eCitaro é aprovado no transporte regional

eCitaro é aprovado no transporte regional

O ônibus elétrico eCitaro quebra a escrita de que os coletivos 100% elétricos são veículos sempre exclusivos de grandes cidades ou metrópoles em todo mundo. A região de Mecklemburgo, ao norte da Alemanha adquiriu 45 unidades do modelo.

A compradora foi a empresa de transporte Ludwigslust-Parchim, do estado de mesmo nome no noroeste daquele país. O sistema de transporte integra 13 pontos de operação e 49 postos de recarga de baterias. Toda energia consumida provém de fontes renováveis.

A operadora acabou de receber o último lote de 15 veículos, que fazem parte de uma grande encomenda de 45 eCitaros. “A flexibilidade do nosso ônibus eCitaro totalmente elétrico é notável”, afirma Mirko Sgodda, chefe da área de Vendas, Marketing e Serviços ao Cliente da Daimler Buses.

“Comemoramos toda a qualidade apresentada na operação do eCitaro como ônibus intermunicipal, demonstrada por meio de equipamentos customizados e um conceito sofisticado na operação da Ludwigslust-Parchim“.

Customização

A fim de preparar os veículos para que atuem da melhor maneira em sua operação intermunicipal, os bancos são montados sobre plataformas na parte dianteira do veículo e os passageiros podem contar com assentos confortáveis da marca Inter Star Eco com cintos de duas pontas.

Os ônibus também apresentam revestimento das paredes internas em feltro, conectividade Wi-Fi (rede local para conexão sem fio) e entradas USB para dispositivos que tornam o eCitaro ainda mais agradável para os usuários.

Os motoristas, por sua vez, contam com banco aquecido e climatizado, espelho interno com ajuste elétrico e uma divisória que passa por toda a largura da porta da cabine, mantendo-os isolados em relação ao salão de passageiros. O aumento do ângulo de entrada facilita as operações em estradas irregulares e terrenos difíceis.

Segurança operacional

Esses ônibus eCitaro apresentam vários recursos de segurança, como o assistente de proteção lateral (Sideguard Assist), assistente para condução econômica (Eco Driver Feedback), que contribui para que o motorista obtenha o melhor estilo de condução; e câmera de ré.

Destaque também para o sistema de frenagem de emergência Preventive Brake Assist, equivalente ao ABA 5 da linha O 500 de ônibus rodoviários da Mercedes-Benz do Brasil. O eCitaro é referência para o eO500.

Com uma frota de cerca de 200 ônibus, a Ludwigslust-Parchim opera 172 rotas em sua região. Com o volume de veículos adquiridos, aproximadamente um ônibus em cada quatro será substituído por um eCitaro totalmente elétrico da Mercedes-Benz.

Empresa alemã de transporte regional adquiriu 45 unidades do eCitaro, o chassi 100% elétrico da Mercedes-Benz

Grande autonomia

Por circularem em áreas com baixa densidade populacional e numerosas vilas, os ônibus da empresa requerem muita autonomia. Com uma capacidade total de 378 kWh e duas posições para tomadas de recarga no lado direito, acima do eixo dianteiro e traseiro, a tecnologia de baterias do eCitaro proporciona uma estrutura sólida e apropriada para atender à demanda.

Stefan Lösel, diretor Geral da empresa de transporte, recebeu este ano o Prêmio EBUS 2022, premiação ambiental nacional para transportes públicos. Homenageado como “personalidade em destaque no setor de transportes”, no campo da mobilidade.

O executivo recebeu a premiação pelo compromisso exemplar e criativo quanto a introdução dos ônibus elétricos em áreas rurais. A VLP é a primeira empresa de transportes alemã que iniciou a migração em larga escala de seus ônibus para a eletromobilidade em áreas rurais.

O eCitaro da Mercedes-Benz tem atingido autonomia de mais de 300 quilômetros  dependendo da configuração selecionada. O veículo ainda retorna para a garagem com uma capacidade restante segura de aproximadamente 15%. Isso significa que uma quilometragem de 50 a 60 mil quilômetros por ano.

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