Mercedes mostra tudo na Agrishow 2023

Mercedes mostra tudo na Agrishow 2023

Os caminhões Euro 6 são atrações da Mercedes-Benz na Agrishow com modelos Accelo, Atego, Actros e Arocs dedicados aos ciclos de produção de diversas culturas. A atenção se deve a um segmento econômico que no ano passado respondeu por 45% das vendas de caminhões da marca.

Isso sem falar de veículos especiais como o novo Arocs autônomo desenvolvido com a Grunner, já na sua segunda geração, máquina que deve fechar o ano com mais de mil unidades vendidas, incluindo as 600 da primeira geração (veja matéria).

Veículos atendem todos os ciclos de produção

“Com a avançada e exclusiva tecnologia BlueTec 6, nossos caminhões 2023 asseguram redução de 80% nas emissões de Óxidos de Nitrogênio e menos 50% nas de Material Particulado em relação aos Euro 5”, assegura Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

“Nosso objetivo é que os clientes encontrem tudo o que precisam dentro da nossa marca. Queremos que eles alcancem cada vez mais eficiência, produtividade e disponibilidade com seus veículos, além de baixo custo operacional, contribuindo para que obtenham a rentabilidade desejada”, diz Leoncini.

Produtos adequados para à máxima eficiência

“Buscamos manter nossa posição de vanguarda na oferta de produtos e serviços inovadores. Neste momento de transição para a norma Euro 6. Adequamos o portfólio a fim de atender à legislação ambiental com a melhor tecnologia disponível, sempre com foco na eficiência.”

 “O agronegócio segue puxando a economia do País, mantendo-se ativo e muito produtivo”, avalia Leoncini. “No 7º levantamento da Conab – Companhia Nacional de Abastecimento), divulgado em abril, estima-se um volume de 312,5 milhões de toneladas na safra de grãos 2022/2023, o que significa 40 milhões de toneladas a mais em relação à safra anterior, bem próximo de um novo recorde de produção no País”.  

Custos foram substancialmente reduzidos

Além de atender a todos os pré-requisitos da lei ambiental, a empresa entrega melhoramentos que diminuem o consumo de combustível, reduzem os custos operacionais, incrementam a segurança e dão mais conforto ao motorista.

“Asseguramos eficiência e rentabilidade para os transportadores, com mais produtividade e bem-estar a bordo para os motoristas. O novo motor OM 471 do Actros e do Arocs, por exemplo, reduz o consumo de combustível em até 8% na comparação com o motor OM 460 Euro 5, além de se destacar pelos 530 cv e 2.600 Nm, o mais potente e forte da marca no Brasil”, acrescenta Leoncini.

MirrorCam chega à poeira do talhão

Enquanto os modelos Accelo e Atego chegam com novidades em robustez, segurança e praticidade, o Actros ganha mais uma versão de cabina (Space) e entre-eixos mais curto (3.250 mm), aumentando sua gama de aplicações, além da segunda geração do MirrorCam, o exclusivo sistema de câmeras digitais que substitui os retrovisores convencionais.

Por sua vez, os novos modelos Arocs 6×4 ampliam a oferta para mineração, construção e agora também para atividades do agronegócio, como transporte de cana-de-açúcar e madeira.

Extrapesado desenvolvido como veículo mix road

Actros 2653 6×4 com motor de 530 cv é mostrado com o Pacote Robustez. O Top de linha da marca, o extrapesado  Actros  foi desenvolvido especialmente para o transporte de grãos, já reconhecido como referência de veículo mix road, que circula com a mesma eficiência e ótimo desempenho tanto nas estradas como em vias não pavimentadas, situação típica das operações em áreas de plantio.

A versão Actros 2653 com Pacote Robustez recebe uma customização de para-choque, conjunto ótico, protetor de cárter e estribo móvel. Isso resulta em maior robustez e resistência aos impactos das irregularidades das vias, preservando o veículo e a carga.

A customização é feita pelo CTC – Custom Tailored Center, da Mercedes-Benz do Brasil, que atende às solicitações de clientes para adaptar os veículos às suas necessidades específicas de suas operação. O CTC assegura a qualidade que é um atributo típico da marca amplamente reconhecido.

