Um 4×2 que substitui 6×2 com vantagens?

Um 4×2 que substitui 6×2 com vantagens?

Os testes de um ônibus urbano Mercedes-Benz O 500 Super Padron em operação regular em Belo Horizonte registraram números que mostram a eficiência da configuração. O veículo 4 x 2 e comprimento de 14 metros pode transportar o mesmo número de passageiros de um chassi 6 x 2 de 15 m. Lembremos que o 15 m era comparado com veículos articulados.

Para o empresário de ônibus esta informação é bastante favorável, pois o fato de o Super Padron ter um eixo a menos significa substancial economia nos custos operacionais do  . Menor preço, menor peso, menores custos de manutenção. Destacam-se também as economias com pneus (menor arrasto) e de combustível, graças ao menor peso próprio.

O teste prático das ruas foi realizado pela empresa Saritur, que adquiriu o veículo para o serviço em linhas urbana regulares da capital mineira. “Com o chassi de ônibus Super Padron, conseguimos atingir os objetivos de redução de custo operacional que desejávamos para a nossa frota”, afirma Roberto Lessa, diretor da Saritur.

O chassi O 500 Super Padron foi Lançado em 2021. A Mercedes-Benz desenvolveu o produto para ser o maior chassi na configuração 4×2 urbano do mercado brasileiro e projetado para carrocerias de até 14 metros de comprimento, para atender as demandas dos clientes e tendências do mercado.

Baixa manutenção

“É com muita satisfação que emplacamos o nosso chassi de ônibus O 500 Super Padron em Belo Horizonte – comemora Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil -. Com esse veículo, oferecemos às empresas de ônibus e aos gestores do transporte coletivo urbano um veículo padron 4×2 de piso alto e de 14 metros que pode transportar a mesma quantidade de passageiros que um modelo 6×2 de 15 metros da concorrência.”

A Saritur é um cliente tradicional da Mercedes-Benz com mais de 40 anos no mercado. A viação atende ao sistema municipal de Belo Horizonte e Região Metropolitana por meio do transporte urbano e rodoviário. Sua frota conta com mais de 1.200 ônibus, 900 deles  Mercedes-Benz.

O Super Padron sai de fábrica com piso alto, podendo receber carrocerias de até 5 portas: 3 à direita com degraus para acesso pela calçada e 2 à esquerda para acesso pelos corredores de ônibus centrais. Com isso, atende plenamente à altura de plataformas de embarque de 920 mm, com conforto e segurança de acessibilidade aos passageiros, incluindo os cadeirantes.

O conforto para os passageiros vem do uso de câmbio automático com retarder e suspensão totalmente pneumática. São dois bolsões de ar na dianteira e quatro bolsões de ar na parte traseira Isso sem falar do auxílio de partida em rampa.

Ênfase ainda para os freios a disco, EBS e ao freio auxiliar Top Brake, que proporcionam maior segurança, potência de frenagem e maior durabilidade aos freios, o que diminui o número de  paradas para manutenção.

revtransporte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *