4 com potência de 540 cv e implementos graneleiros de 9 eixos e pbtc de 74 toneladas. Os rodotrens estão sendo fornecidos pela Librelato e são compostos por duas caçambas de aço com ângulo de basculamento de 40 graus.

“É uma enorme satisfação fechar mais um negócio com a Amaggi, um dos maiores grupos mundiais do agribusiness, que é genuinamente brasileiro”, comemora Alcides Cavalcanti, diretor executivo de Caminhões da Volvo no Brasil. Ele diz que o FH é o veículo ideal para o transporte rodoviário de grãos, é também por isso o caminhão mais vendido do Brasil, e contribui decisivamente para dar maior produtividade no escoamento da safra.

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