Baterias agora duram o dobro na Transvale

A operadora logística Transvale, de Cascavel, PR, dobrou a vida útil das baterias de seus cavalos mecânicos com a instalação de energia solar em seus veículos. Os equipamentos desde então passaram a ser trocados a cada dois anos, em vez de a cada ano como normalmente ocorria.
“Implementamos uma medida que reúne sustentabilidade com economia”, comemora Eder Serraglio, gerente da Frota da Transvale. “O objetivo é deixar toda a frota com placas solares nos próximos anos”.
A instalação de painéis para captação de energia solar no teto dos cavalos-mecânicos teve início em dezembro de 2023 e já foi realizada em 30 dos 130 caminhões da frota da Transvale. Serraglio diz que, dependendo do desgaste da bateria, a vida útil pode ultrapassar dois anos. “Já registramos caso de bateria que só foi trocada próxima dos três anos de uso”, afirma o gerente.
Economia
Consequência importante também da iniciativa é que a empresa reduz o descarte desse componente. Baterias automotivas contém substâncias tóxicas, como chumbo e ácido sulfúrico, que podem contaminar o solo e a água. A ampliação da vida útil também representa uma substancial redução de custos.
A Transvale foi fundada em 1975 e tem sede administrativa em Cascavel em instalações que somam 22 mil m². A empresa emprega mais de 500 colaboradores, distribuídos entre a sede e as suas 70 filiais em oito estados brasileiros. A Transvale dispõe de 130 caminhões próprios e uma gama de implementos rodoviários dos modelos Graneleiro, Tanque, Basculante, Sider e Piso móvel.
A empresa atende clientes de norte a sul do país transportando granel, insumos agrícolas, combustível, biomassa, cargas industriais e paletizadas. A Transvale é detentora da SASSMAQ, uma das mais importantes certificações internacionais para empresas de transporte de cargas que engloba saúde, segurança e qualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *