Hidrogênio será próximo passo

Hidrogênio será próximo passo

A Volvo Trucks deixou claro na IAA Transportation que os caminhões elétricos movidos a células de combustível por hidrogênio devem se transformar numa das principais opções para caminhões pesados para longas distâncias, além de atender serviços regionais onde a possibilidade de recarga das baterias é limitada.  

A montadora anuncia que, a partir de 2025, começarão os testes de estrada na Europa em rotas regulares de empresas. O veículo terá autonomia de 1.000 km, assim habilitado para a maioria das viagens internacionais na Europa.

“Acredito que os testes-piloto mostrarão o potencial para caminhões elétricos em rotas longas. Serão realizados em clima severo e nos darão uma grande oportunidade de dirigir com cargas pesadas de até 65 toneladas”, diz Jessica Sandström, vice-presidente sênior de gestão de produto da Volvo Trucks.

As células de combustível geram sua própria eletricidade a partir do hidrogênio a bordo, ou seja, não precisam ser carregadas de fontes externas. E mais, emitem apenas vapor de água à atmosfera.

Os caminhões elétricos da Volvo usarão duas células de combustível, com capacidade para gerar 300 kW de potência, e terão um tempo de reabastecimento inferior a 15 minutos.

Hidrogênio verde

A tecnologia de células de combustível está em fase inicial de desenvolvimento. Embora existam muitos benefícios, ainda há alguns desafios, especialmente o fornecimento em larga escala de hidrogênio verde, produzido de fontes de energia renováveis, como eólica, hídrica e solar.

Outro ponto a ser superado é a necessidade de infraestrutura de abastecimento. Durante os testes-piloto, o abastecimento dos veículos com hidrogênio verde será feito nas garagens das empresas selecionadas.

“Nossa expectativa é de que o fornecimento de hidrogênio verde aumente significativamente nos próximos dois anos, já que muitas indústrias dependerão dele para reduzir o CO2. Os caminhões de células de combustível serão importantes para transportes pesados de longa distância dentro de alguns anos”, afirma Jessica.

As células de combustível especialmente para veículos pesados serão fornecidas pela Cellcentric – joint venture entre o Grupo Volvo e a Daimler Truck AG. A Cellcentric construirá uma das maiores instalações da Europa para produção em série de células de combustível pesados.

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