Concluído o campo de Iracemápolis

Concluído o campo de Iracemápolis

As parceiras Mercedes-Benz do Brasil e Robert Bosch América Latina finalizaram as obras de construção das pistas do CTVI – Centro de Testes Veiculares de Iracemápolis, no interior paulista. Segundo as empresas, é o complexo de testes mais tecnológico do Hemisfério Sul para desenvolvimento e homologações de produtos e componentes de caminhões, ônibus, automóveis, veículos comerciais leves e máquinas agrícolas.

O complexo foi projetado para atender as demandas de testes e simulações de fabricantes de veículos, sistemistas, autopeças e demais empresas do setor automotivo, o CTVI conta com cinco pistas para avaliações de segurança veicular, eficiência energética e novas tecnologias de assistência ao condutor.

Todos os testes num único local

“Ao disponibilizar essa nova e moderna estrutura para outras empresas do setor, contribuímos para o desenvolvimento da indústria automotiva. Com o importante diferencial de que toda a estrutura está concentrada em um único local, otimizando processos e assegurando ganhos de eficiência, agilidade e produtividade, com qualidade, segurança e confiabilidade”, diz Achim Puchert, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina.

“Entregamos assim um grande legado para o setor automotivo e também para a indústria brasileira e da América Latina”, resume Puchert. “Este empreendimento é uma grande conquista para a toda a engenharia da mobilidade brasileira, já que favorece o desenvolvimento de projetos com ganhos de tempo e em logística em uma infraestrutura com padrão internacional”, destaca.

Alinhado à estratégia “local for local

Já o presidente e CEO da Robert Bosch América Latina, Gastón Diaz Perez, observa que o CTVI está totalmente alinhado com à estratégia de “local for local”, cujo foco é estabelecer centros de competência locais para atender às demandas dos nossos clientes.

O Centro segue o conceito e estrutura de países como Alemanha, EUA, China e Japão, e amplia a gama de testes veiculares no Brasil, acelerando o desenvolvimento e a homologação de produtos e tecnologias.

O futuro mais perto e mais acelerado

Entre esses testes destacam-se o ESP – Programa Eletrônico de Estabilidade, os de AEB – Frenagem Automática de Emergência, proteção de pedestres e ciclistas e de ADAS – Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor. Isso sem falar de eficiência energética e de condução autônoma e semiautônoma.

“O desenvolvimento de tecnologias voltadas a segurança ativa e assistência de direção como radar, ultrassom e vídeo, que em breve serão realizados no CTVI, irão acelerar as oportunidades de condução mais segura e confortável”, complementa Perez.

Um campo de testes gigantesco

Tudo acontece numa área de 400 mil m² junto ao Campo de Provas da Mercedes-Benz do Brasil em Iracemápolis, inaugurado em 2018. São vários pontos de atenção. Primeiro a pista Oval de Alta Velocidade (High Speed Oval – HSO).

A área é composta por duas retas paralelas de 960 metros cada e duas curvas asfálticas compensadas de 3 ângulos distintos, completando o circuito oval num total de 2,6 mil metros de extensão, três faixas de rolagem.

A HSO permite verificações em alta velocidade, consumo de combustível, autonomia, arrefecimento, ruído, conforto veicular, dirigibilidade e outros. Nela é possível testar também funções de assistência ao condutor.

Pistas para avaliações de todos os âmbitos

A pista de Conforto (Comfort Lane – CML), adjacente ao HSO, é um conjunto de 5 faixas de rodagem com diferentes pisos e superfícies irregulares para medições de estabilidade, suspensão e outros itens.

Com 88 mil metros quadrados de asfalto perfeitamente plano e 220 metros de diâmetro, a VDA – Área de Dinâmica Veicular possibilita inúmeras manobras com total segurança e em condições ideais para experimentos como ESP e AEB, além de avaliações de veículos híbridos, elétricos, autônomos e funções de ADAS.

Medições e avaliações em diversas áreas

Já a área de BMT – Medição de Frenagem é composta por duas faixas paralelas e irrigáveis que propiciam diferentes coeficientes de aderência e podem ser usadas em manobras de aprimoramento para sistemas de segurança ativa, como o ABS e o ESP.

Destinada às manobras de estabilidade e condução, a PHC – Pista de Dirigibilidade Pavimentada, tem 1,6 km de extensão e níveis de elevação variados. É composta por curvas e sinuosidades de diferentes raios e está disponível para ensaios de dirigibilidade e testes de veículos de passeio e comerciais leves.

O complexo contará ainda com boxes de oficina e escritórios individualizados, estacionamentos para protótipos de veículos em desenvolvimento, que também estarão à disposição para locação. Algo que garante privacidade e confidencialidade total para as empresas locatárias.

Espaço estará disponível para locação

“O CTVI nasce com um forte propósito de oferecer sua moderna e completa infraestrutura a todas as empresas do setor automotivo. A busca pelo Centro de Testes tem se intensificado e já estamos em conversas com diversos possíveis clientes mesmo antes do início das operações”, diz Andreas Hueller, gestor do Projeto do CTVI.

“Além de todo o potencial tecnológico à disposição das empresas, outro grande diferencial é a localização, próxima de grandes cidades e do Aeroporto de Viracopos, numa região muito bem servida de ótimas rodovias. Aliás, o CTVI também poderá ser utilizado para eventos, ampliando suas possibilidades de uso”, descreve Hueller.

Rumo aos veículos elétricos, autônomos e conectados

Para Achim Puchert, a Mercedes-Benz do Brasil e a Bosch estão investindo juntas no futuro e permanecerão lado a lado dos clientes, do mercado e do país. “No horizonte da nossa parceria, visamos os veículos semiautônomos e autônomos, híbridos e elétricos, todos conectados, digitais e compartilhando informações que visam trazer mais segurança e conforto aos motoristas e passageiros”.

“O início de operação do CTVI reflete também o momento de transformação pelo qual está passando a Mercedes-Benz do Brasil. Essa obra nos ajuda a acelerar os desenvolvimentos de soluções para os clientes da marca e novas possibilidades para nossa empresa, reforçando ainda mais nosso papel na plataforma global de desenvolvimento da Daimler Truck.”

Complexo de testes, avaliações e desenvolvimento de Iracemápolis tem área de 400 mil m² e infraestrutura completa

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