XCMG lança dois caminhões elétricos
A chinesa XCMG, com sede em Pouso Alegre, MG, mostrou uma grande série de veículos elétricos durante a 29ª Agrishow, a maior feira do agronegócio da América Latina, realizada em Ribeirão Preto, SP. O evento garante boa parte das vendas da fabricante durante o ano.
Ricardo Senda, gerente Elétricos da XCMG, enfatizou que a produtora de veículos elétricos está no Brasil há mais de 10 anos e construiu uma forte reputação no segmento. Hoje a empresa produz mais de 150 produtos com 60% de conteúdo nacional e emprega 1.100 funcionários.
O balanço da XCMG na Agrishow superou as expectativas e alcançou um crescimento de 15% nas vendas. Este ano deve fechar com 24 caminhões vendidos a R$ 1,3 milhão/unidade.
No mundo mil elétricos/mês
“Somos reconhecidos como referência em elétricos por Caterpillar e Komatsu e como a segunda do mundo na área. Somos líderes na China, produzindo mais de 1 mil elétricos/mês e garantimos o menor custo de operação”, diz Senda.
O executivo da fabricante lembra que boa parte do mercado que conquistou no Brasil se deve a participação histórica da empresa na Agrishow, onde sempre está presente.
Para o segmento de transporte de carga e agronegócio, a XCMG destacou os dois lançamentos que a XCMG levou para o evento. O grande estande e o número elevado de atendentes aos visitantes tinham uma clara explicação: “A feira representa entre 25 e 30% de nossas vendas anuais”, reconhece Senda.
Dois lançamentos
O E749T o primeiro cavalo mecânico elétrico para até 49 t de pbtc e autonomia de 150 quilômetros. “A diferença é que ele pode ser recarregado com 100% da carga – é um 380kW/360 kW – em apenas 1 hora, o que proporciona grande disponibilidade ao veículo.
O segundo caminhão elétrico exposto foi o E729R com pbt de 29 t. “Deste modelo devemos vender entre 80 e 100 unidades no ano. A grande vantagem é um custo operacional 70% menor que os caminhões diesel equivalentes. A autonomia também é de 150 km.
Para Ricardo Senda, o que tem garantido o sucesso nas vendas é a assistência técnica com abrangência nacional. “Hoje contamos com 45 concessionárias”, realça o executivo.
A esperança para um ano de grande crescimento é o número de eventos realizados e a ampliação do portfólio da empresa. “Este ano ainda teremos três lançamentos na Fenatran, em novembro”.