Novos filtros Fleetguard de alta performance
Depois de minucioso estudo das aplicações, integrando o desenvolvimento conjunto de motores, o que é uma grande vantagem, a Cummins Brasil anuncia o lançamento de novos sistema de filtros Fleetguard Euro VI para as plaformas Diesel e Gás.
O filtro lubrificante LF14009 para aplicações Diesel estreia no país combinando as tecnologias patenteadas das marcas Nanonet e Stratapore. Outro lançamento para esta linha é o módulo separador de água com cartucho ecológico. Por sua vez o filtro blindado Fleetguard NG atende as aplicações a gás. Marcos Azambuja, gerente de Contas e Suporte Técnico da Cummins, explica: “os projetos foram desenvolvidos em sinergia global, com as engenharias do México, dos EUA e a China para trazer o melhor conceito de desempenho aos novos produtos. Também realizamos adaptações em nossa linha de produção para o fornecimento de conteúdo local”.
Mais eficiência e desempenho
Os novos sistemas de filtração Fleetguard oferecem melhoria de eficiência com alta performance de vazão, maior durabilidade e aumento do intervalo de troca, contribuindo com redução do custo total de operação.
A adoção de materiais sintéticos e de soluções de descarte mais ecológicos está alinhada com a estratégia de sustentabilidade da Cummins, Destino ao Zero, para a adoção de tecnologias mais limpas em seus produtos e que serão de grande importância para o processo de descarbonização de veículos comerciais no Brasil e em todos os países onde a empresa está presente.
Com as avançadas plataformas a Cummins ampliou o intervalo de troca de óleo e elevou a eficiência do processo de filtração. O novo LF14009 atende aos requisitos das montadoras para aplicações severas, levando em consideração as condições de operações regional, incluindo combustíveis de baixa qualidade.
Tecnologia de ponta
O NanoNet é um meio filtrante de múltiplas camadas com alta eficiência e baixa restrição ao fluxo frio do lubrificante. Mesmo em baixa densidade realiza a movimentação do óleo em um processo bastante ágil. Essa tecnologia da mídia entrega eficiência de 99% (@ 30micra) na retenção de contaminantes.
Sua capacidade alcança resultado superior ao aplicado na versão Euro V em termos de eficiência quando comparado com seus concorrentes, permitindo redução do custo operacional ao elevar a proteção do sistema de lubrificação e, consequentemente, ampliar o intervalo de troca.
Já a tecnologia multicamadas StrataPore é capaz de reter as partículas menores que causam mais danos ao motor. Reduz o desgaste em até 60%, além de trazer mais resistência e durabilidade para todo o sistema. Tolerante a contaminantes orgânicos, a Stratapore oferece menor custo do refil, já que, por se tratar de um produto ambientalmente amigável, requer somente a substituição do elemento filtrante da hora da manutenção.
Maiores intervalos de troca
Para aplicações diesel, o módulo separador de água Fleetguard tem cartucho ecológico de material sintético de última geração, tecnologia que integra a estratégia da Cummins em oferecer máxima performance. Além de facilidade na manutenção, agilidade do processo de substituição e menor peso, esta solução com novo design traz custo otimizado aos usuários e frotistas ao permitir a substituição somente do elemento filtrante. O cartucho vai instalado dentro do módulo.
Com alta capacidade de retenção de partículas e separação de água tanto livre quanto emulsificada, o módulo separador de água Fleetguard Euro VI proporciona uma extensão no intervalo de troca de até 50%.
Já o filtro blindado Fleetguard NG (Natural Gás) projetado para as aplicações a gás oferece alto desempenho na retenção dos contaminantes sólidos e no processo de filtração deste combustível.
A função do filtro é impedir a entrada de resíduos, evitando riscos e danos ao sistema de injeção do veículo. “O sistema de filtragem de gás, Fleetguard NG, traz tecnologia alinhada com as mais modernas soluções disponíveis da marca no mundo”, assegura Azambuja.