Arocs é veículo certo para serviços no campo

Já o Arocs 3351 6×4 cavalo mecânico, sucesso com sua versão 8×4, oferece elevado patamar de força, robustez e produtividade. Essa família de caminhões Mercedes-Benz ganhou três modelos 6×4, aumentando a oferta para atividades da mineração, construção pesada e agora também do agronegócio, como o transporte de cana-de-açúcar e madeira. O portfólio Arocs 6×4 inclui os modelos 3351, 4151 e 3353 nas versões plataforma, basculante e cavalo mecânico.

Os caminhões Arocs 6×4 são os sucessores dos consagrados modelos Axor, que conquistaram amplo sucesso no agronegócio, como nos segmentos canavieiro e madeireiro. Além disso agrega benefícios como as trocas de marchas até 40% mais rápidas e os intervalos de troca de óleo do motor OM 460 e dos eixos R300 são duas vezes maiores. Também oferece redução dos custos de reapertos e lubrificação em até 45%. No quesito segurança, o Arocs conta com sistema ESP de série e airbag e faróis em LED opcionais.

Linhas mais leves seguem pacote robustez

Enquanto isso, os Atego 2730 6×4 e Accelo 1017 vieram mais parrudos. Os caminhões semipesados Atego e os leves Accelo foram preparados para atuar com desenvoltura em serviços de apoio no campo, como borracheiro, oficina móvel para suporte a máquinas no meio da plantação, lubrificação, tanque de água, tanque de combustível, bombeiro etc.

O leve Accelo 1017 com Pacote Robustez do CTC é equipado com para-choque off-road (“quebra mato”), mola traseira curta, calço para aumentar altura do veículo em relação ao solo, protetor de cárter, chapas de proteção dos tanques combustível e de Arla, proteção do sistema de injeção de Arla e serpentina da tubulação de freio, pneu com banda de aplicação off-road/mista, escape vertical, ângulo de ataque e saída aumentados para aplicação off-road.

Empresa faz sucesso com veículos convenientes

Também presente, o Actros “Estrela Delas” é uma das atrações no estande da Mercedes-Benz na Agrishow. O Actros 2651 foi criado para conscientizar a sociedade sobre a importância da participação das mulheres no transporte.

O modelo especial recebeu itens exclusivos de design e configuração, tanto na cabina quanto no chassi do caminhão. Dessa forma, atende a sugestões captadas em pesquisa com caminhoneiras e cristais (companheiras dos motoristas), realizada para verificar qual seria o caminhão ideal paras as mulheres nas estradas.

Fato interessante levantado pelos técnicos da Mercedes-Benz é que muitos homens têm aderido a itens, especialmente sanitários, por motivos de segurança. Seja pela distância do local de estacionamento aos banheiros de certo pátio ou pelo desconforto do deslocamento de madrugada, por exemplo.   

Grunner amplia o portfólio de máquinas

Parceira da Mercedes-Benz desde 2018, a Grunner, empresa de tecnologia para o campo, leva para a Agrishow modelos já consolidados na plataforma do Axor 3131, como o ATR (para operação no transbordo da colheita da cana), o ASP (aplicação de adubos líquidos e vinhaça) e o ADS (distribuição de sólidos).

“Com satisfação e orgulho, constatamos o sucesso do nosso Axor como base para as máquinas inteligentes autônomas da Grunner na colheita da cana-de-açúcar”, afirma Roberto Leoncini. “Ainda em 2023, iremos superar o marco de 1.000 unidades em operação no Brasil, principalmente no transbordo da colheita da cana, além de outras atividades nas áreas de plantio”.

Máquina para 30 t usa plataforma Arocs

No estande da Grunner na Agrishow, além de alguns modelos do seu atual portfólio com o Axor para o segmento canavieiro, a empresa apresenta o conceito de uma solução para o setor, expandindo sua atuação no mercado. É uma nova versão do ADS que utiliza como base o Mercedes-Benz Arocs, o protótipo na versão Arocs 4851 10×4.

Essa máquina inteligente une rusticidade, resistência, alta capacidade de carga, eficiência operacional, velocidade e é a única no mercado com o poder de transportar 30 toneladas. O novo ADS é utilizada na aplicação de calcário, gesso e compostos orgânicos. Para isso possui um sistema de abafador, para garantir seu uso mesmo em dias com ventos fortes e a uniformidade da aplicação.

revtransporte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *