DAF apresenta XF Off-Road para 91 t
A DAF Caminhões participa da Agrishow 2023 e caminha para fechar mais um ano de sucesso. Com crescimento de mais de 30%, diante de uma concorrência que registrará queda nas vendas, a empresa pratica o conceito de amplificar o número de segmentos atendidos. Por isso, o grande destaque da marca na maior feira de tecnologia agrícola da América Latina é o Novo DAF XF Off-Road, um fora de estrada preparado para enfrentar a severidade do agronegócio.
A agricultura, sem dúvidas, é o mais completo campo de provas que existe para todas as categorias de caminhões. O caminhão é aplicado em todo o ciclo de produção e distribuição. Desde os leves, que apresentam na feira o maior número de veículos 4×4 já visto, para atender as operações de apoio aos semipesados para os trabalhos mais pesados de apoio às máquinas.
Trem de força para composição de 91 t
Já na ponta da colheita, transferência e distribuição às bases de distribuição estão os pesados e extrapesados. Exatamente onde entrará o XF Off-Road, trator que contará com a força do propulsor Paccar MX-13 com potência de 530 cv e que desenvolve conjugado máximo de 2.500 até 2.600 Nm.
Os 2.600 Nm garantem folego suficiente para tracionar as novas composições de 11 eixos e 91 t de pbtc. Para quem não precisa de tanta força há também o modelo com 480 cv e torque máximo entre 2.350 e 2.500 Nm.
Nas concessionárias no segundo semestre
Mas não se empolgue. Sua frota terá que esperar um pouco. O DAF XF Off-Road chegará ao mercado comercial apenas no segundo semestre deste ano, como um dos grandes destaques da marca nas comemorações de 10 anos da DAF no Brasil.
“A Agrishow é uma das mais importantes vitrines para apresentar o XF Off-Road a um público altamente qualificado que, na feira, também poderá celebrar conosco a consolidação da DAF Caminhões ao longo de uma década no Brasil”, antecipa Luis Gambim, diretor Comercial da DAF Brasil.
Economia, segurança e conforto
Para o dirigente, nestes 10 anos a marca já chega à terceira geração de caminhões pesados e semipesados produzidos no Brasil. “O lançamento do XF Off-Road, foi pensado especialmente para atender o escoamento das safras de cana-de-açúcar e o agronegócio brasileiro em geral, e marca o começo de uma longa história que está sendo construída com excelentes resultados conquistados e muitos motivos para comemorar”, ressalta Gambim.
Para confirmar a marca como fornecedora de soluções para cada tipo de aplicação, para a missão fora de estrada, a DAF desenvolveu um veículo com potência e torque suficientes para a obra. O Novo DAF XF Off-Road adiciona ainda economia nos custos operacionais, segurança e conforto para que o operador atinja o máximo em produtividade.
CMT de 150 toneladas e a robustez de sempre
Além de o trem de força ter uma central com maior capacidade de processamento para melhor gestão em todas as condições de rodagem, injeção common rail, cabeçote e bloco em CGI, mais robustos e leves, correia de acessórios única, com manutenção simplificada; galerias de arrefecimento mais eficientes, conectores blindados e conjunto de anéis recalibrados para menor atrito interno.
A versão 6×4 disponibiliza redução nos eixos trativos e apresenta CMT de 150 toneladas, além de chassi reforçado e dual driving, para elevar a eficiência operacional em rodovias e estradas não pavimentadas. As relações diferenciais disponíveis para o modelo são as de 4,12:1, 4,55:1, 5,41:1 e 6,18:1.
Tecnologia embarcada ajuda muito
Outras tecnologias a dispor são o sistema de partida de rampa; admissão de ar ciclônica, com filtragem de até 80% e menor consumo de combustível; suspensão para até 26 toneladas; quinta roda para pino de 3,5”, com rampa auxiliar, o que facilita o engate de implementos mais robustos,
Já a transmissão inteligente é a ZF TraXon Automatizada Over Drive 12 velocidades, com módulo totalmente integrado ao CCP, Controle de Cruzeiro Preditivo, sistema que faz leitura do relevo nos dois quilômetros adiante, ajustando torque e transmissão para uma melhor economia de combustível em rodovias.
Apesar do mercado, DAF deve crescer 33%
No estande da DAF Caminhões, além de conhecer o Novo XF Off-Road, os visitantes podem ver de perto as linhas XF e CF e os produtos e serviços oferecidos na área de Pós-Vendas: DAF Multisuporte, DAF Oficina Móvel, DAF Assistance e EcoDrive Training. Atualmente, a Rede DAF possui 56 pontos de atendimento, o que representa uma cobertura de 100% do território nacional, reforçando o atendimento premium e a presença da marca no país.
Para garantir a máxima disponibilidade de equipamentos para seus clientes, a DAF inaugurará 10 novas concessionárias até o final do ano – já são 68. Tudo isso para suportar o crescimento da presença da DAF na frota rodante de caminhões do país.
No ano passado foram vendidas 7.700 unidades e a expectativa de Gambim para este ano é a de emplacar 10.200 unidades. Portanto, apontando para um vigoroso crescimento de 32,47%. Parte considerável dessa evolução se deve ao lançamento dos modelos semipesados e de lançamentos como o XT Off-Road.
.