Braspress Farma instala Compact Sorter

Braspress Farma instala Compact Sorter

Famosa por colocar o transporte de encomendas em novo patamar com a instalação de sorteres em sua matriz e mais importantes filiais, a Braspress inova novamente com a inauguração de um Compact Sorter para modernizar as operações de sua divisão Braspress Farma.

Instalado dentro do Planeta Azul, a sede da Braspress, em Guarulhos, SP, o endereçador automático aumentará substancialmente a eficiência de despacho dos volumes, baixará igualmente o número de eventuais erros de operação manual, incrementará a velocidade dos envios e a segurança do processo.

A capacidade do novo Compact Sorter é de 64.800 volumes/dia. A tecnologia de desvio para o endereçamento correto também é de última geração. A eficiência é garantida por 126 roletes acionados por dispositivos pneumáticos.

Nos seus 38 metros de extensão, o Compact Sorter Braspress, o equipamento conta com 34 motores e 43 sensores. A configuração permite 14 rampas de saída e uma rejeição.

Velocidade é fundamental

Para possibilitar a máxima eficiência operacional, a estrutura ainda dispõe dois dispositivos fundamentais. São dois escâneres anexos a um dimensionador e a uma balança.

O endereçador automático também é regido por um software IHM – Sistema de interação homem-máquina -, que demonstra em tempo real todas as ocorrências da operação e a produtividade de cada rampa.

Urubatan Helou, presidente da Braspress, garante que o sistema oferece qualidade, agilidade e confiabilidade em todas as fases do processo. Essas características são especialmente necessárias no segmento de transporte farmacêutico.  

    

Os investimentos na Braspress Farma não se resumem aos necessários à operação do Compact Sorter. Recentemente a empresa realizou pesados investimentos também em frota. Foram nada menos que R$ 14,85 milhões na compra de 50 novos caminhões Mercedes-Benz Axor 1933 e 100 semirreboques isotérmicos para a transferência de produtos.

Um longo caminho

Pioneira desde seus primeiros anos, a Braspress atualmente é uma das operadoras logísticas brasileiras com maior infraestrutura e tecnologia empregada nos seus serviços de transferência e distribuição de cargas dedicadas como essas da divisão Farma.

A Braspress foi a primeira a instalar sistema de sorter na sede e principais filiais, a apoiar a mulher ao volante, a utilizar seus baús em campanhas sociais e agora inaugura um sorter exclusivo para fármacos.

A empresa, com 45 anos de vida, já nos seus primórdios se especializou no transporte de encomendas. Ainda na década de 90 já liderava as entregas em pequenos comércios em todo o país.

“A Braspress se tornou uma solução muito interessante para entregas nas farmácias de manipulação, que começavam a se espalhar pelo país e compravam suas encomendas com envios FOB, pagando os fretes”, lembra Giuseppe Lumare Júnior, diretor Comercial da Braspress.

A primeira experiência com o transporte de fármacos era voltada ao transporte de insumos que precisavam chegar rápido a seus destinos. Isso gerou grande concentração desses transportes na Braspress pela necessidade de melhorar a produtividade.

A profissionalização do setor

Com os bons resultados, os embarcadores passaram a assumir a responsabilidade de pagamento dos fretes, ou seja, pelo sistema CIF. Outro fator que favoreceu a adoção das vendas CIF foi a criação da Anvisa – a Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

A adoção do sistema obrigou os remetentes a manter relação formal com os transportadores que os atendiam, formando assim um segmento dedicado. Isso porque essas transportadoras passaram a ter que atender exigências rígidas, uma série de licenças para garantir a segurança da distribuição de produtos farmacêuticos. E tinham que comprovar as boas práticas.

A partir da implantação destas exigências e do maior profissionalismo dos transportadores, os grandes laboratórios preferiram concentrar suas vendas em distribuidores de produtos farmacêuticos e estes passaram a vender na Last Mile, última milha, dessa cadeia de valor, as farmácias.

Nesse sentido, a Braspress assumiria uma posição relevante no mercado com as suas 116 filiais próprias. Uma presença muito forte no mercado de encomendas em geral.

Giuseppe Lamare Júnior adiciona outro ponto fundamental à instalação do Sorter: “A demanda principal nesse mercado é a velocidade de entregas, e o atendimento com muita eficiência aos destinatários com a oferta de serviços de entrega dedicada, permitindo entregas rápidas e muito confiáveis.”   

A diversificação das demandas do transporte farmacêutico resultou de mudanças estratégicas dos laboratórios, que obrigaram as transportadoras a suportar serviços de entrega de AG – Amostras Grátis, aos representantes ou propagandistas, diretamente nas suas casas ou escritórios.

Durante a pandemia, nova exigência ao transportador: entregas diretas aos médicos, operações muito mais fracionadas (pequenos pacotes). Ou seja, uma espécie de B2C, com a diferença de ainda exigir transportador licenciado pela Anvisa.

Atendendo a todos esses requisitos, hoje o segmento farmacêutico representa 16% do faturamento da Braspress. O segundo setor em importância na empresa.

Segurança

Outro ponto alto da Braspress é a segurança, que disponibiliza gerenciamento de risco diferenciado, graças à grande participação no mercado de encomendas.

Essa característica permite à empresa não concentrar muito produtos farmacêuticos em seus semirreboques de transferência. Só isso já é um grande fator de desestimulo ao roubo de cargas.

Em complemento a esse cuidado se somam os cuidados internos com o manuseio dos produtos extremamente sensíveis do ponto de vista da proteção aos conteúdos e da embalagens, que precisam chegar intocadas aos destinatários.

O bom tratamento das encomendas levou a Braspress a adotar o conceito “Fábrica de Serviços”, uma área isolada na qual, com o uso de separadores automáticos (sortes) as cargas são preparadas para as fases seguintes da produção, passando por processo de unitização dos volumes em disposivos especiais.

Os paletes poliondas, ou caixas-mangas, são retornáveis, dada sua durabilidade e ao alto nível de proteção que proporcionam às cargas. O uso desse dispositivo, além de evitar avarias, garante a assepsia durante o transporte.

Lumare Júnior acredita que o conceito Fábrica Farma é um diferencial da Braspress que tem atraído interesse e alavancado os negócios. Para ele o otimismo quanto ao futuro decorre dos bons sinais do mercado. “Muitos laboratórios têm formalizado convites para a tomada de preços, bem como solicitado visitas técnicas, das quais saem muito impressionados.”

revtransporte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *